TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Empresa Individual de Reponsabilidade Limitada

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 2

EIRELI - Empresa Individual de Responsabilidade Limitada instituída pela Lei 12.441/11 trouxe três alterações ao Código Civil de 2002.

Sendo a inclusão da EIRELI como espécie de gênero de direito privado, ao adicionar o inciso IV ao artigo 44.

Regulamentou a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada ao acrescentar o artigo 980-A.

Alteração ainda o parágrafo único do artigo 1033, impedindo que a sociedade na falta de dois ou mais sócios, quando o sócio remanescente transformar a sociedade para empresário individual ou empresa individual de responsabilidade limitada seja separada.

Com a vigência da referida Lei que se deu em 09 de janeiro de 2012, surgiram diversas discussões sobre a instituição da EIRELI, Que destaca seus aspectos positivos e negativos.

Aspectos Positivos e Negativos da EIRELI

 

Aspectos Positivos

 

A EIRELI possui diversos pontos positivos, como:

Redução do número de sociedades limitadas fictícias, que são constituídas por dois sócios apenas para limitar a responsabilidade ambos, mas na verdade administradas por uma só pessoa, ou seja, o que ocorria antes era a criação de diversas sociedades empresariais com dois sócios, só que somente um deles administrava o negócio, o outro simplesmente agia como integrante para evitar que o patrimônio do sócio administrador fosse confundido com o do empreendimento no caso de dívidas, eram as chamadas “sociedades laranja”.

Outro ponto positivo é que quando a sociedade se desfizer aquele que desejar mantê-la, terá um prazo de no máximo 180 dias para encontrar um novo sócio, se não conseguir essa sociedade será liquidada, com chegada da Lei, trouxe a possibilidade de mudança da sociedade em EIRELI, o que resulta em um maior estímulo ao empreendedorismo.

A EIRELI trouxe para o empresário individual uma proteção ao seu patrimônio pessoal, com as devidas limitações da lei, tendo em vista que garantiu ao empresário a separação patrimonial entre seus bens pessoais e os bens da empresa.

O objetivo da EIRELI é “permitir que um determinado empreendedor, individualmente, exercesse atividade empresarial limitando a sua responsabilidade, em princípio ao capital investido no empreendimento, ficando os seus bens particulares resguardados”.

 

Aspectos Negativos

 

O problema da nomenclatura, o Legislador, criou uma nova pessoa jurídica, a Empresa individual de responsabilidade limitada, para muitos doutrinadores essa denominação seria mal entendida, baseado na diferença existente entre empresa que é uma “atividade econômica organizada” e o empresário, que é  a “pessoa que exerce atividade econômica organizada”, a nomenclatura adequada seria a de “Empresário Individual de Responsabilidade Limitada”.

 

A polêmica existente sobre a restrição do capital social mínimo exigido é outro aspecto negativo, que seria de 100 vezes o valor do maior salário do país. As divergências surgem, pois como bem prevê Ramos “não existe regra legal de capital mínimo para a constituição de qualquer sociedade”, assim essa cobrança se torna questionável, além do conceito do capital inicial se restringir.

Na EIRELI não existe uma sociedade e sim parte de um patrimônio de uma pessoa física ou jurídica, utilizado no empreendedorismo, nesse sentido estabelece Pinheiro que “melhor seria que o Legislador tivesse optado por 'capital separado', 'capital afetado', 'capital integralizado', 'capital inicial' ou algo semelhante”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (65.5 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com