TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo - contabilidade de custos - eliseu martins

Por:   •  3/5/2015  •  Resenha  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  7.909 Visualizações

Página 1 de 3

Parte 1 - A Contabilidade de Custos, a Contabilidade Financeira e Contabilidade Gerencial.

A contabilidade e também outras ferramentas utilizadas no controle, organização e principalmente na gerenciação de empresas passou por processos de evolução, em principio a Contabilidade Financeira (ou Geral) foi desenvolvida  na Era Mercantilista, que na epóca da revolução industrial era bem estruturada a ponto de suprir as empresas comerciais. Apesar disso, com o nascimento das industrias a função do Contador tornou-se muito mais complexa, devido a dificuldade para realizar levantamentos que antes nas empresas comerciais era efetuado com mais facilidade. Para solucionar este problema, o contador aplicou à empresa industrial os mesmos critérios que já estava sendo utilizado na empresa comercial, que a partir dai iniciou-se a adaptação com a formação de estoques no caso industrial.

Assim surgindo a Contabilidade de Custos e com suas evoluções haviam duas funções relevantes: o auxilio ao Controle e a ajuda às tomadas de decisões. No controle, sua principal missão era fornecer os dados para o estabelecimento de padrões, orçamentos e consequentemente acompanhar os fatos para comparar com os valores anteriormente definidos. Na Decisão, seu papel consiste na alimentação de informações sobre valores referente a consequencias de curto e longo prazo relacionado a administração de preços de venda, opções de compra e produção e etc. Nessas utimas decadas a contabilidade de custo sofreu uma transformação em que era utilizada apenas como mera auxiliar na avaliação de estoques e lucros globais, passando a ser uma importante ferramenta para o setor gerencial.

Cap.2 - Terminologia Contábil Básica

a) Gasto - Se aplica a todos os bens e serviços adquiridos gerando sacrificio financeiro para a empresa, representado por entrega ou promessa de entrega, normalmente em dinheiro.

Exemplos: Compra de matéria-prima, gasto na compra de um imobilidado e etc.

b) Desembolso - Pagamento resultante da aquisiçao do bem ou serviço. Pode ocorrer ao mesmo tempo do gasto ( caso o pagamento seja à vista ) ou depois após ( sendo um pagamento a prazo ).

Exemplo: Retirar dinheiro do caixa.

c) Investimento - São os gastos com bens e serviços ativados em função de sua vida útil ou dos benefícios atribuíveis a períodos futuros.

Curto prazo - São os investimentos que podem ser observados dento do ativo circulante. Ex. Estoques de matéria prima, produtos acabados.

Longo prazo - São os investimentos que podem ser observados nos ativos imobilizados. Ex. Máquinas e equipamentos.

d) Custo - Gastos relativos a um bem ou serviço utilizado na produção de outros bens e serviços. São todos os gastos relacionados a atividade produtiva, é tudo aquilo que é "consumido" na empresa.

Exemplos: Energia eletrica, matéria-prima.

e) Despesa - Bem ou serviço consumido direta ou indiretamente para obtenção de receitas.

Despesas estruturais: São aquelas que existem independente do volume de produção ou vendas. Ex. Aluguel, agua, telefone.

Despesas proporcionais as vendas: São todas as despesas relacionadas diretamente com o volume de vendas. Ex. Impostos sobre vendas, comissões sobre vendas.

As despesas são itens que reduzem o patrimonio liquido e que tem essa característica de representar sacrificios no processo de obtenção de receitas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (31.8 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com