TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO FINANCEIRA DE CURTO PRAZO

Por:   •  7/10/2019  •  Artigo  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 3

A questão financeira é um processo-chave dentro da organização. Os gestores financeiros são contratados pelos investidores para administrar, da melhor maneira possível, os projetos - ou as empresas - nos quais investiram recursos, de forma a maximizar o valor dos seus empreendimentos.  Agora, para entender o papel da Administração Financeira é necessário que entendamos a diferença entre lucro riquezaMaximização da riqueza não significa maximização dos lucros, pois existe um diferença fundamental entre lucro e riqueza.  A partir do exposto, tentem responder aos seguintes questionamentos:


Que diferença é essa (entre lucro e riqueza)? Qual é o objetivo das empresas? Qual é o objetivo da Administração Financeira?


A leitura da Unidade 1, bem como do texto complementar da Coca-cola que está na Midiateca, podem auxiliá-los na sua argumentação.  Então, vamos lá... estou ansiosa para saber a opinião de vocês!


OBS: O Fórum Avaliativo é a AD1 de nossa UA. Responda a pergunta de forma fundamentada, citando pelo menos um autor pesquisado (citação e referência), além do nosso material didático.

Que diferença é essa (entre lucro e riqueza)? Qual é o objetivo das empresas? Qual é o objetivo da Administração Financeira?

 

O Lucro nos dá a idéia de incremento, benefício, vantagem, resultado final de um processo produtivo após o desconto de todos os seus custos, despesas e impostos.

A Riqueza é a diferença resultante da comparação da taxa deste lucro obtido, com o que está a disposição no mercado para o investidor/empresário, caso ele não tivesse feito aquele investimento. A idéia é sempre buscar o investimento que oferecer a maior taxa de lucro para que não ocorra a destruição de valor (riqueza) ao longo do tempo.

O objetivo das empresas é maximizar o seu valor (riqueza) em longo prazo de seus proprietários. O lucro é o meio e não o fim.

De acordo com Silva (2009), o objetivo da Administração Financeira é maximizar o valor de mercado do capital dos proprietários, estando este em sintonia com o principal desejo dos acionistas, que é a remuneração de seu capital através da distribuição dos lucros e/ou dividendos.

Referências

SILVA, Edson C. Introdução à Administração Financeira: uma nova visão econômica e financeira para a gestão de negócios das pequenas e médias empresas. Rio de Janeiro: LTC, 2009.

Que diferença é essa (entre lucro e riqueza)?

Qual é o objetivo das empresas?

Qual é o objetivo da Administração Financeira?

De acordo com Silva (2009), o objetivo da Administração Financeira é maximizar o valor de mercado do capital dos proprietários, estando este em sintonia com o principal desejo dos acionistas, que é a remuneração se seu capital através de distribuição da lucros e/ou dividendos.

De acordo com Silva (2009), o objetivo da administração financeira é maximizar o valor de mercado do capital dos proprietários. Esse objetivo deve estar em sintonia com o desejo mais cobiçado pelo acionista, qual seja, a remuneração de seu capital, sob a forma de distribuição de dividendos e/ou lucros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (196.2 Kb)   docx (513.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com