TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GERAL OU METODOLÓGICA

Por:   •  2/10/2018  •  Abstract  •  1.134 Palavras (5 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 5

Estatística é uma coleção de métodos para planejar experimentos, obter dados e organizá-los e, deles, extrair conclusões.  esta interessada nos métodos científicos para a coleta, organização, resumo, apresentação e analise de dados, bem como na obtenção de conclusões valida-se na tomada de decisões razoáveis, baseadas em tais análises.[pic 1]

Divisões: GERAL OU METODOLÓGICA Descritiva procura descrever e analisar certo fenômeno, faz a coleta, a organização e descrição dos dados(medidas de posição e dispersão) Indutiva ou Inferencial se preocupa em tirar conclusões, fazer interpretações dos resultados(teoria das probabilidades,testes de hipóteses, estimação de parâmetros)

MÉTODO conjunto de meios dispostos convenientemente para se chegar a um fim que se deseja.Pode ser EXPERIMENTAL consiste em manter constantes todas as causas(fatores), menos uma, e variar esta causa de modo que o pesquisador possa descobrir seus efeitos. ESTATÍSTICO diante da impossibilidade de manter as causas constantes, admite todas essas causas presentes variando-as, registrando as variações, procurando determinar que influências cabem a cada uma. FASES DO MÉTODO CIENTÍFICO :COLETA DE DADOS-Definição do Problema Definição ou formulação correta do problema a ser estudado. Planejamento determinação do procedimento necessário para resolver o problema,como levantar informações sobre o objeto do estudo. FASES DO MÉTODO ESTATÍSTICO-Coleta de dados: Direta feita sobre elementos informativos de registro obrigatório ou coletados pelo próprio pesquisador. A coleta pode ser contínua, periódica ou ocasional. Indireta feita com base em elementos já pesquisados(revista, jornal, livro)Crítica dos dados:os dados são contados e recontados, em busca de possíveis falhas(omissões, repetições) sendo Externa: informante Interna: pesquisador. Apuração dos dados é a soma e processamento dos dados obtidos.manual ou eletrônica. Apresentação dos dados  sob a forma de tabelas e gráficos. Análise dos resultados tirar conclusões sobre o todo a partir de informações fornecidas por uma parte deste representativa, através de técnicas apropriadas.

População conjunto de todos elementos existentes que tenham entre si uma característica comum. Ex:Todos os estudantes da Fema Amostra qualquer subconjunto finito de elementos retirados de uma população.Ex: alunos do 2ºsem adm/Censo toda a população pesquisada e necessita-se de alta precisão,o fenômeno a ser estudado tem grande relevância. Amostragem seleção de elementos que serão efetivamente observados sob metodologia adequada/Dado cada resultado numérico obtido da observação de um fenômeno estudado pode ser um valor inteiro ou fracionário. Variável características que podem ser observadas(medidas) em cada elemento da população sob mesmas condições. Pode ser: Variável Qualitativa valores são expressos por atributos. (sexo, estado civil, cor).Quantitativa valores são expressos por nºs de uma certa escala. Pode ser discreta (assume valores finitos) ou contínua (assume valores infinitos).(salário, peso, altura, idade, escolaridade)/ Parâmetros medidas estatísticas obtidas da população. São valores reais,todos os elementos da população são investigados.Estimadores são medidas estatísticas obtidas da amostra,estimativas dos verdadeiros valores populacionais. Pode ser usada com o objetivo de avaliar/estimar valor de algum parâmetro, podendo ser chamada de estatística.

Classificação das variáveis

Qualitativa nominal: sexo,cor(são utilizados símbolos ou nºs para representar determinado tipo de dado, identificando a qual grupo pertencem.

Qualitativa ordinal: colocação em concursos (denotam ordem)

Quantitativa discreta: idade, escolaridade(A variável discreta nós contamos)/Quantitativa contínua: peso, altura(variável contínua nós medimos)

ARREDONDAMENTO DE DADOS: 1ª regra: 0, 1, 2, 3, 4 => CONSERVA /2ª regra: 6, 7, 8, 9 => SOMA UMA UN./ 3ª regra: PAR(CONSERVA)  5   ÍMPAR(SOMA UMA UNIDADE).

EX: 6,34923 para milésimos ->  6,349  /    6,34293 para milésimos -> 6,343  /   6,54 para décimos  -> 6,5   /   6,7 para inteiro  -> 7,0  /  

6,335000 para centésimos ->  6,34 /  6,325000 para centésimos ->  6,32 / 6,251 para décimos ->  6,2 / 6,351 para décimos ->  6,4  / 6,55 para décimos  ->  6,6

AMOSTRAGEM processo de seleção de amostra de uma população, pode ser PROBABILÍSTICA quando a seleção é feita de forma aleatória, cada elemento da população tem uma probabilidade conhecida de participar da amostra. NÃO PROBABILÍSTICA há uma escolha deliberada dos elementos da amostra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (112.3 Kb)   docx (35.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com