TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Microeeprendedorismo

Por:   •  22/11/2021  •  Seminário  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

 

INTRODUÇÃO

Pode-se definir contabilidade como um sistema de informação e mensuração de eventos que afetam a tomada de decisão. Hoje traremos de uma maneira simples e prática a importância da mudança de postura contábil de uma microempresa. Tratando-se de empresa, podemos definir a contabilidade juntamente aos negócios como uma facilitadora, ou seja, uma ferramenta que otimiza a boa utilização de recursos financeiros, material humano e gestão geral de uma empresa, tendo qualquer porte. Aqui colocaremos na ponta da caneta a diferença de uma empresa antes de levar em consideração essas possibilidades de acompanhamento, em comparação com a mesma empresa após visualizar necessária a utilização deste modelo de gestão. Por ser uma empresa iniciante no mercado, elencamos dois focos neste momento para abordarmos com mais profundidade, sendo eles a Matemática Financeira e o Planejamento Orçamentário.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Mossimann, Clara, Alves, José e Fisch (1993 p. 4).

Mossimann, Clara, Alves, José e Fisch (1993 p. 8).

Mossimann, Clara, Alves, José e Fisch (1993 p. 32).

Se respeitarmos o posicionamento dos autores de Contabilidade na era digital (2016), entenderemos que a contabilidade científica iniciou nos anos 40 e continua até hoje.

Partindo da afirmação de José Divanil em Introdução a contabilidade e análise de custos (2003), o método da hierarquização consiste em criar uma ordem de prioridade entre os departamentos.

Se bem interpretado o posicionamento dos autores de Contabilidade na era digital (2016), entenderemos que a contabilidade é apenas um insumo para a tomada de decisão em uma empresa.

Caso seja considerada a pesquisa no Site “SerasaExperian” (2017), vemos que o número de microempresas cresce juntamente com a inflação.

Imagem 1: Lista histórica de CNPJ’S inadimplentes no Brasil.

[pic 2][pic 3]

A imagem 1 de acordo com levantamento inédito da Serasa Experian, em agosto de 2017, 4,8 milhões de micro e pequenas empresas brasileiras estavam no vermelho, 13,2% a mais que o registrado no mesmo mês de 2016. É a maior quantidade já registrada desde março de 2016, base inicial do histórico levantado.

Na antiga Grécia, na cidade de Micenas, haviam registros, em placas de barro, lançamentos de impostos, propriedade territorial, reservas agrícolas, inventários de escravos, de cavalos, de carros de guerra e de peças desses carros. Com o desenvolvimento da democracia grega, os governantes eleitos passaram a ter que prestar contas de como utilizavam os recursos públicos, mediante demonstrações contábeis inscritas em pedra. Por isso, os gregos já apuravam o saldo com a confrontação de contas de Custos e Receitas e estenderam a escrituração contábil para a administração pública e bancária. Segundo Paulo Mariano, Rodrigo Oliveira e Tatiane Savian em Contabilidade na era digital. 2016. p.16.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

Essa construção como um todo teve como norteador o pressuposto de que cada vez mais deve ser fomentado o comércio pulverizados com micro empresas, em 2020 mesmo em meio a pandemia, mais de 1,4 milhões de micro empresas foram abertas, segundo o site www.Poder360.com.br. Como o investimento nesse setor não é em grande escala, utilizei de técnicas simples que a contabilidade nos ensinou ao longo do tempo. A avó de um dos integrantes da turma, Marina Lucena Maciel tem em Vacaria uma mini loja de roupas em sua casa, atende clientes locais, sendo 87% da clientela fixa moradores de seu bairro. Seu acompanhamento e contabilidade era bem enxuta. Ela apenas controlava as despesas X receitas de venda, sem atentar a outros fatos, no seu ultimo mês antes de nosso acompanhamento ela teve estes resultados:

[pic 4]

Esse foi o resultado de março de 2021 que mostrou um lucro de R$ 1.397,72.

   Após isso, no mês seguinte passamos a usar técnicas tradicionais, visando otimizar o fluxo de caixa, investindo pouco dinheiro, mas atuando com a essência do que pesquisamos sobre a contabilidade, o fornecimento de dados para a empreendedora tomar suas decisões. Eu destaco aqui algumas das principais práticas contábeis que passamos a adotar:

  • Pesquisa de mercado (Possíveis precificações desenquadradas dos concorrentes)
  • Pesquisa de mercado (Possíveis produtos que concorrentes estavam revendendo)
  • Média de margem de lucro (Pesquisa com fornecedores diferentes visando lucro)
  • Otimização do tempo de atendimento (Visando economia nos custos de luz/internet)
  • Balanceamento mensal (Acompanhamento em intervalos menores para mensurar lucro)
  • Diminuição na margem de lucro para clientes reincidentes (Promoção visando ganhar em volume e pulverização de vendas)
  • Balanço e DRE

Com isso, o resultado no mês de abril foi:

[pic 5]

O crescimento de 48% no lucro líquido simboliza um resultado que supera nossa expectativa, que era de crescer 10% no primeiro mês de mudança de postura contábil e de controle de caixa.

REFERÊNCIAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (114.6 Kb)   docx (36 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com