TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Pública

Por:   •  23/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 2

AD2-1/2 Fazer uma comparação dos Subsistemas de Contas apresentado no livro do curso com a Resolução CFC n. 1.129/08, que aprovou a NBC T 16.2, Patrimônio e Sistemas Contábeis. Concluir sobre a atual estrutura dos Subsistemas em vigor. Apresentar uma correlação dos Subsistemas com as Classes do Plano de Contas.

Como está inscrito na CFC n° 1.129/08, todo sistema contábil representa as informações dos atos e fatos do gerenciamento de um patrimônio público por meio da mensuração, avaliação, registro, controle a fim de guiar e satisfazer o processo de decisão quanto à prestação de conta e servindo como instrumento de controle social. Como é conceituado o sistema de informações, sendo uma contabilidade aplicada ao setor público, e assim “conjunto de recursos humanos, materiais, tecnológicos, financeiros agregados segundo uma sequência lógica para o processamento dos dados e a correspondente tradução de informações”.

De acordo com a NBC T 16.2 orienta que os sistemas de informação em Patrimonial, Custos, Orçamentário, Financeiro e Compensação. Na apostila, Mota, descreve que os Subsistemas de Contas é possível segregar as contas utilizadas na Administração Pública em 4 grupos distintos que darão origem aos seguintes Subsistemas de Contas independentes, autônomos e estanques, que sejam: financeiro, patrimonial, orçamentário e de compensação. Tomando como referência o livro do curso Mota ainda destaca os lançamentos contábeis devem ser realizados de modo que a cada débito corresponde a um crédito em conta permanente ao mesmo Subsistema de conta debitada.

Dentro da NBC T 16.2, os subsistemas são orçamentário, patrimonial, compensação e custos. Senso o subsistema financeiro extinguido e anexado ao subsistema patrimonial e o subsistema de custo referente ao registro, processo e evidência com relação aos custos.dos bens e serviços produzidos e oferecido à sociedade. E, ainda, o subsistema patrimonial se relaciona com o ativo, o passivo e receita por se tratar de bens, direitos e contas de uma organização. Já as despesas por ser recursos despendidos têm ligação com subsistema de custos, podendo variar com resultado aumentativo ou diminutivo por serem contas transitórias, então se relaciona com os subsistema de compensação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (37.3 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com