TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DEFINIÇÃO E OBJETIVO DA ECONOMIA

Por:   •  6/4/2018  •  Dissertação  •  6.452 Palavras (26 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 26

DEFINIÇÃO E OBJETIVO DA ECONOMIA

Definição:

Economia é a ciência social que estuda a produção, a circulação e o consumo dos bens e serviços utilizados para satisfazer as necessidades humanas.

Os bens (1) são produzidos através da combinação de fatores de produção (2) e são transacionados entre os agentes econômicos (3).

Tanto os bens quanto os fatores de produção são oferecidos e adquiridos no mercado (4). Os primeiros são remunerados por seus preços (5), e os últimos, por suas respectivas rendas (6).

O problemas da Economia é ter que conciliar as necessidades humanas, que são ilimitadas e insaciáveis, com os recursos produtivos (ou fatores de produção), que são limitados ou escassos. Como não há como solucionar esse problema, o jeito é contorna-lo, definindo prioridades para todas as alternativas. É por isso que a Economia é muitas vezes definida como a ciência que estuda a escassez ou a ciência que estuda o uso dos recursos escassos na produção de bens alternativos.

Conceitos Preliminares:

1 – Bens: é tudo aquilo que satisfaz direta ou indiretamente os desejos e necessidades dos seres humanos.

Os bens de consumo podem ser divididos em: Duráveis, Perecíveis e Intermediários.

Bens de consumo duráveis: podem ser utilizados por um período mais prolongado: Imóvel, automóvel, geladeira, fogão, entre outros.

Bens de consumo perecíveis: (não duráveis), devem ser consumidos imediatamente ou são utilizados apenas uma vez ou poucas vezes, como: alimentos, roupas, sapatos, entre outros.

Bens intermediários: São destinados à fabricação de outros bens e absorvidos pelo processo de produção. Esses bens sofrem novas transformações antes de se converterem em bens de consumo ou de capital.

São exemplos de bens intermediários: matéria-prima, insumos, barra de ferro, cimentos, cobre, petróleo.

Nesse sentido, a casa é um bem que satisfaz a necessidade que o homem tem de abrigar-se, o pão satisfaz a necessidade de alimentar-se etc.

  1. - BENS DE CAPITAL

Os Bens de Capital também são utilizados na geração de outros bens, mas não se desgastam totalmente no processo produtivo, ou seja, não são absorvidos no processo de produção.

Uma característica importante desses bens é que eles contribuem para a melhoria da produtividade da mão de obra. São exemplos de bens de capital: máquinas, equipamentos e instalações.

2 – Fatores de Produção ou Fatores Produtivos: São elementos indispensáveis ao processo produtivo de bens materiais. Classificam em:

Terra: ..................................: Aluguel

Trabalho: .............................: Salário

Capacidade Empresarial:......: Lucro

Capital: .................................: Juro

Tecnologia: ...........................: Royalties

3 – Agentes econômicos: são os atores envolvidos nas atividades de produção, circulação, distribuição e consumo dos bens e serviços. Classificam-se em:

Empresas  (necessitam dos fatores de produção que são escassos)

Famílias      (Demandam por produtos e serviços e possuem capital “salário”)

Governo    (Necessita de impostos e realizar investimentos)

O Mundo   (necessita de bens e serviços)

4 – Mercado: é contexto (e não o local) em que compradores (do lado da procura) e vendedores (do lado da oferta) realizam transações. Pode-se dizer, alternativamente, que o mercado é a interação entre as forças de oferta e de procura.

5 – Preço: É a expressão monetária do valor de um bem ou serviço.

6 – Rendas: correspondem ao preço pago pela utilização dos serviços dos fatores de produção. As famílias, donas desses fatores, recebem uma renda específica por cada um deles. Assim, na qualidade de trabalhadores, recebem salários; na propriedade de terra e de seus recursos, recebem aluguéis; na de capitalistas que emprestam dinheiro, juros; e na de capitalistas que gerenciam empresas, lucros.

AS QUATRO PERGUNTAS FUNDAMENTAIS DA ECONOMIA

Como os recursos são escassos, logo a sociedade é obrigada a fazer escolhas:

É preciso ter claro que essas questões (o que, quanto, como e para quem produzir, e até mesmo o que consumir) não seriam problemas se os recursos produtivos disponíveis fossem ilimitados.

Assim, a economia e seus entraves fundamentais originam-se da carência de recursos produtivos. As quatro perguntas fundamentais em economia:

1.O que produzir? Indica que é necessário identificar a natureza das necessidades humanas, para saber quais bens e serviços produzir. (mais bens de Consumo ou bens de Capital).

Lembrete: Bens de consumo: Duráveis, Perecíveis (não duráveis) e intermediários.

                   Duráveis: Imóvel, automóvel, geladeira, fogão, entre outros.

                   Perecíveis (não duráveis): Alimentos, roupas, sapatos, entre outros.

                   Intermediários: Matéria-prima, insumos, barra de ferro, cimento, cobre,

                   Petróleo, entre outros

                    Bens de capital: Máquinas, Equipamentos e Instalações

                    Máquinas:  que produzem outros bens de consumo

                    Equipamentos: Central de ar condicionado, empilhadeiras, ferramentas,

                    Instalações: Rede elétrica, pontes rolantes, motores.

2. Quanto produzir? Reconhece a limitação existente na disponibilidade dos fatores produtivos. (será decidido pela oferta e pela demanda).

3. Como produzir? É uma questão técnica, a qual indica que há várias maneiras de combinar os fatores de produção para a obtenção de bens e serviços.

4. Para quem produzir? Envolve a questão da distribuição dos bens e dos serviços produzidos entre os elementos da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.8 Kb)   pdf (346 Kb)   docx (51.8 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com