TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO POR COMPETENCIAS

Por:   •  21/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.617 Palavras (11 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 11

Faculdade Sumaré[pic 1][pic 2]

Curso de Graduação em Administração

    Projeto de Gestão por Competências para Empresas de Alta Performance

Amanda Menten Basilio RA 1716553

Bianca Helena Oltra RA 1711018

Letícia Alves Bitencourt RA 1714395

Thatiana Maria Dos Santos Santiago RA 1723495

São Paulo

2018

Introdução

A Gestão por Competências – modelo que identifica os conhecimentos (saber) e habilidades (fazer) fundamentais para a execução da estratégia (missão, visão e valores), definida pela Instituição e exercida por cada colaborador - tem sido utilizada nas diversas organizações como um diferencial competitivo. Este modelo contempla os processos do Desenvolvimento Humano e Institucional no que se referente à Recrutamento e Seleção, Programas de Remuneração e Carreira, Treinamento e Desenvolvimento de Equipes e Líderes, Avaliação de Desempenho, Segurança e Saúde Ocupacional, Clima Organizacional, dentre outras. A Gestão por Competências é exercida como base de um pilar que sustenta as demais perspectivas institucionais, uma vez que as pessoas são essenciais para a sua perpetuação. O alinhamento do colaborador a estratégia organizacional é fundamental para que ele execute suas atividades com excelência, utilizando-se de suas competências e gerando sentido para a sua atividade, uma vez que cada função desempenhada é essencial para a Instituição. A construção do sentido do trabalho por cada colaborador está diretamente ligada à saúde ocupacional, uma vez que gera motivação, sentimento de ser útil e de pertencer ao sistema, contribuindo efetivamente com o seu trabalho. O colaborador imerso em um ambiente de trabalho que possibilite a ele vivenciar as suas potencialidades, através de processos claros e que favoreçam a meritocracia, bem como, que permita o desenvolvimento de suas competências e habilidades que agreguem valor às atividades diárias, vivencia condições de trabalho mais saudáveis. Cada colaborador é um agente de mudanças, que deve contribuir para o clima organizacional coletivo e para a construção de um ambiente de trabalho saudável, através do bom relacionamento diário, parcerias entre os membros da equipe, cuidado mútuo com a segurança ergonômica e física no desempenho das atividades, entre outras diversas atitudes. As competências devem ser desenvolvidas e utilizadas no dia-a-dia, agregando valor as atividades individuais e contribuindo para o bem comum, através da melhoria de processos que envolvem uma ou mais áreas, bem como as relações humanas no ambiente de trabalho. Desenvolver competências e habilidades é possibilitar o melhor desempenho Institucional, através do desenvolvimento das pessoas.

Neste Projeto, será apresentado o caso estudado, CDHU, descrevendo a natureza do projeto de gestão por competências e apontando características explicitas, implícitas e depreendidas pelo conjunto de dados das entrevistas e dos materiais colhidos. O projeto desenhado pela CDHU é um processo que inicia com a avaliação de Gestão do Desempenho, cujo público-alvo são todos os funcionários da empresa. A partir dos resultados, logo visamos o conhecimento crítico e o potencial de certas camadas de funcionários na intenção de aprimorar a atuação dos que ocupam as esferas mais altas da empresa.

Objetivo

Cada fase do modelo global de avaliação de seu corpo funcional, embutida no processo periódico que atinge todas as camadas da CDHU apresenta objetivos diferentes. A Gestão de Desempenho, que é aplicada a todos os funcionários é explicitamente uma avaliação da consonância do funcionário com o perfil esperado pela empresa e de sua realização efetiva. Aqueles identificados com resultados superiores nesta avaliação podem então ser submetidos a outros processos que visam desvendar a potencialidade futura e identificar o capital humano que é essencial a empresa pelo seu conhecimento técnico ou de negócio.

São objetivos do Planejamento Estratégico da CDHU:

 Consolidar a análise situacional da organização, considerados os ambientes interno e externo;

Avaliar interesses e interfaces dos diversos agentes envolvidos com a empresa e suas atividades, alinhando seu relacionamento com os governos e demais órgãos do Estado, funcionários, fornecedores, clientes, beneficiários, dentre outros;

Estabelecer a missão, visão, metas e objetivos de curto, médio e longo prazo, propondo um cronograma em que os objetivos possam ser alcançados;

Definir estratégias, recursos e meios para implementação dos programas e ações habitacionais e demais funções da organização.

 O processo de trabalho envolverá consultoria especializada e o envolvimento de todo o corpo gerencial e de funcionários, e será acompanhado pelo Grupo Técnico de Apoio.

O Grupo Técnico de Apoio contará com o apoio da Superintendência de Gestão de Pessoas e poderá convidar profissionais de toda Cia. para a formação dos Grupos Temáticos cuja especialidade se faça necessária no decorrer dos trabalhos.

Projeto Gestão de Desempenho

CDHU contratou uma consultoria para desenvolver o projeto de modelagem do sistema de avaliação de pessoas por competências. Os trabalhos foram coordenados pela consultoria e desenvolvidos por um grupo de funcionários de diversas áreas e níveis da Companhia.

Foram realizados workshops de disseminação e capacitação para grupos de funcionários, com o objetivo de atuarem como facilitadores do processo.

A CDHU utilizou formulário especifico e desenvolvido pela consultoria, bem como pelo grupo de funcionários, para realizar a avaliação de desempenho.

O formulário até então utilizado foi adaptado e, novamente, a avaliação de desempenho foi realizada em formulário impresso.

As avaliações tiveram a finalidade única e exclusiva de promoção horizontal. Porém, a avaliação de desempenho não deve ser vinculada diretamente a promoção e/ou demissão.

Diante desse histórico, o atual projeto foi realizado para aprimorar o modelo de competências da CDHU, propiciando a gestão de desempenho focado no desenvolvimento dos profissionais e desvinculado de processos de promoção. Assim, a Companhia mantém seu processo de aperfeiçoamento das práticas de gestão de pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (365.9 Kb)   docx (550.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com