TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução Histórica da Contabilidade

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.025 Palavras (5 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 5

Aula-tema: Evolução Histórica da Contabilidade

ETAPA 1

Passo 2: Discutir em equipe sobre as informações do vídeo e responder as questões a seguir:

a) Quem e quando se praticava uma contabilidade rudimentar?

R: Pode-se dizer que o homem primitivo praticava contabilidade rudimentar, ao contar seus rebanhos, instrumentos de caças e pesca 3000AC.

b) Onde foram encontrados os primeiros registros patrimoniais?

R: Os primeiros registros patrimoniais foram encontrados na Mesopotâmia, atual Iraque, nos quais o homem começa a organizar seus patrimônios e dar origem ao diário.

c) Onde foram encontrados os primeiros livros contábeis?

R: No Egito, onde registros eram feitos no papiro encontrado às margens do rio Nilo, no qual os escribas registravam movimentos, como por exemplo, o número de animais de seu rebanho.

d) Quem foram os primeiros a desenvolverem as bases de trocas monetárias? Qual mudança significativa ocorreu na ocasião?

R: Os primeiros a desenvolverem as bases de trocas monetárias foram os Fenícios que navegavam pelo mediterrâneo a fim de expandir seu comércio, ocorreu a simplificação dos registros por símbolos.

e) Qual reinado se expandiu por toda a Europa, norte da África e Oriente Médio disseminando o sistema jurídico de contabilidade organizado?

R: Os romanos, o mais desenvolvido império da antiguidade, levaram aos outros povos o que pode ser chamado de sistema jurídico e contabilidade organizada.

f) Quem foi Luca Pacioli? Qual a contribuição dele para a Contabilidade?

R: Luca Pacioli foi um frade franciscano, era um matemático que criou e desenvolveu o método denominado partidas dobradas.

g) O que é o Método das Partidas Dobradas?

R: Princípio contábil segundo o qual todo lançamento de crédito em uma conta faz que surja outra conta onde é registrada a mesma importância a débito.

h) Quem eram os Provedores da Fazenda?

R: Os Provedores de Fazenda surgiram no ano de 1500, quando o Brasil foi descoberto e foram os primeiros contadores em solo brasileiro que começaram a regulamentar os princípios contábeis através de cartas régias, instituíam cargos e funções na administração fazendária.

i) Quando se iniciou o ensino de Contabilidade no Brasil?

R: No ano de 1770, onde foi sancionada uma lei, em Portugal, que regulamentava o exercício da profissão contábil, a vinda da família real no Brasil, dava início ao ensino contábil em terras brasileiras com instalação em 1810 da aula de comércio da corte, depois disso sugiram outras escolas que divulgavam e criavam normas e métodos.

j) Qual é a mais antiga instituição profissional e cultural da Ciência Contábil brasileira?

R: A mais antiga instituição profissional e cultural de Ciência Contábil brasileira foi a Associação dos Guarda-Livros da Corte, fundada em 18 de abril de 1869 na cidade do Rio de Janeiro.

k) Quando e onde se realizou o primeiro Congresso Nacional de Contabilidade?

R: Em 1924 no Rio de Janeiro foi realizado o primeiro Congresso Nacional de Contabilidade.

l) Qual presidente do Brasil sancionou a lei que reconhecia a atividade de Contabilidade?

R: O presidente Eurico Gaspar Dutra através do Decreto Lei 9.295/46 reconhecia uma das profissões mais antigas do Brasil.

m) O que é ábaco? Quando surgiu e qual a sua função?

R: Foi o primeiro instrumento para auxiliar o homem na contabilidade, surgiu há 3500 anos. O ábaco é um antigo instrumento de cálculo, formado por uma moldura com bastões ou arames paralelos, disposto no sentido vertical, correspondente cada um a sua posição digital e nos quais estão os elementos de contagem que podem fazer deslizar livremente. O ábaco pode ser considerado como uma extensão do ato natural de se contar nos dedos. Emprega um processo de cálculo com o sistema decimal, atribuindo a cada múltiplo de dez.

n) Quando surgiu a primeira máquina auxiliadora de cálculo? Quem desenvolveu essa máquina?

R:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (47.4 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com