TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução na Industria Alimentícia

Por:   •  3/6/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  51 Visualizações

Página 1 de 2

A EVOLUÇÃO NA INDÚSTRIA ALIMENTAR

Carlos Alberto de Oliveira¹

Fabricio Cardoso¹

Ivan Teti¹

Leila Cristina Laube¹

Ryan da Silva Santos¹

Ivanor Mora²

        

1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

“Desde o princípio, por milênios, vagaram os predecessores do homem, o próprio homem e seus descendentes, perscrutando a face da terra, em busca de alimento” (GIACOMETTI, 1989 apud  ABREU et all, 2001 p. 4)

“A disseminação do uso de diferentes tipos de alimentos entre os continentes se deve muito ao comércio e à introdução de plantas e animais domésticos em novas áreas (GARCIA, 1995)” (ABREU et all, 2001 p. 5)

Produto deste modus vivendi urbano, a comensalidade contemporânea se caracteriza pela escassez de tempo para o preparo e consumo de alimentos; pela presença de produtos gerados com novas técnicas de conservação e de preparo, que agregam tempo e trabalho; pelo vasto leque de itens alimentares; pelo deslocamento das relações de casa para estabelecimentos que comercializam alimentos - restaurantes, lanchonetes, vendedores ambulantes, padarias, entre outros; pela crescente oferta de preparação e utensílios transportáveis; pela oferta de produtos provenientes de várias partes do mundo; pelo arsenal publicitário associado aos alimentos; pela flexibilização de horários para comer agregada à diversidade de alimentos; pela crescente individualização dos rituais alimentares (GARCIA, 2003, p7).

No século XXI, lidamos com a comida de uma maneira muito diferente que aquela de nossos ancestrais. A grande responsável por iniciar essa transformação é a Revolução Industrial, que começa no final do século XVIII: “um ‘sistema fabril' mecanizado que por sua vez produz em quantidades tão grandes e a um custo tão rapidamente decrescente a ponto de não mais depender da demanda existente, mas de criar o seu próprio mercado (HOBSBAWN, 2007, p. 64).

De acordo com Spinelli (2020) dentre os mais consumidos produtos industrializados, o consumo de alimentos diet vem aumentando consideravelmente, ocasionando um aumento nos investimentos de pesquisas na área orientadas à elaboração de novos produtos desse tipo.

Segundo Spinelli (2020) existe a necessidade do aumento no nível de conhecimento dos manipuladores de alimentos acerca da segurança alimentar, abrangendo os fatores de higiene pessoal e cuidados na preparação e armazenamento dos alimentos.

REFERÊNCIAS

ABREU, E.S.; VIANA, I.C.; MORENO, R.B.; TORRES, E.A.F.S. Alimentação Mundial - uma reflexão sobre a história, Saude soc. 10 (2) • Dez 2001. p. 4-13. Disponivél em : https://www.scielo.br/j/sausoc/a/LbJtCSFxbyfqtrsDV9dcJcP/?lang=pt

FERRO, A. C.; PAIXÃO, A. K. L.; SILVA, J. A. da. Agricultura Transgênica como Ferramenta para o Desenvolvimento Sustentável e Econômico. Diversitas Journal, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 2827–2838, 2021. DOI: 10.17648/diversitas-journal-v6i2-1775. Disponível em: <https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/1775>. Acesso em: 24 set. 2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (91.5 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com