TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Para o Trabalho

Por:   •  11/3/2021  •  Ensaio  •  1.182 Palavras (5 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Disciplina: Educação para o Trabalho

Professor: Denilson Aparecido

INTRODUÇÃO

Vamos conhecer alguns conceitos, começando pelo objetivo da disciplina Educação para o trabalho e dando sequência a Qualificação Profissional e Pessoal.

É fundamental o aluno refletir a respeito da educação para o trabalho e preparar- se para a inserção no mercado, consciente da importância de uma atuação transformadora e de qualidade.

EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO

A disciplina “Educação para o Trabalho”, tem por objetivo analisar ações, atitudes, comportamentos e tendências, verificando as melhores práticas, para melhorar a relação do trabalhador com o seu ambiente de trabalho.

Há mais de duas décadas, todo o sistema político se preocupam em encontrar maneiras eficazes de unir e vincular um ensino de qualidade e o mercado de trabalho, preparando o indivíduo para um aprofundamento de conhecimentos e um princípio de cidadania.

QUALIFICAÇÃO

Existe grande preocupação em como encontrar essa qualificação e principalmente que ela esteja vinculada em todos os âmbitos.

Silva Cristina Yannoulas e Kelma Jaqueline Soares:

“A discussão sobre qualificação é complexa e polêmica em razão, principalmente, da ausência de consenso quanto aos critérios a serem considerados em sua definição. Por exemplo, devem-se considerar as qualidades/ habilidades do trabalhador ou os requisitos/propriedades do posto de trabalho? Por outro lado, há, também, discordâncias sobre como se medir a qualificação: utilizam- se critérios estritamente técnicos ou, ao contrário, critérios em ordem ideológico-social? [...] Ao final, o que considerar como qualificação? (YANNOULAS e SOARES, 2009 – grifos da autora).

O QUE É CONSIDERADO QUALIFICAÇÃO?

A Grande questão é que não há como separar a qualificação pessoal da qualificação profissional.

Hoje, o mercado exige uma qualificação completa e abrangente, pessoal e profissional. Deve-se pensar seguindo um princípio cidadão que priorize seus reais direitos e deveres, respeitando a coletividade, o ambiente e a si mesmo.

Esta é a base estrutural, desenvolver saberes individuais, coletivos e institucionais para poder sentir-se autoconfiante e seguro para qualquer tipo de trabalho que possa desenvolver. Não importa qual será a atuação no mercado; não há profissões melhores ou piores, mas indivíduos que as desempenham com nobreza ou não.

QUALIDADES PESSOAIS

Atualmente, existem uma série de qualidades pessoais que estão sendo cada vez mais valorizadas pelas empresas, e enfatizadas na seleção na seleção de pessoal pelos departamentos de RH. Para que o profissional tenha uma vantagem competitiva, hoje é fundamental desenvolver e cultivar estas qualidades. Vamos conhecer alguma delas:

  • Empreendedorismo: Há muito tempo se fala sobre empreendedores e seus desejos de independência, sua grande auto-confiança e autonomia. Empreendedores        possuem        forte        pré-disposição        para        o        progresso, acreditam que podem tecer o próprio futuro e melhorar o ambiente externo. David McClelland, psicólogo norte-americano de Havard, é responsável pela teoria comportamental do empreendedorismo e realizou uma pesquisa de motivação humana e identificou que o indivíduo empreendedor tem estrutura motivacional diferenciada: necessidade de realização. Descrita por McClelland por achieving, que significa realizar/conquistar algo difícil com esforço próprio.
  • Criatividade: Em termos simples, a criatividade é a capacidade que o indivíduo tem de criar algo. Porém, cabe uma pergunta: Apenas quem cria algo é criativo? Na verdade não. Podemos notar que a engenhosidade e a inovação fazem parte deste conceito. A engenhosidade é aquela capacidade que temos de "dar um jeitinho" nas coisas para que elas estejam mais ao nosso modo, ao nosso jeito, usando nossas habilidades para criar ferramentas ou adaptar as situações ao nosso gosto, principalmente quando nos falta um recurso. Um exemplo de engenhosidade é aquele da cozinheira que adapta suas receitas na falta de um ingrediente. E é da engenhosidade que surge a inovação. Afinal, a inovação nada mais é do que fazer algo de um jeito diferente, igualmente ou até mais eficiente do que o jeito anterior. Ainda no caso da cozinheira, a

