TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução do Pensamento Administrativo

Por:   •  6/6/2020  •  Resenha  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 2

As mudanças decorrentes da era da informação introduziram a filosofia da busca pela excelência. O pensamento administrativo avançou, sobretudo após a disseminação da tese de que não há uma única maneira de administrar. O ambiente ficou mais dinâmico e mudanças se tornaram mais frequentes, introduzindo uma nova era.

Com base no vídeo apresentado:

Acesse: Filme - Corrida sem linha de chegada

ATIVIDADE

1) Um ambiente em constante mutação, com alterações cada vez mais rápidas e significativas, exige uma empresa com capacidade de adaptação crescente ao meio que está inserida. A Teoria da Contingência proporciona uma nova visualização organizacional: a ênfase deixa de ser a própria empresa e passa a ser o ambiente externo em que ela opera. Além do ambiente, a tecnologia também influencia muito as organizações atuais, que têm de adaptar suas funções e operações da melhor maneira possível, para aproveitar os recursos disponíveis. As diversas mudanças decorrentes dos fatores ambientais e tecnológicos demandam mudanças na dinâmica organizacional. Faça uma resenha crítica sobre o filme abordando aspectos da mão-de-obra, tecnologia, estrutura e concorrência.

2) As mudanças decorrentes da era da informação introduziram a filosofia da busca pela excelência. Novas abordagens que ganharam repercussão na área de administração a partir dos anos 1990. Podemos citar a gestão pela qualidade total, a reengenharia, a gestão de projetos e outras abordagens. Entretanto, novas teorias surgem e com elas aparecem novos modelos de gestão. Comente sobre alguns destes novos modelos de gestão como: Benchmarking, Downsizing e Terceirização.

RESPOSTA:

1) O filme ''Corrida sem linha de chegada", ambienta um cenário de necessidade evolutiva de seus produtos e serviços, por questionamentos de seus fregueses por algo mais confortável, inovador e de qualidade. As empresas se viram obrigadas a buscar novas tecnologias e investir em fornecedores de melhor qualidade, afim de oferecer um produto melhor e que fosse do agrado de seus clientes. Foi necessário também, investir em melhores condições aos seus empregados, melhores estruturas na empresa e entender melhor a concorrência para poder superar o produto ou serviços oferecidos.

2) O Benchmarking é o modelo que visa a utilização de informações de outras empresas, afim de melhorar os produtos e identificar novas tecnologias, tomar referências e fazer comparações. O Downsizing é o método que trata da redução de níveis hierárquicos para buscar o essencial ao negócio. Terceirização é o método que muitas empresas aderem, pois invés de ter que treinar funcionários para tais funções, os terceirizados já vem com a experiencia e a especialização em tais serviços, trazendo qualidade e praticidade e redução nos custos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (33.4 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com