TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ferro e fogo

Por:   •  13/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 2

Em 18 de julho de 1824, chegou a são Leopoldo e em Porto Alegre as primeiras leva de alemães e logo depois os açorianos, um povo destinado a colonização agrícola,  numa terra até então desprezada.  

Essa historia a Ferro e Fogo faz com que olhamos de outra forma o passado dos imigrantes, pois lendo o livro e se baseando no trabalho de campo feito em Porto Alegre conseguimos identificar o quanto foi sofrida e tantas lutas, onde foram trazidos para o rio grande do sul com sonhos de ter uma vida com dignidade, ao mesmo tempo, vendo um povo de garra que conseguiu o seu lugar ao sol. Onde imigrantes, índios, negros e açorianos conseguiam ser fiel uns aos outros no meio de tanta violência e de  desigualdade. Esse povo que veio da Alemanha por problemas sociais que não sabiam falar outro idioma foi se adaptando aos poucos, apesar de ser uma terra comandada por portugueses,que tinham muita ambição em se tornar donos dessa terra  que ao chegar aqui se deparam com uma terra geograficamente vazia, onde a imigração foi a solução para ocupação desse espaço.

Era uma terra Arida onde não tinha muito o que fazer para ganhar dinheiro, onde rico e pobre não se misturavam cada classe tinha seu lugar na sociedade, sendo que o poder político e religioso falava mais alto, enquanto os portugueses tinham conforto e uma certa posição as colônias sobreviviam trocando alimentos, isso tornou se de certa forma o comercio entre eles. A questão da necessidade de desenvolver a agricultura para suprir as necessidades alimentícias do centro urbano, como a preocupação do governo e da sociedade Rio Sul Grandense, onde separar colônias das grandes estâncias que tinham como atividade econômica o gado e o charque.

Contudo conseguimos percebe que através de um livro uma mulher alemã guerreira que faz com que qualquer batalha se torne pequena diante de tanta força e garra ela é uma forma magnífica de demonstrar a força dos alemães em nossa terra onde teve apoio de outros imigrantes para construir uma vida com dignidade que essa época de um tempo hostil para esses imigrantes,que   nos dias de hoje eles também merecem nosso respeito por ter lutado com garra e chegar depois de ter  passado por gerações e estarem firme e fortes nos dias de hoje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (34 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com