TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE

Por:   •  3/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul[pic 2]

UAB UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

        Escola de Administração e Negócios

Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância

Curso de Graduação em Administração Pública

NOME: MARCELO JOSÉ DA SILVA GUEDES

DISCIPLINA: GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE

TUTORA PRESENCIAL: GRACIELA GARLET

PROF: ROSA MARIA MOURA LEITE

O QUE É SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL

 Para implantar o SGA é preciso planejar, executar, avaliar e agir, ou seja, pode ser definido como um conjunto de procedimentos para administrar uma organização, de forma de obter melhor o relacionamento com o meio ambiente. A implementação do SGA que significa Sistema de Gestão Ambiental além de ser utilizada para prevenção dos danos ambientais em razão dos processos produtivos e dos produtos colocados no mercado, a empresa também parte em busca da sua certificação com o atendimento das diretrizes estabelecidas nas normas NBR ISSO 14001, e com a efetivação de gerar diversos benefícios a empresa.

Para se executar esse processo que abrange todo território ambiental é necessário ter varias etapas para chegar no foco destinado, ou seja, a primeira etapa desse desenvolvimento é a Politica Ambiental que é o principal documento elaborado pela organização, que estabelece estrutura para ação e definição dos seus objetivos e metas ambientais, porem a segunda etapa desse processo que é o planejamento tem por características os seguintes tópicos:

  • Aspectos Ambientais
  • Requisitos legais
  • Objetivos e metas
  • Programas de Gestão Ambiental;

Porem na implementação e na operação para que haja uma possível implantação da norma da NBR ISSO 14001 é necessário para atender o que este previsto em sua politica, por meio de algumas estruturas que são: Estrutura Organizacional, Responsabilidade, Treinamento, Conscientização e Competência, Controle dos documentos, comunicação, controle operacional.

Na verdade é um sistema que capacita uma organização a desenvolver e programar objetivos que levem em consideração requisitos legais e informações sobre aspectos ambientais significativos.

Um dos principais resultados que estabelece esse processo, depende do comprometimento de todos os níveis e funções e especialmente da Alta Administração. A correta implementação só SGA, gera diversos benefícios a organização como econômicos e estratégicos, na economia porque gera economia de custos, devido a redução do consumo de agua, energia e outros consumos, devido a reciclagem, venda e aproveitamento de resíduos e diminuição de efluentes.

A relação entre o SGA e Produção mais limpa, é que ambos são de comprometimento com o desenvolvimento de garantir que o meio ambiente se destaque no abranger do território sem que haja um transtorno para o processo ambiental.

As empresas precisam alterar seus padrões de produção  e existem alguns modelos que estimulam a mudança, tais como os principio essenciais da produção mais limpa, ou seja, seria uma aplicação de uma estratégia ambiental preventiva que envolve processos, produtos e serviços de forma que previnam os riscos para os serem humanos e meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (79.8 Kb)   docx (61.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com