TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade na Administração

Por:   •  2/10/2021  •  Resenha  •  1.513 Palavras (7 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

Atividade individual

        

Matriz Análise de oferta e demanda e o seu impacto nos negócios

Disciplina:

Aluno:

INTRODUÇÃO

Apresente o setor econômico escolhido e fala sobre o seu trabalho em linhas gerais.

O presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise sob ótica da oferta e demanda sobre as implicações do atual momento do mercado alimentício.

Dentre os seguimentos que mais crescem no país, o ramo alimentício representa o segundo maior gasto dos brasileiros. Pequenos estabelecimentos do ramo alimentício estão entre as mais promissoras do país, pois apresentam altas taxas de aberturas de novos negócios no mercado interno. Sendo assim, quem investi neste ramo, espera garantias quase certas de sucesso, mas ninguém esperava que um fator externo pudesse influenciar fortemente este setor e como esses negócios tiveram que se reinventar.

CONTEXTO DO SETOR

Apresente número e índices relacionados à oferta, à demanda, à produção e aos demais indicadores necessários à contextualização.

          Muitas pessoas acreditam que o ramo de alimentos é o último setor a entrar em crise e o primeiro a sair, isso porque a alimentação é uma das três necessidades básicas das pessoas em termo de comércio. Com o inicio da pandemia a Europa iniciou medidas governamentais já nos estágios iniciais. Negócios em geral, assim como supermercados e todo ramo alimentício foram fechados pois o governo instruiu a todas as pessoas permanecerem em suas casas. As pessoas pararam de sair, de comerem fora, irem aos supermercados e estabelecimentos de comidas. Com isso, para suprir essa necessidade, as pessoas começaram a recorrer às compras de alimentos através de dispositivos móveis. No Brasil, não muito diferente da Europa, enquanto restaurantes, bares e lanchonetes tinham que lidar com o encerramento temporário de suas atividades, os supermercados se tornaram serviços essenciais.

           Conforme o gráfico publicado pela CNA (2021), é possivel verificar que a alimentação à domicilio teve um aumento expressivo, enfatizando a mudança de hábitos que a maioria da população teve com a pandemia, pois muitos começaram a trabalhar em casa.

[pic 3]

Fonte: CNA

            A mudança de hábito da alimentação teve um forte impacto nos bares e restaurantes, onde muitos tiveram que trabalhar com as portas fechadas através de delivery, e quando puderam abrir, tiveram sua capacidade de atendimento reduzida, com isso, esse setor viram sua receita decaindo rapidamente, conforme mostra o gráfico abaixo, a partir de março de 2020 começou a surgir os primeiros efeitos da pandemia, tendo seu pico em abril (-74,2%). De acordo com Abrasel (2021), o setor teve uma retração de 25% em 2020, cerca 300 mil empresas tiveram que encerrar suas atividades, ocasionando mais de um milhão de desempregados.

[pic 4]

Fonte: Cielo

ANÁLISE MACROECONÔMICA

Detalhe todos os indicadores macroeconômicos que possam auxiliar a sua análise.

De acordo com Valor (2021), o Brasil atingiu aproximadamente 10 milhões de casos de convid-19 confirmados em 2020, sendo em menos de um ano, já que o primeiro caso ocorreu em 26 fevereiro do mesmo ano.

[pic 5]

Fonte: Valor

Cada estado enfrentou a pandemia de modos diferentes de acordo com o que os governantes estabeleciam, mas num balanco geral deste enfrentamento, o Brasil sofreu uma queda na economia considerada histórica, o PIB (Produto Interno Bruto) teve um recuo de (4,1%) em 2020 que se assimila com dois dos piores resultados até então, 1981 (-4,35%) devido à crise da dívida externa e em 1990 (-4,35%), devido aos confiscos de poupanças (Valor,2021).

[pic 6]

Fonte: Valor

       Em relação a taxa de desemprego no Brasil, o primeiro semestre foi o mais impactante. Entre março e junho, cerca de 1,6 milhões de pessoas com carteira assinada ficaram desempregadas. O impacto da pandemia no mercado formal não foi pequeno, pois em apenas quatro meses, aproximadamente 4% de postos com carteira assinada deixaram de existir (Valor 2021).

[pic 7]

Fonte: Valor

          Outro grande impacto que a pandemia ocasinou, foi sentida na bolsa de valores. De uma forma muito rápida o mercado de ações brasileira teve entre os dias 26 de fevereiro à 23 de março, uma perda de 50,1 mil pontos (44%), porém a retomada também foi rápida, resultando numa recuperação de 34 mil pontos (53,5%) até 8 de junho, embalada pelo estímulos fiscais e monetários do Brasil e no exterior e também quando os casos de covid-19 começavam a dar indícios de declínio, diminuindo as restrições dos estabelecimentos. Entretanto, este comportamento não se manteve na segunda onda das infeccções, onde mesmo com os crescimentos dos casos de contaminados, o Ibovespa continuou crescendo a ponto de recuperar as perdas do ano (Valor, 2021).

