TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Física Mente

Ensaios: A Educação Física Mente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2013  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  1.310 Visualizações

Página 1 de 2

Medina, João Paulo Subirá, 1948-

A Educaçã Física cuida do corpo e... "mente": Bases para renovação e transformação da Educação Física / João Paulo Subirá Medina. -9ª ed. -Campinas, SP: Papirus. 1990.- (Coleção Krisis)

O tópico A Educação Física mente traz como tema central a desvalorização da Educação Física como ciência pois nem mesmo os profissionais de Educação Física possui intendimento do que a mesma representa, do que ela realmente é. E por consequência, os estudantes também não sabe o que é a Educação Física, se apegam apenas em conceitos vagos, que atualmente já perderam o seu sentido. De fácil intendimento, o texto deixa bem claro que existe diversos equivocos em torno da Educação Física. Será que realmente essa educação está realmente sendo feita? Existe uma carência muito grande em torno da Educação Física pois esta não tem um sentido que se adeque ao seu momento histórico -evolutivo. O autor cita como exemplo o termo sáude, o quanto o seu sentido mudou, não tem mais sentido utilizar o termo saúde como ausência de doença, assim como não tem sentido uma ciência se apegar tanto à conceitos que se renovam constantemente. Apesar de não desvalorizar os pioneiros da Educação Física e saber de sua real importância, o autor conclui em primeira pessoa deixando bem claro que não se pode estudar o corpo tratando-o como se o mesmo tivesse 4 dimensões, mas como uma totalidade em que um aspecto depende indiscultivelmente de outro.

Quando nos deparamos com o questionamento o que é Educação Física nós não sabemos como dar uma resposta, sempre dizemos: eu sei o que é, mas não sei explicar. como pode um estudante da Ciência Educação Física, não saber o que de fato é o seu instrumento de estudo? o texto traz esses questionamentos e nos leva a refletir nossas ações, ou nossa falta de ação, nossa estáticidade em procurar saber o que realmente é Educação Física ou até mesmo criar o nosso próprio conceito adequando-o ao momento histórico em que vivemos. De fácil compreensão, o texto é coeso, objetivo e direto não nescessitando que o leitor seja um acadêmico para que consiga entender a sua mensagem. Essa obra é indicada para professores e estudantes de Educação Física que não sabem do que se trata o seu instrumento de estudo e trabalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com