TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução do Pensamento Administrativo

Por:   •  31/3/2020  •  Dissertação  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 2

Unicarioca

Evolução do Pensamento Administrativo

Turma: 837-62142

Crítica à Administração Científica

aluno(a): Camila Silva Paz dos Santos

Matrícula: 2020102268


A administração científica é uma abordagem teórica da administração criada por engenheiros, cientistas e administradores com o foco na melhoria da eficiência do trabalhador e na administração do trabalho.

Frederick W. Taylor foi o pai da administração científica, ele empenhava-se em compreender o trabalho, buscava otimizar a produtividade, aumentar a eficiência do trabalhador.  Ele não confiava nos trabalhadores e dizia que os trabalhadores eram preguiçosos e precisavam ser supervisionados. A administração científica estudava o trabalho que o funcionário estava fazendo e imaginava uma maneira de diminuir o tempo e eliminar movimentos para aumentar a produtividade.

O pagamento era feito por peça produzida, assim induziam os trabalhadores a produzirem mais, portanto a remuneração era de acordo com a produção. A principal característica da administração científica é o mecanicismo.

Embora a organização seja constituída de pessoas, deu-se pouca importância ao elemento humano e colocou os trabalhadores como “um arranjo rígido e estático de peças’’ , ou seja, como uma máquina. Daí a denominação teoria da máquina dada à administração científica.


A administração científica não considerava o lado social e humano do trabalhador, analisava o seu desempenho apenas observando suas tarefas executadas na linha de produção. tratava os operários apenas como uma engrenagem do sistema produtivo, passivo e desencorajado de tomar iniciativas.

A padronização do trabalho é visto somente como uma intensificação e não como uma forma de racionalizar o trabalho. Os operários tem uma grande redução da satisfação com o trabalho pois a superespecialização do operário facilita o treinamento e a supervisão do trabalho, porém, o mesmo tem apenas uma visão limitada do processo.

a administração científica sugere  uma abordagem científica para a administração, porém, ela mesma teve sua formulação baseada no conhecimento empírico sem comprovação científica. ela se restringe apenas as características formais da organização não considerando aspectos psicológicos, não considerando os conflitos que podem haver entre objetivos individuais e organizacionais, não considerando as influências externas que afetam a organização tratando ela como um sistema fechado.


referências bibliográficas

HTTPS://SITEANTIGO.PORTALEDUCACAO.COM.BR/CONTEUDO/ARTIGOS/ADMINISTRACAO/ADMINISTRRACAO-CIENTIFICA-E-TEORIA-CLASSICA/73274

https://youtu.be/fCkFjlR7-JQ

https://www.todamateria.com.br/taylorismo/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (505.4 Kb)   docx (40.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com