TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução do Pensamento Administrativo

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.273 Palavras (14 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 14

Universidade Paulista

Instituto De Ciências Sociais E Comunicação-ICSC

Curso De Ciências Contábeis

YCKS’

Local Ribeirão Preto-SP

Ano 2013

Silmara Ricardo da silva RA: B97467-2

Caroline Angélica Dias RA: b85EFC-7

Raimunda Patrícia S Costa  RA: B9012E-9

Vanessa Cristina Marques RA: B9573G-8

YCKS’

Atividade Práticas Supervisionadas – trabalho apresentado como exigência para a avaliação dos 2º semestres, do curso de Administração ou Ciências Contábeisda Universidade Paulista sob orientação de professores do semestre.

Local Ribeirão Preto-SP

Ano 2013

Índice:

Introdução.......................................................................................................01

1-Fundamentação teórica.................................................................................02

2- Estudo de caso............................................................................................03

-Perfil da organização ......................................................................................03

-Coleta de dados...............................................................................................03

-Analise de dados..............................................................................................03

-Interpretação dos dados...................................................................................03

3 - Considerações finais..................................................................................04

4- elementos textuais......................................................................................05

5-referencias....................................................................................................06

6- anexo............................................................................................................07

7- formulário de composição de equipe........................................................08

Introdução:

A Atividade PRATICASUPERVISIONADA (APS) tem como objetivo fazer um estudo sobre uma empresa/organização com finalidade de propor melhorias para possíveis falhas existentes ou que possam vir a existir.

O tema abordado é com relação à Evolução do Pensamento Administrativo, propondo sugestões de melhorias para o melhor atendimento e relacionamento da empresa com os clientes, sejam eles externos ou internos.

 A empresa escolhida pelo grupo foi uma loja de roupas YCK’S que é uma loja de varejo.

A empresa analisada tem como nome fantasia yck’s jeans, seus principais serviços  são as variedades de roupas, numeração e estilos diferentes para atender todo e qualquer publico.

A loja fica localizada dentro de um shopping  em  ribeirão preto.

 Em  1986 surgiu sua fabrica em Sorocaba ,a maior parte de sua clientela são mulheres, pois mulheres comprão mas q os homens.

 O trabalho será desenvolvido da seguinte forma: Fizemos pesquisas com clientes para saber o que pode ser melhorado no atendimento, analisamos as opiniões e com base nas fundamentações teóricas propomos sugestões de melhorias.

                        

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:

(A Administração é uma ciência da área humana, que no decorrer do Desenvolvimento e da evolução da sociedade teve seu significado e conteúdo ampliando aprofundados, 1993; MENDES, s/ data).

Assim observa-se que o pensamento administrativo foi influenciado por: filósofos ou pensadores; pela Igreja Católica; pela organização militar; pelos economistas liberais e pela Revolução Industrial através da mecanização da indústria agricultura (KURCGANT, 1991) Vejamos então segundo CHIAVENATO (1993) como se deu a evolução do pensamento administrativo segundo essas influências. Se modificando em consequência do contexto sócio, político econômico e das transformações nas formas de organização do trabalho (CHIVENATO).

- Francis Bacon (1561-1626) – fundador da Lógica Moderna antecipou-se ao princípio conhecido em Administração como o principal deve prevalecer sobre acessório.

- René Descartes (1596- 1650) – fundador da filosofia moderna, criador da coordenadas cartesianas influenciou vários princípios da moderna Administração, como-os da divisão do trabalho, da ordem, do controle entre outros.

- Thomas Hobbes (1588- 1679) – desenvolveu a teoria da origem contratualistado Estado, onde o homem primitivo por ser um ser antissocial e viver em guerra permanente com o próximo, necessitava do Estado para impor a ordem e organização Da.

Vida social.

- Jean-Jacques Rousseau (1712 – 1778) – que com a Teoria do Contrato Social, compreende o homem como sendo por natureza boa e afável, mas que com a vida em sociedade se torna deturpado e corrompido.

Por volta de 1884 Frederick Winslow Taylor (1856 – 1915) que nasceu em Germantown, subúrbio da Filadélfia, no estado da Pensilvânia, EUA, vindo de uma família de classe média, abandonou o caminho profissional da advocacia e iniciou como simples operário na siderúrgica Midvale Steel Company, passando a capataz, contramestre, chefe de oficina, a engenheiro em 1885, quando se formou pelo Stevensinstitute. Com este trabalho nesta empresa e a partir de métodos empíricos de observação análise, ele começou a desenvolver, o primeiro modelo científico de organização do trabalho, também denominado de Taylorismo.

Ele verificou que no sistema de pagamento por dia de trabalho os trabalhadores não percebiam nenhuma vantagem em trabalhar arduamente, e assim ele afirmava quase a empresa pudesse estabelecer padrões de desempenho fixos, o trabalhador se esforçaria para receber salários maiores.

A influência da motivação humana no trabalho.

A experiência de Hawthorne permitiu que se mudasse a concepção de homo econômicos, ou seja, a pressuposição de que as pessoas só seriam sensíveis a estímulos de ordem salarial, para a crença no homo social, para o qual as recompensas sociais e simbólicas seriam importantes também. Aparece a Teoria de Campo, de Kurt Lewin, que trata do comportamento humano, em função das pessoas e do ambiente. É explorada a preocupação com as necessidades humanas básicas, assunto da Abordagem Comportamental, que vai aparecer décadas adiante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)   pdf (698.6 Kb)   docx (675.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com