TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade de Custos Eliseu Martins

Por:   •  20/5/2021  •  Monografia  •  1.043 Palavras (5 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 5

Nome: João Pedro Kozan Albuquerque
RA: 1984829

Resoluções

1) O índice Ibovespa é o principal indicador de desempenho para as ações negociadas na B3. É nela que são reunidas as maiores e mais importantes empresas do cenário de mercado de capitais no Brasil. Com rebalanceamento quadrimestral (ocorrido a cada quatro meses), esse índice compõe ações de companhias presentes na B3, correspondendo a quase totalidade (aprox. 80%) do volume financeiro de nosso mercado de capitais. Seu principal objetivo é refletir o desempenho médio das cotações mais negociadas. Sua composição inclui ações e units de ações das organizações participantes, os quais possuem critérios de inclusão que devem ser seguidos para poderem ter participação nesse indicador.

2) Acredito que um dos principais fatores que não só impedem, mas afastam as empresas de abrirem seu capital para outros investidores, é a própria falta de uma cultura do investidor no Brasil. Talvez o histórico de crises que permearam o cenário econômico nas últimas décadas, somado à falta de conhecimento do perfil do investidor criaram um receio maior aos riscos presentes na renda variável. Apesar de existirem projetos (como o Bolsa Mais) que visam educar e fomentar novos investidores brasileiros, compreende-se que a Bolsa de Valores no país ainda é algo muito distante para grande parte das pessoas, seja por falta de know-how ou pela simples aversão a correr riscos. Isso faz com que seja preferível investir na renda fixa, como poupança e Tesouro. Por fim, essa falta de investidores na bolsa gera uma baixa liquidez nas empresas participantes, diminuindo o valor de suas ações e tornando a Bovespa ainda menos atrativa para a vinda de novos traders, tornando-se assim um ciclo vicioso em que há falta de interesse de ambos os lados.

3) É fato que no Brasil exista poucos bancos controlando quase a totalidade dos ativos, depósitos e operações de crédito, possuindo participação em até 80% desses valores. Apesar de seguir a tendência internacional, essa alta concentração nas mãos de poucos bancos acaba por monopolizar o sistema bancário brasileiro, trazendo menos opções para as empresas que necessitam de seus serviços. Essa centralização acabar por ter efeitos diretos sobre o crédito e a atividade econômica como um todo, além de ter spreads – diferença entre o que um banco paga para captar dinheiro e o que cobra para emprestar ao cliente – mais altos e um volume de oferta de crédito menor. Isso acaba por gerar um menor número de empréstimos concedidos, causando uma redução na atividade econômica. Por fim, acaba por prejudicar a economia como um todo podendo afetar, inclusive, o índice de desempregos.

4) Tanto o Valor Econômico Agregado (EVA) quanto o Valor de Mercado Agregado (MVA) são formas comuns de um investidor consultar o valor de determinada empresa, sendo uma forma de pesquisar a viabilidade de seu investimento. No entanto, há algumas questões que diferem um do outro: enquanto o EVA pode ser útil como uma forma de medir o sucesso econômico de uma empresa (ou a falta dele) em um período específico de tempo, o MVA é útil como medida de riqueza, avaliando o nível de valor que uma empresa acumulou ao longo do tempo. No primeiro caso (EVA), podemos compreender como uma medida de lucratividade da empresa, sendo diretamente relacionado à eficiência da gestão da organização consultada. Por outro lado, o MVA é simplesmente a diferença entre o valor de mercado total de uma empresa e seu capital dos investidores, sendo geralmente utilizado em empresas maiores e que possuem ações negociadas na bolsa de valores.

5) Sabe-se que a manutenção de taxas de juros negativas favorece investidores e é utilizada – geralmente – em períodos de crise econômica, tendo efeito direto sobre os ativos financeiros. Com a pandemia do novo Coronavírus, o Banco Central do Brasil (BCB) acabou por fixar a taxa de juros básicos em patamares abaixo de zero (diz-se negativos), impelindo os bancos a cobrar menos juros e, consequentemente, facilitando o acesso a créditos. Portanto, o principal objetivo dessa prática é evitar que o dinheiro dos investidores fique estagnador no banco, “forçando” as pessoas a gastar seu dinheiro ao invés de aplica-los, assim estimulando a atividade econômica. O principal reflexo para a economia seria a preferência por investimentos de renda variável, já que a renda fixa não seria tão atrativa. Por mais que seja uma tática considerada “estranha” para muitos investidores, ela acaba por tirar investidores mais conservadores de sua zona de conforto, movimentando o mercado financeiro em períodos de estagnação financeira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (68.2 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com