TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução do Pensamento Administrativo

Por:   •  5/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.954 Palavras (20 Páginas)  •  593 Visualizações

Página 1 de 20

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        O QUE É UMA ORGANIZAÇÃO        

3.        O QUE É ADMINISTRAR        

4.        COMO SE REALIZA O PROCESSO DE ADMINISTRAÇÃO        

4.1 Planejamento –        

4.2 Organização –        

4.3 Direção –        

4.4 Controle –        

5.        A ESCOLA CLÁSSICA DE ADMINISTRAÇÃO        

6.        O MOVIMENTO DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA        

7.        GESTÃO ADMNISTRATIVA        

8.        AS ÁREAS FUNCIONAIS DA ORGANIZAÇÃO        

9.        ESTUDO DE CASO        

9.1        PERFIL DA ORGANIZAÇÃO        


  1. INTRODUÇÃO

O objetivo da APS é possibilitar que os alunos possam analisar de uma forma prática o que foi aprendido na teoria ensinada. Com a realização desse trabalho, o aluno poderá ter uma visão mais ampla da realidade que será vivida em seu meio profissional.

O tema que será abordado na APS do 2º semestre de 2016 é: Um estudo sobre a aplicação de conceitos da escola clássica de administração na empresa Estúdio Vila Romana Cabelereiros – empresa de pequeno porte.

O trabalho será desenvolvido da seguinte maneira:

 – Revisão conceitual: serão apresentados conceitos que foram ensinados em sala de aula, como: o que é uma organização; o que é administrar; como se realiza o processo de administração; a escola clássica da administração; administração científica, gestão administrativa e as áreas funcionais da administração.

 – Estudo de caso: serão apresentadas informações relevantes sobre a empresa escolhida pelo grupo para a realização do trabalho.

 – Descrição e identificação de práticas na empresa/organização: serão apresentadas as descrições de como a organização se comporta, com base nas teorias aprendidas em sala de aula.

 – Interpretação dos dados: serão apresentados os pontos da organização que, ao serem analisados, requerem sugestões de melhorias que se tenha um melhor desenvolvimento organizacional.

 – Considerações finais: será apresentado o ponto de vista equipe em relação à realização do trabalho de APS.

  1. O QUE É UMA ORGANIZAÇÃO

O mundo em que vivemos é uma sociedade institucionalizada e composta por organizações. Todas as atividades relacionadas à produção de bens (produtos) ou prestação de serviços (atividades especializadas) são planejadas, coordenadas, dirigidas, executadas e controladas pelas organizações. Todas as organizações são constituídas por pessoas e por recursos não humanos (como recursos físicos e materiais, financeiros tecnológicos mercadológicos, etc). A vida das pessoas depende intimamente das organizações e essas dependem das atividades e do trabalho daquelas. (Idalberto Chiavenato, 2011).

Existem vários modelos de organização. Podemos falar de organização escolar, organização empresarial, organização pessoal, organização de eventos, organização doméstica, etc. Em todas essas aplicações, o sentido de organização se baseia na forma com as pessoas se inter-relacionam entre si e na coordenação e distribuição dos diversos elementos envolvidos, com vista a uma mesma finalidade. De um modo geral, organização é a forma como se dispõe um sistema para atingir os resultados pretendidos.

Em Administração de Empresas, entende-se por organização uma entidade social formada por duas ou mais pessoas que trabalham de forma coordenada em determinado ambiente externo visando um objetivo coletivo. Envolve a divisão de tarefas e atribuição de responsabilidades.

Uma organização é a junção de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma única pessoa. De acordo com Sobral (2013, página 5): "Podem ser organizações formais, como no caso de um exército ou de uma empresa, ou informais, como um grupo de amigos que se junta para jogar vôlei na praia."

As organizações formais possuem uma estrutura hierárquica com suas regras e seus padrões. Os organogramas com sua estrutura bem dimensionada podem facilitar a autonomia interna, agilizando o processo de desenvolvimento de produtos e serviços. O mundo empresarial cada vez mais competitivo e os clientes a cada dia mais existentes levam as organizações e pensar na sua estrutura, para se adequar ao que o mercado procura. Com os órgãos bem que dispostos nessa representação gráfica, fica mais bem objetivada e hierarquia bem como o entrosamento entre os cargos.

As organizações informais por outro lado, possui uma característica a espontaneidade. Essas organizações caracterizam-se nos usos e costumes, nas tradições, ideias e normas sociais que cada componente da organização traz consigo. A organização informal é feita por interações e relações espontâneas, cuja duração e natureza superam as interações e relações formais.

As organizações possuem uma estrutura que define e delimita qual é o comportamento e quais são as responsabilidades de cada um dos seus membros. O desenvolvimento de uma estrutura organizacional envolve a definição de regras e procedimentos internos, a divisão do trabalho, a descrição de funções, o estabelecimento de relações de autoridade entre seus membros, entre outros. Assim, uma organização é uma entidade que possui um propósito, é composta por pessoas ou membros, e tem uma estrutura organizacional. (Sobral, 2013)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.6 Kb)   pdf (350.5 Kb)   docx (243.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com