TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Diferença Entre Solidariedade e Orgânica e Mecânica

Por:   •  24/10/2022  •  Dissertação  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 2

Diferença entre solidariedade e orgânica e mecânica

Para ele, a solidariedade mecânica é fundamentada nas tradições, nos hábitos e na moral, características muito presentes na sociedade pré- capitalistas.

Já a solidariedade orgânica é baseada na interdependência gerada pela especialização do trabalho no modo de produção capitalista rudimentar ou inexistente.

O sociólogo francês Émile Durkheim (1858- 1917), define como solidariedade o fator que garante a coesão social em um período específico.

É o que faz os indivíduos sentirem-se parte de um grupo social.

Essa proposta é uma tentativa de responder às mudanças ocorridas na Europa, sobretudo, a partir da instauração  de modo de produção capitalista .

Para ele, a solidariedade mecânica é fundamentada nas tradições,nos hábitos e na moral, características muito presentes em sociedade pré- capitalistas, já na solidariedade orgânica é baseada na interdependência gerada pela especialização do trabalho no modo de produção capitalista.

SOLIDARIEDADE MECÂNICA

SOLIDARIEDADE ORGÂNICA 4

A DIVISÃO DO TRABALHO SOCIAL A INTERDEPENDÊNCIA ENTRE OS DIFERENTES SUJEITOS.

O QUE É SOLIDARIEDADE PARA DURKHEIM ?

Em sua obra da divisão do trabalho social (1893), Durkheim afirma que a solidariedade é uma relação moral que faz com que os indivíduos se percebem como pertencentes a uma mesma sociedade.

São valores baseados nas tradições, nos costumes, garantindo que o mesmo modo de vida seja compartilhado por esses indivíduos impedindo o caos social.

Durkheim concebe o trabalho como principal gerador de solidariedade .

O QUE É SOLIDARIEDADE MECÂNICA?

Em um período pré-capitalista a divisão social do trabalho era muito simples as pessoas cumpriam a mesma tarefa na produção, (camponeses, artesãos e pequenos comerciantes), a coesão social é garantida pela tradição pela moral e costumes que possuem uma grande força capaz de unir os indivíduos.

O QUE É SOLIDARIEDADE ORGÂNICA ?

Eles deixam de compartilhar as crenças, hábitos e tradições, características de tornar as pessoas mais dependentes entre si, assim os indivíduos criam laços de interdependência e garantindo a coesão social, a solidariedade orgânica.

A sociedade orgânica se dá a partir  da compreensão da sociedade como um corpo no qual o bom funcionamento necessita de que diferentes órgãos cumpram suas funções de forma interligada e interdependente.

fonte:

Pedro menezes

professor de filosofia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (35.3 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com