TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ditadura Militar

Por:   •  12/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  853 Palavras (4 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 4

Nome: Laiza Regina Macedo  201510980

        A ditadura militar do Brasil, de 1964-1984, foi um período muito intenso para os brasileiros, estes foram postos a um governo autoritário, ao qual sofreram não só quanto a força do governo perante população, mas também aos retrocessos que este período trouxe ao país. Foram impostas medidas de governo que alteraram fortemente o contexto econômico, político e social do Brasil. Além disso, foram restringidas as liberdades de expressão e as liberdades políticas, a mídia foi censurada, todo tipo de informação era controlada e a voz da população e das sindicais não eram mais ouvidas. A ditadura militar foi um período violento e repressivo, mas foi principalmente marcada pela queda da democracia no país.

        Em seu contexto político-econômico, é imprescindível que seja articulado a circunstância do surgimento inicial desse regime militar. Ao início dos anos 60 houve forte reversão da situação econômica com a queda dos investimentos, queda das taxas de crescimento da renda e aceleração da inflação, parte desses problemas refletidos aos desequilíbrios do plano de metas do governo JK. A inconsistência política econômica, acarretou crises conjunturais e estruturais para o país, que deram impulso ao golpe militar. Dessa forma, economicamente falando, pode-se dizer que este veio  para “tentar” minimizar tais fatos. Apesar de ser um governo autoritário, em contrapartida houve um ponto positivo a ser destacado, este conhecido como o” milagre econômico “ que perdurou por um certo período de tempo, a qual melhorou e expandiu o avanço das indústrias e lançou políticas conjunturais de combate a inflação. Mas é claro que essas vitórias não justificam a ditadura de tal governo.

        

        De acordo com DRAIBE (1994, p.2 ) no que toca o sistema político, o regime militar deixou um legado bastante negativo. O amordaçamento das instituições e as restriçõe as liberdades públicas  não geram um efeito utópico, desejado pela extrema direita, de  silenciar  para sempre toda voz de oposição o no país e produziram um efeito perverso para cultura política e a vida pública no Brasil. Nesse sentido, ha uma grande constatação dos grandes limites impostos ao Brasil, um deles foi o decreto AI-5 que entrou em vigor em 1968, ano de governo do  presidente Artur Costa E Silva, este que  fechou o congresso, cassou mandatos, proibia manifestações e  impunha a censura. Sendo este um dos piores decretos promulgados de regras extremas e de restrição de liberdades que marcaram quase o absolutismo dos militares, considerado o mais duro golpe contra a democracia, sendo assim um dos maiores objetos de revolta dos brasileiros.

 

        A ditadura gerou uma grande revolta da oposição, houve manifestações, movimentos estudantis, como também resistência a cultural que frustrados com o momento de ditadura que viviam, foram para luta armada tocando no ponto onde os militares eram superiores e sempre venciam. Muitos destes que incomodavam o modelo de governo eram presos, mortos, torturados ou simplesmente desapareciam e qualquer pessoa que fosse contra a forma de governo eram permeados por uma repressão brutal dos militares. Este governo perdurou por 21 anos que jamais serão esquecidos pelos brasileiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (64.8 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com