TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução do pensamento administrativo

Por:   •  22/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 3

Centro Universitário Carioca – UNICARIOCA

Disciplina: Evolução do pensamento administrativo

Professora: Luciane Rezende
Unidade: Jacarepaguá
Turma: 432

Integrantes: Daniella Moreira de Freitas (2015102899), Thais Alves Almeida (2015201672), Dayene Sant’Ana Barreto (2015103343), Davi Ferreira da Silva (2015100118), Douglas Rodrigues de Andrade (2016102992), Tainan Andrade Alves (2015201661)

Caso1: O FENÔMENO XEROX

  1. Que tipo de sistema é a empresa Xerox? Justifique sua resposta com base no texto.

Pode-se considerar um sistema aberto, pois apresenta interação com o ambiente e são eminentemente adaptativos. A Xerox inovou o mercado com as fotocopiadoras e foi considerada um dos mais sucedidos  na década de 1960. Com a imitação da concorrência, seus produtos tiveram uma queda no mercado. Ao se deparar com a situação a empresa tomou medidas estratégicas, criaram novas prioridades e fizeram a interação da empresa com o ambiente inserido.

  1. Sobre o ambiente e tecnologia da empresa Xerox, qual a relação de ambos com a estratégia da empresa? Justifique sua resposta com base no texto.

O ambiente e tecnologia da empresa foram utilizados como peças fundamentais em sua estratégia para uma nova reestruturação da companhia, com o objetivo de recolocar a empresa no segmento de produção de copiadoras e obter um avanço necessário para acompanhar o atual mercado de tecnologia, no qual, está em constante mudanças. Para alcançar seus objetivos de sua estratégia, a companhia mudou o seu ambiente, no intuito, de todos os colaboradores ter um objetivo em comum, que no caso é o cliente e reaproveitou os seus produtos para abrir caminho para a criação de novos produtos acompanhando a atual demanda do mercado na Era da informação. Um forte aliado no desenvolvimento da tecnologia da Xerox, são as parcerias de empresas no mesmo segmento.

Caso 2: A virada da Goodyear

  1. Em que aspectos o caso da Goodyear tem a ver com a teoria estruturalista?

As características da Teoria Estruturalista.

A Teoria Estruturalista é considerada a “Teoria da Crise”, porque busca identificar os problemas da organização visando encontrar a melhor forma de solucioná-los. Levando em consideração a crise pela qual a empresa estava passando, Stanley Gault observou a necessidade de inter-relacionar sua organização com o ambiente externo, visto que quando o mesmo assumiu o comando da empresa se deparou com uma situação caótica. Realizando essa inter-relação com o ambiente externo, possibilitou à ele observar também o ambiente interno, auxiliando a olhar para as estruturas informais e formais da empresa. Após Gault promover o turnaround na organização, ela deixou de ser um fabricante por commodities e passou a ser um fabricante por nichos, quando compreendeu que cada cliente possuía uma necessidade específica e buscou atendê-las. Seguindo essa teoria estruturalista a Goodyear conseguiu alavancar as vendas batendo um faturamento de 11 bilhões de dolares.

Caso 3: CRIAÇÃO OU BUROCRACIA? (O embate dos anos 90 segundo Domenico de Masi)

  1. Qual a contradição entre os ensinamentos de Masi e o posicionamento da abordagem clássica da administração? Comente. Atividade Supervisionada – Evolução do Pensamento Administrativo

Domenico de Masi diz que as organizações devem ser menos burocráticas e mais criativas. Ele defende que os funcionários devem ser mais criativos e que devem ter liberdade de expor suas ideias, a fim de melhorar e aperfeiçoarmos tanto os produtos ou serviços de uma empresa, quanto seu processo produtivo​. Já a teoria clássica defende que a burocracia é o “melhor caminho” para qualquer organização, e que as empresas precisam somente de uma ou duas pessoas criativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (81.9 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com