TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DITADURA MILITAR

Por:   •  11/10/2018  •  Artigo  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 2

Comentário do professor
Professor: Sem os depósitos com o desenvolvimento requerido do trabalho. RP.

O ensino sociologia durante a ditadura militar no Brasil

Olá, Robson e Roseli,

Mas, vamos lá! 

O tema que escolheu é bastante delicado. Há a necessidade em temas assim, de apresentação das posições políticas da arena, isto é, dos lados da questão: as forças que se contrapunham às políticas de Jango e aqueles que sonhavam com a democratização do desenvolvimento. Não precisa ser neutro, mas alguns cuidados devemos tomar para não perder credibilidade acadêmica, científica. 

Seu PROBLEMA, sua QUESTÃO de pesquisa deve indicar o OBJETO de interesse, as HIPÓTESES (aquilo que você acha antes da pesquisa, propriamente dita, sal solução temporária, a ser confirmada ou refutada) e dificuldades ou OBSTÁCULOS à consecução dos OBJETIVOS (que precisa rever). 

Rever, não o que quer saber, mas o que fazer com a informação desejada? Qual foi, e é, o papel da sociologia, sua lógica e possibilidades, em meio ao cotidiano e projetos dos agentes envolvidos?

Um PROBLEMA de pesquisa precisa ser “TESTÁVEL”, passível de CHECAGEM, apresentando variáveis na própria estrutura da pergunta. Fiz sugestão na devolutiva da primeira postagem. Ver o capítulo 2 de “Como elaborar projeto de pesquisa”, de ANTÔNIO CARLOS GIL.

Desse modo, seu objetivo não pode partir de uma certeza..., precisa ter dúvidas e abertura para o diálogo ser proveitoso. Não se pode fazer pesquisa para justificar posições fechadas; a pesquisa sempre é motivada por insatisfação com algo dado, é uma busca incessante de satisfações!

Bem, na fundamentação é desejável que adote o formato de DEBATE para apresentar suas visões de mundo, tentando enxergar-lhes as razões, mais do que rotular este ou aquele agente social... faça isso; é necessário. Ponha em diálogo direita e esquerda que apresenta mais adiante na definição do regime militar, elucidando estes mesmos conceitos e mostrando o essencial de seus discursos e seus instrumentos de controle e força! Veja, além do Elio Gasperi, o Jacob Gorender, Nelson Werneck Sodré, Luís Mir, mas também a visão do Estado Maior que justifica o golpe, chamando-o de revolução... 

A ideia é de que não apenas apresente a cronologia dos eventos, porém, que os mostre em DEBATE; um debate travado, de modo desigual e violento. Também não se pode deixar de tentar entender que boa parte da população passou ao largo das convulsões políticas...

Enfim, é um trabalho de CIÊNCIAS SOCIAIS e deve contemplar CONCEITOS CLÁSSICOS de autores clássicos! Conceitos também sugeridos na primeira devolutiva. Também deve contemplar a docência, por ser LICENCIATURA; mesmo que o trabalho não tenha o foco principal na educação.

DIALOGUE comigo sobre essas recomendações, de modo a incorpora-las como debate (vozes) no texto.

BOM TRABALHO! AGUARDO NOVA POSTAGEM COM DESENVOLVIMENTO E RETORNO ÀS MINHAS COLOCAÇÕES, INCORPORADA AO TEXTO. 
Prof. Dr. Adilson Rodrigues Camacho
------------------------

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (35.9 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com