TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DESCRIÇÃO DE CARGOS EM UMA EMPRESA DO SETOR MOVELEIRO EM PASSOS/MG

Por:   •  19/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  6.320 Palavras (26 Páginas)  •  539 Visualizações

Página 1 de 26

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

UNIDADE DE PASSOS

DESCRIÇÃO DE CARGOS EM UMA EMPRESA DO SETOR MOVELEIRO EM PASSOS/MG

Amanda Felisberto da Silva

Ana Beatris Lima Rodrigues

Ana Luiza Alves Queiroz

Gabriela de Paula Freire

Karina Gonçalves Gajião

Passos – MG

2018

RESUMO

Palavras-Chaves:


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 REFERENCIAL TEÓRICO        4

2.1 CARGO        4

2.2 DESCRIÇÃO DE CARGO        4

3 METODOLOGIA        5

3.1 CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA        5

3.2 INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS        6

3.3 ANÁLISE DE DADOS        6

4 DESCRIÇÕES DE CARGOS        7

5 CONCLUSÃO        29

REFERÊNCIAS        29

1 INTRODUÇÃO

Ter um grupo de colaboradores eficiente é muito importante, mas conquistar isso demanda esforços e uma visão estratégica por parte dos gestores. Além disso, a empresa precisa deixar claro para seus colaboradores quais são as suas atribuições, o que a empresa espera do mesmo e até onde ele pode crescer profissionalmente dentro da organização. Para isso, são utilizadas diversas técnicas, dentre elas está à descrição de cargos. A descrição de cargo é um documento onde são escritos as atividades específicas desempenhadas pelo ocupante do cargo, seu papel na empresa, os deveres e as responsabilidades que lhe são atribuídas.

O presente trabalho tem como objetivo fazer a descrição de cargos na empresa Fortaleza Móveis Rústicos LTDA – ME, que é uma empresa do setor moveleiro especializada em móveis rústicos com madeira de demolição e está no mercado há 9 anos. Nasceu em Fortaleza de Minas - MG, cidade que foi sua sede por quatro anos, depois disso mudou-se para Passos- MG. O trabalho foi realizado dentro do setor administrativo e do setor de produção. A descrição de cargos auxiliará os colaboradores da empresa a definir o que a organização espera dos ocupantes de cada cargo, além de auxiliar na realização de suas atividades e assim aumentar a satisfação dos mesmos por ver que os resultados de suas atividades estão impactando no crescimento da organização.

Para a realização do trabalho foram realizadas entrevistas com quatro funcionários do setor administrativos e oito do setor produtivo que responderam a um questionário aberto. Foram realizadas as descrições dos seguintes cargos: Gerente Geral/Produção, Auxiliar Administrativo, Vendedor, Gerente Financeiro, Gerente de Acabamento, Marceneiro A, Marceneiro B, Marceneiro C, Acabador A, Acabador B, Ajudante de Marceneiro e Auxiliar de Produção.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 CARGO

Dentre as preocupações do gestor moderno está a elaboração de planos que sejam capazes de dividir as responsabilidades que compõem o organograma empresarial, assim diferenciando-as para que cada indivíduo se conscientize de seu papel no alcance dos resultados organizacionais (SEBRAE, 2017).

Para Chiavenato (2004a), entende-se que o conceito de cargo possui uma definição imutável na concepção burocrática, pois suas atribuições não consideram as mudanças ambientais e a necessidade de adaptação da organização ao mundo no negócio, visto que a flexibilidade, integração e inovação, são qualidades inerentes ao ocupante de qualquer cargo, independente de sua localização na estrutura organizacional, mostrando tais características como intrínsecas aos profissionais.

É comum, principalmente em pequenas empresas, haver a concentração de tarefas em apenas uma pessoa, o que decorre muitas vezes por não haver uma divisão das tarefas especificando cargos, interferindo de forma negativa na produtividade da empresa (SEBRAE, 2017).

Para a organização, o cargo representa a base da aplicação de seus ocupantes nas tarefas organizacionais, sendo composto por todas as atividades desempenhadas por este. Já para o ocupante, o cargo é fonte de expectativa e motivação na organização, e expõe sua posição formal no organograma da empresa, definindo assim sua hierarquia, subordinação e supervisão dentro da estrutura organizacional (CHIAVENATO, 2004b).

O cargo traz com sua composição a forma usada pela empresa para alocar e usar seus recursos humanos, de forma a alcançar o êxito em seus objetivos organizacionais fazendo uso de estratégias adequadas à sua necessidade (CHIAVENATO, 2004b).

2.2 DESCRIÇÃO DE CARGO

A descrição de um cargo torna possível conhecer seu conteúdo. Chiavenato destaca que “a descrição de cargos é um processo que consiste em enumerar as tarefas ou atribuições que compõem um cargo e que o tornam distinto de todos os outros cargos existentes na organização[...]” (CHIAVENATO, 2004a, p. 242).

É de extrema importância a correta descrição e caracterização das atribuições a serem exercidas em determinada função, pois é através desta que será orientado e elaborado o treinamento adequado do indivíduo a desempenhá-las, assim como a disponibilidade de informações a respeito das qualificações e conteúdos intrínsecos ao cargo (MILKOVICH; BOUDREAU 2011).

Milkovish e Boudreau (2011) destacam três seções que atuam na identificação, definição e descrição da função. A identificação tem por objetivo uma descrição geral permitindo diferenciá-la das demais que possam ser semelhantes, a definição traz detalhadamente o propósito e as expectativas sobre as funções que serão desempenhadas e descrição elabora um breve sumário acerca das responsabilidades e limitações do ocupante. A correta explicitação dos requisitos da função permite entendê-la e assim, usar a descrição como ferramenta para as próximas etapas envolvidas na ocupação correta do cargo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.4 Kb)   pdf (291.1 Kb)   docx (55 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com