TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Elaborar um bom orçamento e muito mais complexo que aquilo que temos em mente,

Por:   •  8/12/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  948 Palavras (4 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 4

Sinopse

Elaborar um bom orçamento e muito mais complexo que aquilo que temos em mente, geralmente fazemos isto todo mês de forma básica com as contas de casa, mas quando se trata de uma grande empresa precisamos sair do “ABC” domestico e ir mais alem nos conceitos e formulas para elaborar um bom orçamento. Dentre outros, há alguns erros e problemas que prejudicam e/ou destroem um bom orçamento e gostaria de destacar a principio o conceito. Por vezes confundido com plano de negócios mostrando-se pouco realista e inviável, ou elaborado sem profundidade e por mera formalidade pelo alto escalão da empresa sem ter conhecimento da real condição dos setores torna-se um mero documento formal e sem credibilidade e comprometimento. Vejamos agora as 10 maiores armadilhas do orçamento:

1. Conduzir o processo de trás para frente

   Erro muito comum na elaboração do orçamento e “colocar a carroça na frente dos bois”, um bom orçamento precisa de um planejamento estratégico que determina opõe fazer e um planejamento tático que determina como fazer, após isto, o orçamento e elaborado com base solida e realista, definindo todos os aspectos financeiros. Fazer um orçamento sem planejamento definido e quase impossível.

2. Estimar custos no escuro

   O próprio titula já nos diz bastante, quando não temos informações suficientes sobre o custo dos processos, matéria prima, Mao de obra, administrativos, tributários e outros para sermos exatos na elaboração, podem dizer que a margem de erro pode ser catastrófica, e de suma importância saber com exatidão o custo de cada etapa do produto ou serviço ofertado.

3. Começar de cima para baixo

   Um bom planejamento começa em observar a pratica de produção, e apartes disto, traçar novas diretrizes ou melhorias. Tendo em vista que o orçamento depende de um bom planejamento, nunca podemos orçar sem ouvir e dialogar com os responsáveis do setor de produção, pois eles sabem na pratica os desafios enfrentados, iniciando de baixo pra cima quando se refere no nível hierárquico e não de cima para baixo, alem de um orçamento mais viável e realista, você motiva os gerentes a cumprir aquela meta que eles mesmos ajudaram a estabelecer.

4. Atingir a meta a qualquer custo

  Ter metas e quase sempre muito bom para a produção ou execução de algum serviço, mas pode ser um limitador de crescimento se feito sem estudo, quando um profissional alcança a meta ele para ou reduz seu desempenho mesmo tendo capacidade de produzir mais ele então se limita a fazer apenas o planejado e a empresa por ser tão inflexível acaba perdendo a oportunidade de lucro.

5. Tratar o orçamento como um mandamento gravado em pedra

   Atrelado com o problema relatado acima, os profissionais vem sendo cada vez mais limitados na hora de observar o horizonte de modo que fica difícil prever os dados de todo o ciclo anual. Com isso, alterações são feitas conforme novos ou diferentes dados vão se apresentado com o passar do tempo, alocando seus recursos e se adequando conforme for apropriado, mas para isso e necessário muito preparo, conhecimento, ferramentas tecnológicas e dados padronizados para não se perder durante a atualização.

6. Apegas-se a planilhas

   As planilhas são realmente fundamentais para todo tipo de administração e no orçamento não e diferente, usamos comumente para elaborar o orçamento, mas quando se trata de alterar e realocar recursos e outras tarefas mais complexas o trabalho fica mais pesado e com muitas chances de erro que e inaceitável. Hoje ha software específicos para cada tipo de orçamento e suas aplicações, que padronizam dados e fazem com exatidão as funções que em uma planilha levaria muito tempo, recurso humano e com uma taxa e erro alta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (56.6 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com