TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FARMACODINÂMICA

Por:   •  14/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.162 Palavras (5 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 5

ANHANGUERA EDUCACIONAL

UNIAN-UNIVERSIDADE ANHANGUERA DO ESTADO DE SÃO PAULO

Farmacodinâmica dos Farmácos

ATPS apresentado ao curso de Farmácia

Disciplina: Farmacologia I

Orientador: Profª. Drª Kleber de Magalhães Galvão

SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP

2015


ANHANGUERA EDUCACIONAL

UNIAN-UNIVERSIDADE ANHANGUERA DO ESTADO DE SÃO PAULO

                        AUTOR (ES)

LUCINETE SOARES       RA 111362733

PABLLO MIRANDA        RA 6453338405

RODRIGO FERREIRA    RA 6814004905

VALDIVINO SOBRINHO RA 6806405404

VIVIANE FERNANDES   RA 6451294806

Farmacodinâmica dos fármacos

                                                   

                           SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP

2015

Quer você acredite que consiga fazer uma coisa ou não, você está certo.

Henry Ford

Sumario

Sulfato Ferroso

FARMACODINÂMICA

A administração de ferro pode ser de cunho profilático e terapêutico. Na primeira opção se incluem condições etárias ou fisiológicas em que há aumento da demanda, como ocorre, por exemplo, na gravidez, amamentação, fases de crescimento rápido, recém-nascidos com baixo peso e lactentes alimentados com mamadeiras. O uso terapêutico se restringe à correção das anemias ferroprivas consequentes a sangramentos agudos ou crônicos ou em razão de má absorção ou por déficit dietético. A incorporação de ferro nos corpúsculos da série eritrocitária se acompanha da liberação de células jovens (reticulócitos) para a corrente sanguínea. À medida que a deficiência de hemoglobina se reduz, ocorre a incorporação do ferro às células mais maduras (eritrócitos). A correção dos depósitos se completa após a recuperação do sangue circulante, o que explica a necessidade de manutenção do tratamento por semanas ou meses após a correção aparente da anemia, particularmente nos indivíduos que estão em crescimento.sulfato ferroso é um tipo de ferro. Você normalmente pode obter ferro a partir dos alimentos que você come.Em seu corpo, o ferro se torna uma parte de sua hemoglobina e mioglobina.A hemoglobina transporta oxigênio através de seu sangue para os tecidos e órgãos,a mioglobina ajuda nas células musculares a armazenar oxigênio.

Mecanismo de ação

Sulfato Ferroso é um mineral essencial para o corpo, é utilizado para tratar a anemia por deficiência de ferro (ausência de células vermelhas do sangue causadas por ter muito pouco ferro no organismo).

Os compostos funcionais (80% do ferro corporal total) são hemoglobina (65% do ferro funcional), mioglobina e heme-enzimas (citocromos, catalases, peroxidase e mieloperoxidase) e não-heme-enzimas (proteínas que contêm ferro ligado a protoporfirina). Os compostos de depósito (20% do ferro corporal total) são ferritina, hemossiderina e transferrina. O ferro é estocado como ferritina (70-80%) ou hemossiderina, especialmente na medula óssea e no fígado. No baço e musculatura esquelética esse elemento é encontrado em menor quantidade. A maior parte do ferro é transportada pela transferrina

Interações Medicamentosas

Álcool, antiácidos contendo carbonatos ou trissilicato de magnésio, café, fibras dietéticas, laticínios em geral ou pão de cereal integral diminuem a absorção de ferro devido à formação de complexos menos solúveis e insolúveis. Reduz a absorção e os efeitos terapêuticos das tetraciclinas orais. A vitamina E pode prejudicar a resposta hematológica

CARBONATO DE CÁLCIO

Mecanismo de ação, receptores farmacológicos.

Após ser administrado por via oral e atingir o suco gástrico o carbonato de cálcio é convertido em cloreto de sódio, tendo sua maior absorção no intestino, os aspectos que influenciam sua absorção são o pH e presença de vitamina D, sua absorção também é determinada pela necessidade do organismo deste nutriente, estando em baixa ou grande concentração o organismo aumenta ou diminui sua absorção  e tendo sua porção não absorvida excretada pelas fezes.

O principal agente responsável pela regulação e manutenção do carbonato de cálcio no organismo é o Calcitriol, forma ativa da vitamina D.

Após ser absorvido o carbonato de cálcio liga-se a proteínas plasmáticas sendo transportado para o fígado onde sofre metabolização ou em outro termo encontrado oxidação, o carbonato de cálcio também tem seu metabolismo auxiliado pelos rins. Mesmo sendo encontrado na urina através da excreção pela bile o carbonato de cálcio é pouco encontrado e excretado por esta via.

Interação medicamentosa com carbonato de calcio

A administração com outros fármacos que contenham Ferro, etidronato, fenitonína, e tretraciclinas deve ser evitado por comprometer a absorção dos mesmos.

 ZINCO

Seu mecanismo de ação está diretamente relacionado com a função e estruturação das proteínas e enzimas.

O zinco está envolvido em mais reações enzimáticas no organismo do que qualquer outro mineral aumenta a produção de células de defesa, possui ampla participação na estrutura de diversas proteínas do organismo, sobretudo catalisadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (128.3 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com