TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade de Custos é o ramo da Contabilidade

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.654 Palavras (11 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 11

Introdução

                           A contabilidade de Custos é o ramo da Contabilidade quase destinado a produzir informações para os diversos níveis gerenciais de uma entidade, como auxilio as funções de determinação de desempenho, de planejamento controle das operações e de tomadas de decisões.

                         Neste trabalho iremos analisar uma indústria de sorvetes “Sorvete Tropical”, nela iremos aplicar técnicas de custos, determinando os custos indiretos de fabricação, o ponto de equilíbrio e a margem de contribuição para cada um de seus produtos.

01

CUSTOS DIRETOS E INDIRETOS – APURAÇÃO

CUSTOS DIRETOS

                             São os que pode ser aplicados diretamente na produção, bastando exigir uma medida de consumo. Identificam-se com os produtos e variam proporcionalmente com a quantidade produzida. Tem a propriedade de ser perfeitamente mensuráveis de maneira objetiva.

                           Não necessita de rateis para ser atribuído ao objeto custeado. Exemplos de custos diretos, matérias-primas, mão de obra direta, serviços subcontratados e aplicados diretamente nos produtos ou serviços.

Para apropriação dos custos diretos é necessário que a empresa tenha um controle de saber sempre para qual produto foi utilizado o material retirado do almoxarifado.

                         Com o consumo de mão de obra, deve-se manter um sistema de apontamentos, verificando quais funcionários que trabalham em cada produto ou serviço no período (dia, semana, mês) e por quanto tempo (minutos, horas). Normalmente se faz o acompanhamento da ordem de serviço, anotando os custos alocados diretamente (mão de obra, materiais aplicados e serviços subcontratados).

CUSTOS INDIRETOS

                        Os custos indiretos são custos organizacionais ou empresariais. É possível que o projeto tenha que criar um orçamento para estes tipos de custos, mas isso não é uma prática comum. 

                      Logo, são aqueles que não oferecem condição de medida objetiva e dos quais qualquer tentativa de alocação tem de ser feita de maneira estimada e, algumas vezes, arbitrária.

                      É o custo que depende de cálculos, rateio ou estimativas para serem apropriados em diferentes produtos, portanto, que só são apropriados indiretamente aos produtos.

02

TERMOLOGIA CONTÁBIL BÁSICA

                         Segundo Marcos Freire: ‘’A contabilidade de custos é o ramo da contabilidade financeira que utiliza técnicas especificas para identificar, classificar e registrar os custos ligados diretamente à produção de bens e\ou serviços.  
                       O custo pode ser aplicado em diversos setores, como foi dito no conceito acima. Pela própria definição de custo, podemos entender, ainda mais sabendo da sua origem histórica por que se generalizou a ideia de que a contabilidade de custos se volta predominante para a indústria. E é aí que existe a produção de bens e onde a necessidade de seu custeamento se torna presença obrigatória. A palavra custo significa o preço original de qualquer bem ou serviço, inclusive leigamente; daí se falar em ‘’custo de uma obra’’, ‘’custo de um automóvel adquirido’’, ‘’custo de uma consulta’’ etc. Contudo quando se fala em contabilidade de custos, estamos nos referindo apenas aos bens ou serviços utilizados na produção de outros bens e serviços. Nomeio desse emaranhado todo de nomes e ideias, normalmente o principiante se vê perdido, e às vezes o experiente, embaraçado; por isso, passamos a utilizar a seguinte nomenclatura:
                     Gasto – Compra de um produto ou serviço qualquer, que gera sacrifício financeiro para entidade (desembolso), sacrifício esse representado por entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente dinheiro).
                   Desembolso – Pagamento resultante da aquisição do bem ou serviço.
                   Investimento – Gasto ativado em função de sua vida útil ou de benefícios atribuíveis a futuro (s) períodos (s). Despesa – Bem ou serviço consumido direta ou indiretamente para a obtenção de receitas.  Além disso, vem à perda que não se confunde com a despesa (muito menos com o custo), exatamente por sua característica de anormalidade e involuntariedade; não é um sacrifício feito com intenção de obtenção de receita. Todos os custos que são ou foram gastos se transformaram em despesas quando da entrega dos bens ou serviços a que se referem. Muitos gastos são automaticamente transformados em despesas, outros passam primeiro pela fase de custos e outros ainda fazem a via-sacra completa, passando por investimento, custo e despesa. Além disso, vem à perda que não se confunde com a despesa (muito menos com o custo),

03

exatamente por sua característica de anormalidade e involuntariedade; não é um sacrifício feito com intenção de obtenção de receita.                

                  A generalização dessa terminologia se deve não só ao uso das técnicas daquela disciplina, como talvez principalmente a ideia de que tais entidades são produtoras de utilidades, e assim possuem custo. São custos que imediatamente se transformam em despesas, sem que haja a fase de           Estocagem, como no caso da indústria de bens, mas de qualquer forma não deixa de ser apropriada a terminologia. Custo e despesa não são sinônimos, tem sentido próprio, assim como Investimento, Gasto e Perda. A utilização de uma terminologia homogênea simplifica o entendimento e a comunicação.

04

Atividades – Etapa 2 Passo 4

- Classificar os eventos abaixo, relativos a uma indústria de manufatura, como Investimentos ( I ),  Custo ( C ),  Despesa ( D )  ou  Perda  ( P ), seguindo a  terminologia contábil:

(  I  ) Compra de matéria-prima

( C ) Consumo de energia elétrica

( C ) Utilização de mão-de-obra

( D ) Consumo de combustível

( D ) Gastos com pessoal do faturamento (salário)

(  I  ) Aquisição de máquinas

( D ) Depreciação das máquinas

( C ) Comissões proporcionais às vendas

( D ) Remuneração do pessoal da Contabilidade Geral (salário)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (121.8 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com