TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Engenharia de Produção

Por:   •  12/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.356 Palavras (6 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 6

Nome: Daniel Leite da Silva

Matrícula: 15113160074

Curso: Engenharia de Produção

Polo: São Gonçalo 

Plataforma Moodle/CEDERJ: fóruns, sala de tutoria a distância e avaliações a distância como ferramentas fundamentais para o sucesso de um curso de EAD

1. Introdução:

C        om o avanço dos diversos tipos de tecnologias nas áreas de comunicação e informação surgem a cada dia novas possibilidades para os processos de ensino-aprendizagem a distância. No Brasil, embora seja recente, o processo de ensino-aprendizagem mediatizado pelo uso de tecnologias já não é uma novidade e tem se materializado como um tema em constante discussão e reflexão1.

        A EaD (Educação a Distância) caracterizada como uma modalidade de educação, vem crescendo significativamente nos últimos anos, seja pelo número de cursos oferecidos, seja pelas distintas etapas de escolarização em que vem sendo ofertado, seja pela acessibilidade e permanência possibilitada aos que desejam ampliar seus conhecimentos. Segundo censo2 disponibilizado pela ABED[1]* no Brasil, nas instituições participantes do censo 2013, existiam 1772 cursos regulamentados totalmente a distância, dentre estes 505 cursos são de graduação, conforme mostrado na Tabela 1. Dentre as instituições que oferecem cursos na modalidade a distância o consórcio Cederj coordena a graduação a distância de oito universidades públicas de ensino superior: CEFET, IFF, UERJ, UFRJ, UFRRJ, UFF, UNIRIO, UENF. A modalidade de ensino é semipresencial e existem 32 polos Cederj espalhados pelo estado do Rio de Janeiro3. 

        Sabe-se que na EaD não há apenas o professor e o estudante, para facilitar a aprendizagem é necessário o utilização crescente de multimídias e ferramentas de interação a distância que visam facilitar a assimilação de conteúdo por parte do aluno.

        No consórcio CEDERJ utiliza-se a plataforma Moodle como principal meio de interação entre os estudantes e os professores/tutores. Essa plataforma apresenta uma série de ferramentas que auxiliam na construção do processo ensino-aprendizagem, neste trabalho abordaremos três das principais ferramentas da plataforma Moodle/CEDERJ, são elas: os fóruns de discussão, as tutorias a distância e as avaliações a distância.

Tabela 1. Cursos EAD regulamentados totalmente a distância oferecidos pelas instituições participantes do Censo EAD.BR 2013.

[pic 2]

2. Ferramentas da plataforma Moodle/CEDERJ

2.1. Fóruns

        Os fóruns de discussão on-line são parte importante de um ambiente virtual de aprendizagem, pois o uso de múltiplos recursos e ferramentas de comunicação4,5, com uma proposta pedagógica, pode facilitar a organização e construção do conhecimento por parte do aprendiz. 

         Para Silva6 os fóruns são ferramentas atemporais podendo ser empregadas em plataformas de EAD para debates nos quais vários indivíduos podem contribuir para a construção do conhecimento.

        Na plataforma Moodle/CEDERJ os fóruns constituem um importante espaço para interação entre os alunos e entre os alunos e os professores/tutores, nestes locais ocorre o compartilhamento de ideias e o esclarecimento de dúvidas. Na figura 1 é apresentada uma imagem do fórum

        Nestes locais podem ocorrer também a troca de informações a respeito de acontecimentos relacionados não apenas ao conteúdo da disciplina, mas também de informações relevantes ao andamento do curso.

[pic 3][pic 4]

2.2. Sala de tutoria a distância

        Na modalidade de Educação a Distância existem três elementos fundamentais em interação: aluno, material didático e professor. A experiência com EaD, independente da concepção de educação adotada e das ferramentas didáticas utilizadas (televisão, rádio, internet, material impresso), tem demonstrado que o sistema tutorial é cada vez mais indispensável ao desenvolvimento de aulas a distância. Nesse processo, cabe ao tutor acompanhar as atividades discentes, motivar a aprendizagem, orientar e proporcionar ao aluno condições de uma aprendizagem autônoma7. 

        A plataforma Moodle/CEDERJ conta com um ambiente denominado  “Sala de Tutoria”, sendo que este é o local indicado para comunicação entre tutores a distância e alunos. Segundo DE SOUZA7 a tutoria pode ser entendida como uma ação orientadora global, chave para articular a instrução e o educativo. O sistema tutorial compreende, desta forma, um conjunto de ações educativas que contribuem para desenvolver e potencializar as capacidades básicas dos alunos, orientando-os a obterem crescimento intelectual e autonomia, e para ajudá-los a tomar decisões em vista de seus desempenhos e suas circunstâncias de participação como aluno.

        

        Na “Sala de Tutoria” da plataforma Moodle/CEDERJ uma série de funcionalidades está disponível para facilitar a interação entre tutor e aluno, permitindo o esclarecimento de dúvidas, a disponibilização de resultados e atividades, a busca de informações relevantes de forma rápida e eficiente, além de permitir a disponibilização de vídeos que possam auxiliar na assimilação do conteúdo.

2.1. Avaliações a distância

        Um dos processos mais difíceis de um curso, seja ele na modalidade a distância ou  presencial, é a elaboração de métodos de avaliação eficazes para verificar se o processo ensino-aprendizagem está sendo realizado adequadamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (222.2 Kb)   docx (81.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com