TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE MUDANÇA ORGANIZACIONAL ATRAVÉS DAS PESSOAS

Por:   •  18/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  4.304 Palavras (18 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 18

A GESTÃO DE MUDANÇA ORGANIZACIONAL E O IMPACTO NAS PESSOAS

Dalva Aparecida Faccin[1]

RESUMO

Em um mercado caracterizado pela evolução tecnológica e pelo crescimento, as mudanças são conseqüências da adequação para uma realidade de clientes exigentes, meios de comunicação instantâneos e competitividade direta.

Muito além da estrutura organizacional, a gestão de mudanças é importante ao abordar os principais agentes para seu sucesso, as pessoas. Partindo desse fato, o presente artigo tem como objetivo o estudo da importância da gestão de mudanças baseada nas pessoas que formam a organização, e como estas podem afetar seus participantes e serem afetadas por eles.

Palavras chaves: gestão de mudanças, pessoas, organizações.

        

ABSTRACT
In a market characterized by technological change and growth, changes are consequences of fitness for a reality of demanding customers, media, and competitiveness snapshots directly.
Beyond the organizational structure, change management is important to address the key actors for its success, the people. From this fact, this article aims to study the importance of change management based on the people who form the organization, and how these may affect its participants and be affected by them.


Keywords: change management, people, organizations.

INTRODUÇÃO

        Atualmente a mudança é um fator sempre presente nas organizações, além de um efeito do mercado, é um meio para que as empresas alcancem seus objetivos e criem resultados.

        Ao lado da mudança pode-se citar a importância do aprendizado, seja em meio ao processo, ou como consequência do mesmo. Senge, 1999 (p.12) cita que “[...] as melhores organizações do futuro serão aquela que descobrirão como espertar o empenho e a capacidade de aprender das pessoas em todos os níveis da organização”.

        As mudanças podem ocorrer tanto no mundo físico como no mental, como explica Lisondo (2004, p. 30):

“[...] no mundo físico, a mudança concentra-se na organização da matéria ou dos sistemas. [...] Já na vida mental, as mudanças transformadoras mobilizam emoções. Referem-se ao abandono de paradigmas, da maneira como vemos a realidade, explicamos o mundo, afirmamos os nossos papéis e sustentamos a nossa identidade, a nossa auto-imagem. Crenças enraizadas que construímos num processo sofrido e que nos permitem acalentar a esperança de algum controle e/ou equilíbrio ante os embates da vida e alguma segurança frente às ameaças e incertezas da existência. 

        Além de poderem ser mentais ou físicas, as mudanças organizacionais podem ser desencadeadas por fatores externos: tecnologias, clientes, concorrência, mercado, ambiente sociopolítico, etc. Ou por fatores internos: ambiente organizacional, práticas, visões e estratégias.

        A mudança organizacional é estudada por diversos autores, e constitui diferentes linhas de pensamento: Kochan e Useem (1992) tratam do desafio de alcançar mudanças sistêmicas no contexto organizacional, envolvendo atividades altamente interdependentes: a reestruturação estratégica, o uso da tecnologia e dos recursos humanos para alcançar vantagem estratégica e o redesenho da estrutura e das fronteiras da organização. Para esses autores é a integração de fatores organizacionais e humanos com a técnica, que irá determinar o pleno uso das tecnologias, resultando em benefícios concretos para os diferentes stakeholders da organização. 

        Para Wood Jr., Curado e Campos (1995, p.190) Mudança Organizacional "[...] é qualquer transformação de natureza estrutural, estratégica, cultural, tecnológica, humana ou de qualquer outro componente, capaz de gerar impacto em partes ou no conjunto da organização".

                Os motivos da necessidade das mudanças são inúmeros, contudo, o efeito causado por esse acontecimento precisa ser gerido e monitorado, esse é o papel da gestão de mudança, e nele as pessoas devem ser inseridas como agentes desse acontecimento, de forma que tenham atenção adequada para não se perderem no meio do processo.

2. A Gestão de Mudanças

                A gestão de mudança pode ser descrita como um conjunto de habilidades gerenciais. Seu papel é orientar a organização em direção a um futuro melhor, mediante a atenção ao processo de implementação, e as pessoas afetadas à mudança; à receptividade e ao aprendizado dos agentes de mudança.

                A gestão de mudanças é realizada pelas lideranças da organização, que por sua vez devem estar preparados para diferentes possibilidades de reação das pessoas. Por isso é necessário que haja um planejamento, de modo que haja a preparação, a ação e a manutenção do processo, conforme figura abaixo:

[pic 1] 

Figura 1: Processo natural de mudança (KISIL, 1998, p. 7)

O processo natural de mudança é assim denominado, pois qualquer organização está sujeita as mudanças, assim para lidar com essa situação a organização precisará se remodelar. Segundo Kisil (1998, p. 8), isso ocorre geralmente nos elementos abaixo:

1. Tarefas individuais, realizadas pelos recursos humanos

2. Processos organizacionais

3. Direção estratégica da Organização

4. Cultura organizacional (normas, valores e costumes da organização)

        Para ele, existe um roteiro para que a mudança seja bem sucedida:

1. Conhecer as razões da mudança

2. Gerenciar o processo de mudança

3. Realizar um diagnóstico organizacional

4. Definir a direção da mudança

5. Estabelecer um plano estratégico de mudança

6. Monitorar e avaliar o processo de mudança

        Partindo da idéia de haver uma seqüência de fatos, podemos considerar que o gerenciamento do processo é fundamental, uma vez que é preciso estabelecer os diagnósticos organizacionais, os planos de mudança, supervisionar e avaliar suas implantações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)   pdf (242.9 Kb)   docx (105.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com