TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Diferença entre Contabilidade Geral, Contabilidade Custo e Contabilidade Gerencial

Por:   •  24/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.650 Palavras (7 Páginas)  •  4.472 Visualizações

Página 1 de 7

CONTABILIDADE GERENCIAL

ATIVIDADE DE SALA DE AULA EM 23/02/17

Aluno. 6° PERIODO.

01 - Estabeleça a diferença entre Contabilidade Geral, Contabilidade Custo e Contabilidade Gerencial.

RESP.

CONTABILIDADE CUSTO: A contabilidade de Custos deriva da contabilidade Geral e surge no momento em que o homem começa a sentir a necessidade de controlar de maneira mais eficiente tudo que se relaciona a produção da empresa. Pode-se definir a contabilidade de custos como um conjunto de registros específicos, baseados em escriturações regulares, utilizados para identificar, medir e informar todo e qualquer custo envolvido na venda de produtos, mercadorias ou serviços .Desta forma a contabilidade de custos coleta dados e os registra de forma organizada para que posteriormente tais dados possam ser analisados gerando informações importantes para a tomada de decisão dentro das empresas

CONTABILIDADE GERENCIAL:. A Contabilidade Gerencial é o processo de identificar, mensurar, acumular, analisar, preparar, interpretar e comunicar informações que auxiliem os administradores a atingir objetivos organizacionais. Refere-se às informações contábeis desenvolvidas para os gestores da empresa. O principal objetivo da contabilidade gerencial é orientar os administradores das empresas na tomada de decisão, através de suas informações e relatórios.

CONTABILIDADE GERAL: é a contabilidade voltada para o público externo, bancos, acionistas, investidores. É através dela que pode- se levar em conta se a empresa gera lucros, se ela tem muitas despesas, se os custos dessa empresa são elevados, se a empresa tem muitas obrigações a serem liquidadas ainda, assim por diante, é voltada para análise de pessoas que não tem contato direto com a empresa.

02 - Qual o momento histórico na Contabilidade Geral ou Financeira?

Resp.         

Momento histórico estar ligada á necessidade de registros do comércio. Há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios. A prática do comércio não era exclusiva destes, sendo exercida nas principais cidades da Antiguidade. A atividade de troca e venda dos comerciantes semíticos requeria o acompanhamento das variações de seus bens quando cada transação era efetuada. As trocas de bens e serviços eram seguidas de simples registros ou relatórios sobre o fato. Mas as cobranças de impostos, na Babilônia já se faziam com escritas, embora rudimentares. Um escriba egípcio contabilizou os negócios efetuados pelo governo de seu país no ano 2000 a.C.

03 - Qual o momento histórico da Contabilidade Custo e os principais objetivos?

Resp.

A Contabilidade de Custo surgiu pela necessidade de avaliar estoques nas indústrias, por volta do século XVIII, quando acontecera a Revolução Industrial e teve como base a Contabilidade Financeira ou Contabilidade Geral, que foi sendo desenvolvida na Era Mercantilista para servir de grande base estrutural para as empresas comerciais. E os objetivos era fazer os balanços patrimoniais e as demonstrações de resultado da fábricas.

04 - Qual a finalidade da Contabilidade Gerencial?

Resp.

A principal função da contabilidade gerencial é ser utilizada como uma importante ferramenta no processo de tomada de decisão, garantindo que as informações cheguem às pessoas certas no tempo certo, através de compilação, síntese e análise da informação. A contabilidade gerencial tem ainda a função de fazer planejamento perfeito com objetivo de se chegar a um controle eficaz, ou seja, controlar as atividades da empresa e organizar o sistema gerencial a fim de permitir à administração ter conhecimento dos fatos ocorridos e seus resultados.

05 - Quais os acontecimentos que foram responsáveis pelo surgimento da Contabilidade Gerencial?

Resp. Resp.

A Contabilidade de Custo surgiu pela necessidade de avaliar estoques nas indústrias, por volta do século XVIII, quando acontecera a Revolução Industrial e teve como base a Contabilidade Financeira ou Contabilidade Geral, que foi sendo desenvolvida na Era Mercantilista para servir de grande base estrutural para as empresas comerciais. E os objetivos era fazer os balanços patrimoniais e as demonstrações de resultado da fábricas.

06 - Como se deu desenvolvimento e evolução da Contabilidade Financeira ou Geral?

Resp.

No começo era somente para parte financeira obrigações fiscais e legais, com evolução tecnológica veio a necessidade de a ampliação do leque de usuários potenciais da contabilidade, necessidade da empresa evidenciar suas realizações para a sociedade. Com o surgimento do mercado globalizado que acirrou a concorrência, a informação contábil tornou-se imprescindível e estratégica para a subsistência e criação de vantagem competitiva para possibilitar que as empresas locais competissem com as grandes corporações transnacionais, e para que estas dispusessem das informações necessárias para poder avançar e expandir mundialmente.

07 - Como era calculado o custo de mercadoria vendida antes do surgimento da Contabilidade Custo e qual a razão do procedimento de cálculo utilizado?

Resp.

  O Contador verificava o montante pago por item estocado e dessa maneira custeava as mercadorias, fazendo o cálculo basicamente por diferença, computando o quanto possuía de estoques iniciais, adicionando as compras do período e comparando com o que ainda restava, apurava o valor de aquisição das mercadorias vendidas, na clássica disposição:”

Custo das mercadorias vendidas
Estoques Iniciais
(+) Compras
(-) Estoques Finais
(=) Custo das Mercadorias Vendidas

 

08 - Quais foram os aspectos mais importantes na evolução da Contabilidade Custo?

Resp.

A partir da revolução industrial a contabilidade de custos muito evoluiu, passando a gerar informações, não só para controle, mas também para o planejamento e tomada de decisão.

A contabilidade de custos sofreu reformulações no modo de utilizar suas ferramentas, para que gerasse melhores informações e que servisse de apoio a tomada de decisões, e isso se estendeu às empresas públicas, comerciais, serviços, instituições financeiras, administração, qualidade total dentre outras, todas fruto de uma deficiência na avaliação e controle. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (165.1 Kb)   docx (383.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com