TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estatística Aplicada

Por:   •  6/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.926 Palavras (12 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIDADE DE ENSINO: SÃO GONÇALO (RJ) – CENTRO UNIV. PLÍNIO LEITE – UNIPLI

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: ESTATÍSTICA

ÁDRIA MAYARA DE SANTANA GUILHERME

ERIKA GONÇALVES SALLES DA ROCHA – RA 6942012609

RODRIGO DE R. SOUZA – RA 694201267

PAULA LOPES MIRANDA- RA 7581614573

FILIPE DOS SANTOS GONÇALVES – RA 73045458005

DAYANE MARTA NUNES DA SILVA- RA 8332000338

MARTA NUNES DA SILVA- RA 8332000338

ESTATÍSTICA

SÃO GONÇALO

2014

[pic 2]

SUMÁRIO

        

  1. Introdução.......................................................................................................... 4
  2. Conceitos Iniciais..............................................................................................  5
  3. As aplicações das pesquisas estatísticas............................................................ 10
  4. Aplicação da Estatística na área da Administração........................................... 11
  5. Pesquisa do café – dados coletados.................................................................. 13
  6. Tabela de frequência......................................................................................... 17
  7. Representação gráfica da frequência absoluta.................................................. 18
  8. Representação gráfica da frequência relativa.................................................... 19
  9. Relatório sobre distribuição de frequência e gráficos....................................... 20
  10. Peculiaridades e cálculos das medidas de tendência central e dispersão.......... 21
  11. Resultado final................................................................................................... 22
  12. Considerações finais.......................................................................................... 23
  13. Bibliografia........................................................................................................ 24

  1. INTRODUÇÃO

Pesquisa sobre Estatística. Suas competências e Habilidades. Discutem-se primeiramente os desafios para o gestor contemporâneo e seus papéis atribuído a Ciência da Estatística, conceitua-se o que é Estatística e sua importância perante a sociedade. Apresentam-se pesquisa de amostra populacional e suas principais características, vantagens e aplicações. Conceitos de como a Estatística é usada na área da administração.

Representamos graficamente os dados de uma tabela de frequência e apresentamos as peculiaridades e cálculos das medidas de tendência central e dispersão, dando um parecer investigativo a um lote de café. Destaca-se, então, a importância que as empresas e seus administradores têm no entendimento e no relacionamento entre os componentes da organização e da Estatística.

  1. CONCEITOS DE ESTATÍSTICA

O que modernamente se conhece como Ciências Estatísticas ou simplesmente Estatísticas, é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que entre outros tópicos envolve o planejamento do experimento a ser realizados, a coleta qualificada dos dados, a inferência, o processamento, a análise e a disseminação das informações.  

O desenvolvimento e o aperfeiçoamento de técnicas estatísticas de obtenção e análise de informações permitem o controle e o estudo adequado de fenômenos, fatos, eventos e ocorrências em diversas áreas do conhecimento. A Estatística tem por objetivo fornecer métodos e técnicas para lidarmos, racionalmente, com situações sujeitas a incertezas.

O crescente uso da Estatística vem ao encontro da necessidade de realizar análises e avaliações objetivas, fundamentadas em conhecimentos científicos. As organizações modernas estão se tornando cada vez mais dependentes de dados estatísticos para obter Informações essenciais sobre seus processos de trabalho e principalmente sobre a conjuntura econômica e social. As informações estatísticas são concisas, específicas e eficazes, fornecendo assim subsídios imprescindíveis para as tomadas racionais de decisão. Neste sentido, a Estatística fornece ferramentas importantes para que as empresas e instituições possam definir melhor suas metas, avaliar sua performance, identificar seus pontos fracos e atuar na melhoria contínua de seus processos.

Apesar de a Estatística ser uma ciência relativamente recente na área da pesquisa, ela remonta à antiguidade, onde operações de contagem populacional já eram utilizadas para obtenção de informações sobre os habitantes, riquezas e poderio militar dos povos.

Após a idade média, os governantes na Europa Ocidental, preocupados com a difusão de doenças endêmicas, que poderiam devastar populações e, também, acreditando que o tamanho da população poderia afetar o poderio militar e político de uma nação, começaram a obter e armazenar informações sobre batizados, casamentos e funerais.  Entre os séculos XVI e XVIII as nações, com aspirações mercantilistas, começaram a buscar o poder econômico como forma de poder político. Os governantes, por sua vez, viram a necessidade de coletar informações estatísticas referentes a variáveis econômicas tais como: comércio exterior, produção de bens e de alimentos. Etimologicamente a palavra estatística vem de “status” expressão latina que significa “sensu lato”, o estudo do estado. Os primeiros a empregarem esse termo foram os alemães seguidos pela Itália, França, Inglaterra e ainda outros países.

         Para Levasseur a estatística é: “O estudo numérico dos fatos sociais”.

         Yule define estatística como: “Dados quantitativos afetados marcadamente por uma multiplicidade de causas”.

Uma definição mais usual nos dias de hoje seria: “Um método científico que permite a análise, em base probabilística, de dados coligados e condensados”. Ou ainda podemos dizer que Estatística é um conjunto de métodos quantitativos, que servem para a coleta, organização, redução e apresentação de dados, análise dos mesmos e a obtenção de conclusões válidas e tomadas de decisões a partir de tais análises.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)   pdf (314.1 Kb)   docx (456.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com