TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade na Administração

Por:   •  20/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.226 Palavras (9 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO – PROF. JOSÉ DE SOUZA HERDY

Alunos: Alexandre da Silva Sampaio – 2038110

Diego Moreira da Silva – 2038201

Lorena Soares Machado – 2038364

Mariana Cerqueira Macedo Monte da Silva – 2038279

Raquel da Silva Fernandes – 2038019

BALANÇO PATRIMONIAL E INDICADORES FINANCEIROS

Rio de Janeiro - RJ

2021

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        3

2.        DESENVOLVIMENTO        4

2.1. Balanço patrimonial        4

2.2. Importância do balanço patrimonial para as pequenas e médias empresas        5

2.3. Indicadores de desempenho        6

2.4. Indicadores financeiros e as crises econômicas        7

3.        CONCLUSÃO        10

REFERÊNCIAS        11

  1. INTRODUÇÃO

O balanço, também conhecido como demonstração da posição financeira, é um instantâneo da condição financeira de uma empresa em um único ponto no tempo. Ele apresenta uma lista resumida dos ativos, passivos e patrimônio líquido de uma empresa. O balanço é elaborado a partir do último dia do exercício social. Portanto, corresponde ao final do período coberto pela demonstração do resultado (DA CRUZ; NETO, 2003).

O balanço, às vezes chamado de demonstração da posição financeira, lista os ativos, passivos e patrimônio líquido da empresa (incluindo valores em dólares) em um momento específico. Esse momento específico é o fechamento dos negócios na data do balanço. Um balanço é como uma fotografia; captura a posição financeira de uma empresa em um determinado momento. As outras duas declarações são por um período de tempo. Ao estudar sobre os ativos, passivos e patrimônio líquido contidos em um balanço patrimonial, se entende por que esta demonstração financeira fornece informações sobre a solvência do negócio (DA CRUZ; NETO, 2003).

Já os índices financeiros são ferramentas importantes para análise quantitativa. Certos índices estão disponíveis para avaliar o desempenho financeiro e operacional de curto e longo prazo, tornando-os úteis na identificação de tendências nos negócios e fornecendo sinais de alerta quando for a hora de fazer uma mudança. Existem também índices específicos que podem medir variáveis importantes essenciais para um setor ou outro. Ao avaliar índices específicos, uma empresa pode se comparar a empresas semelhantes e compreender seus pontos fortes, pontos fracos, ameaças e áreas de oportunidade (ACE; BASSO; SILVA, 2003):

  1. DESENVOLVIMENTO
  1. Balanço patrimonial

O balanço patrimonial exibe essas informações em termos de ativos, passivos e patrimônio líquido da empresa. A importância do balanço patrimonial está listada abaixo (DA CRUZ; NETO, 2003):

  • É uma ferramenta importante usada por terceiros, como investidores, credores e outras partes interessadas, para compreender a saúde financeira de uma entidade.
  • É uma ferramenta para medir o crescimento de uma entidade. Isso pode ser feito comparando o balanço de anos diferentes.
  • É um documento essencial que deve ser apresentado ao banco ou investidores para a obtenção de um empréstimo comercial.
  • Ajuda as partes interessadas a compreender o desempenho empresarial e a posição de liquidez da entidade.
  • Possibilita a tomada de decisões em projetos de expansão e atendimento a despesas imprevistas.
  • Se a entidade está financiando suas operações com lucro ou dívida, pode-se saber analisando o balanço patrimonial.

Comparar o ativo circulante com o passivo atual determina se a empresa pode cobrir suas obrigações de curto prazo. Se o passivo atual exceder o seu saldo de caixa, o negócio pode exigir capital de giro adicional de fontes externas. No entanto, um balanço patrimonial também pode mostrar quando seus níveis de dívida não são sustentáveis. Se o empresário tiver muitas dívidas em seu balanço, poderá deixar de pagar as dívidas ou declarar falência. Ao usar o balanço patrimonial para identificar essas questões, se pode evitar problemas financeiros de longo prazo (DA CRUZ; NETO, 2003).

Existem vários subconjuntos de informações que podem ser usados para obter uma compreensão da situação financeira de curto prazo de uma organização. Quando o subtotal do ativo circulante é comparado ao subtotal do passivo circulante, pode-se estimar se uma empresa tem acesso a fundos suficientes no curto prazo para saldar suas obrigações de curto prazo. O balanço é mais do que apenas uma obrigação (DA CRUZ; NETO, 2003).

Este documento pode auxiliar nos diversos processos e situações aos quais a empresa estará exposta. O balanço patrimonial é um importante recurso de evidências para processos tributários, e as informações contidas neste documento podem ser utilizadas durante as discussões. Porém, quando uma empresa não o apresentar, a defesa ficará mais frágil e comprovará que a organização não está em conformidade, nem tem seus documentos e processos organizados.

  1. Importância do balanço patrimonial para as pequenas e médias empresas

Todo empreendimento exige uma representação tangível de sua situação financeira real. A importância das demonstrações financeiras de uma empresa é mais percebida quando o negócio precisa atrair investidores em potencial. Esses documentos também desempenham um papel fundamental na gestão do fluxo de caixa. As demonstrações financeiras são comumente geradas por serviços de consultoria profissional e usadas coletivamente para saber como uma empresa está financeiramente no presente (DA CRUZ; NETO, 2003).

As demonstrações financeiras vêm em três formas principais: o balanço, a demonstração de resultados e a demonstração de fluxo de caixa. Por meio dessas demonstrações financeiras, o rastreamento de fraudes de PMEs pode ser muito fácil. Mas, mais do que qualquer outra coisa, eles também servem como uma ferramenta de tomada de decisão, uma exigência para várias opções de financiamento e um documento necessário para garantir o cumprimento tributário (DA CRUZ; NETO, 2003).

As demonstrações financeiras são maneiras infalíveis de mostrar tendências de desempenho. Eles representam claramente o desempenho do seu negócio durante um determinado período de tempo. Como tal, as declarações de lucros e perdas lançam luz na execução de operações de pequenas empresas e ajudam a tomar uma decisão inteligente e sólida. Se as demonstrações financeiras não forem atualizadas, será difícil ter uma visão objetiva das decisões importantes que se precisa tomar, a maioria das quais provavelmente afetará a maneira como se faz negócios (SOUZA et al., 2019).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (102.1 Kb)   docx (26.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com