[pic 8]

Fonte: Valor

ANÁLISE MICROECONÔMICA

Apresente como o impacto direto na oferta e demanda do setor e a estrutura de mercado a qual pertence são influenciadas pelos mercados interno e internacional.

          Apesar da pandemia ter afetado vários setores e seguimentos, em 2020, a indústria Brasileira de alimentos e bebidas apresentaram crescimento do faturamento em 12,8% em comparação ao ano de 2019, totalizando R$ 789,2 bilhões, sendo de vendas para o mercado interno e externo.

          Mesmo com o recuo do food service de 24,3%, o volume de produção em 2020 cresceu 3,3%, devido as vendas do varejo (16,2%) e exportações (11,4%) que impactaram ]para o o crescimento deste ramo. Segundo a ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos), esse resultado equivale 10,6% do PIB nacional. No gráfico abaixo, enfatiza o crescimento dos canais de distribuições do varejo alimentício, e o food service que vinha num crescimento gradual, e com a pandemia teve seus resultados afetados.

[pic 9]

          Em relação as exportações totais do brasil, mesmo com recuo de 7,9% do agronegócio, o setor demonstrou bons resultados das exportação de produtos agropecuários e alimentares, de janeiro até outubro, obteve um crescimento de 5,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. Resultados estes, que contribuiram para a balança comercial brasileira. Contudo, a alta significativa dos preços causou grande preocupação nas pessoas, principalmente para aquelas com menor poder aquisitivo, onde grande parte da sua renda é destinada para a alimentação. No gráfico abaixo, pode-se perceber que no período entre janeiro até outubro de 2020, a inflação acumulada medida pelo IPCA foi (2,22%), já o grupo de alimentação e bebidas teve um crescimento de (9,34%), e os alimentos que tiveram seus preços mais elevados, foram justamente itens que se encontram na cesta básica (Valor,2021).

[pic 10]

         Mesmo num período de pandemia, alguns fatores influenciaram o setor do agronegócio, um deles é que a demanda não foi prejudicada pela pandemia, e também não teve impacto em relação a paralização das atividades, outro fator é em relação a desvalorização do real frente ao dólar, onde acaba incentivando as exportações, além da redução da SELIC, que acaba impactando na taxa de câmbio favorecendo as exportações. Outro fator que influenciou nos resultados do agronegócio, foi o auxílio emergencial criado pelo governo, ocasionando mais giro de dinheiro dentro do setor de alimentação.

CONCLUSÃO

Apresente uma conclusão justificando a sua análise.

         Conclui-se que o ramo alimentício mesmo na pandemia demonstrou bons resultados, auxiliando a balança comercial Brasileira, exceto o food service, que teve uma retração devido aos fechamentos dos estabelecimentos e seus faturamentos impactados devido as taxas que ceifaram até 30% da sua receita, pois necessitaram utilizar serviços de entrega. Muitos acabaram ficando pelo caminho, e para aqueles que conseguiram se manter neste período, o mercado em si volta muito forte com grandes expectativas para os próximos anos. A pandemia põe a prova a resiliência de muitos empreendedores, sendo necessário utilizar estratégias para lidar com a situação, e saber traçar medidas afim de minimizar os impactos externos.  

          Mesmo com os impactos no food service, o setor alimentício ainda demonstrou crescimento. Isso se deve aos aumentos do consumo no varejo, grande parte motivada pelas mudanças de hábitos da população, sendo que, muitos tiveram que trabalhar home office tendo que se alimentar em casa. Outro fator que ajudou no ramo alimentício, foi o aumento das exportações, tendo como motivo maior a desvalorização do real em relação ao dolár, fazendo com que, muitos agronegócios tivessem como estratégia a venda ao mercado externo, impactando diretamente na economia do Brasil.

CITAÇÕES

ABIA. Preços dos alimentos sobem menos que a inflação em Julho/2020. Disponível em:< https://www.abia.org.br/releases/faturamento-da-industria-de-alimentos-cresce-128-em-2020

> Acesso em: 28 ago 2021.

ABRASEL. Em crise por causa da pandemia, restaurantes viram reféns de aplicativo. Disponível em:<https://abrasel.com.br/noticias/noticias/em-crise-por-causa-da-pandemia-restaurantes-viram-refens-de-aplicativo/acesso em: 28 ago 2021.

CNA. Preços dos alimentos sobem menos que a inflação em Julho/2020. Disponível em:< https://www.cnabrasil.org.br/boletins-tecnicos/precos-dos-alimentos-sobem-menos-que-a-inflacao-em-julho-2020> Acesso em: 09 set 2021.

IBGE.Gráficos. Disponível em:< https://www.ibge.gov.br/> Acesso em: 10 set 2021.

vALOR. Marcas da pandemia. Disponível em: < https://valor.globo.com/coronavirus/a-economia-na-pandemia/. Acesso em: 28 ago 2021.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (672.1 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com