falta de um ingrediente foi reparada com a sua engenhosidade, adaptando um outro ingrediente similar ou equivalente e uma nova receita pode ter surgido desta experiência. Pode-se dizer então que é uma cozinheira criativa pois ela conseguiu resolver uma situação com engenhosidade e, por que não dizer, até mesmo com inovação.

  • Relacionamento Interpessoal: O relacionamento interpessoal é a conexão feita por duas ou mais pessoas de um mesmo círculo. Ele tem muito a ver com a maneira que tratamos e nos relacionamos com os outros e a qualidade dessas relações. No núcleo profissional, trata-se da forma como nos relacionamos com os colegas de trabalho. E manter bons relacionamentos profissionais é imprescindível para o sucesso na carreira de qualquer profissional, tanto para termos um networking qualitativo quanto para contribuir com o clima positivo dentro da equipe.

  • Proatividade: Consiste em um comportamento de antecipação, onde a pessoa com essa qualidade toma a iniciativa na empresa, seja na criação de projetos, resolução de problemas ou organização de suas tarefas para que as mesmas sejam feitas antes do prazo final, caso haja algum imprevisto. Ser uma pessoa proativa não é esperar receber ordens, é executar as atividades sem esperar o pedido superior. É buscar novos desafios a procura de solucionar diferentes problemas e conseguir melhores resultados.
  • Resiliência: Conceito emprestado pela física à psicologia do trabalho, a resiliência é a capacidade de resistir às adversidades e reagir diante de uma nova situação. Um profissional pode precisar dela tanto para encarar a pressão e a competição do mercado quanto para atravessar momentos difíceis, como crises econômicas e acidentes.
  • Multitask ou Multitarefa: Trata-se do profissional capaz de desempenhar com qualidade, várias tarefas ao mesmo tempo. Um profissional multitask, é capaz de gerenciar grande demanda de trabalho, e até mesmo comando de equipes, por isso é uma das características essenciais para cargos de liderança.
  • Polivalência: O profissional Polivalente por possuir uma qualificação diversa, pode trabalhar em setores diferentes da empresa, o que o torna um profissional diferenciado e valioso. A Polivalência ou "multifuncionalidade" é sinônimo de profissional que desenvolve bem tarefas e funções pertinentes ao seu cargo, mas, principalmente, que possui capacidade de apreender novos conhecimentos e estar preparado para oferecer soluções aos mais diversos problemas enfrentados pela organização.
  • Orientado à resultados: Podemos exemplificar o foco em resultados como profissionais capacitados que procuram agir como os responsáveis pela

empresa, zelando pela produtividade e pela economia total da empresa. Profissionais orientandos à resultados perseguem metas, priorizam a economia de um modo geral ou que procuram levar ao seu gestor ideias de redução de custo em processos, dentro do seu ambiente de trabalho.

  • Assertividade: Assertividade é uma postura comportamental diante das pessoas e de situações cotidianas. Não está ligada ao que é certo ou errado; está ligada à nossa maneira de expor e defender nossas posições. Pessoas assertivas são diretas sem ser rudes; utilizam da sua força moral, da qualidade de seus argumentos e de sua capacidade de síntese para ir direto ao ponto sem rispidez.

  • Transparência: Ser transparente no trabalho é informar alguma coisa sem escondê-la. É trabalhar de forma honesta sem esconder informações importantes. Não é divulgar todas as informações da empresa, mas sempre manter uma boa comunicação em todos os níveis, passando as informações corretas a cada membro da equipe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (95 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com