TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eu e Os Outros (Competência Social)

Tese: Eu e Os Outros (Competência Social). Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2013  •  Tese  •  1.071 Palavras (5 Páginas)  •  929 Visualizações

Página 1 de 5

ula-Tema 04: Eu e Os Outros (Competência Social)

Os seres humanos são, por natureza, seres sociais, que interagem a todo instante nos diferentes ambientes (familiar, escolar, profissional etc.). Para que as interações sejam produtivas e construtivas, é preciso compreender conceitos como habilidades sociais, gestão da imagem, autoapresentação entre outros.

A interação das pessoas com o ambiente social é um processo evolucionário, pois acontece ao longo de todos os estágios da vida. Durante a infância, por exemplo, os contextos familiar e escolar proporcionam o desenvolvimento de aspectos cognitivos, afetivos e sociais que influenciam as etapas posteriores. Já quando o indivíduo se insere no mundo do trabalho, o contexto profissional passa a influenciar o seu desenvolvimento, provocando mudanças que ocorrem diante das necessidades do ambiente social.

As habilidades sociais são os comportamentos que uma pessoa emite para lidar com as exigências do ambiente social e dependem do contexto em que ocorrem os relacionamentos e dos aspectos culturais de cada grupo.

Para ajudar a compreender o significado do desempenho socialmente competente, Del Prette e Del Prette (2001) classificam as habilidades sociais em categorias que incluem:

» Habilidades sociais de automonitoria – relacionadas ao autocontrole de pensamentos, sentimentos e ações, para manutenção do equilíbrio nos relacionamentos.

» Habilidades de comunicação – fundamentais para a interação humana. Estão presentes quando você consegue realizar diálogo amistoso, dar e receber feedback.

» Habilidades sociais de civilidade – envolvem a expressão de cortesia e educação nos contatos sociais.

» Assertiva de enfrentamento – observada quando você manifesta seus desejos de forma sincera, sem ofensas ou críticas negativas que destroem o outro.

» Empatia – refere-se à disposição para ouvir e colocar-se no lugar do outro, seja em situações positivas ou negativas, incorporando o ponto de vista e a percepção do outro.

Por fim, as habilidades sociais de trabalho (relacionamentos interpessoais satisfatórios para a realização das atividades de trabalho) e a expressão de sentimentos positivos (como amizade, solidariedade e companheirismo) são fatores positivos para o relacionamento.

Outro conceito tratado no texto é o de marketing pessoal que se relaciona com a construção e a manutenção de uma autoimagem positiva, reforçada perante a sociedade, pelas qualidades pessoais e profissionais que possui.

Considerando que a imagem pessoal se associa à imagem profissional, diversos cuidados devem ser tomados para mantê-la positiva e, nesse sentido, o gerenciamento de impressões é fundamental para regular a impressão que os outros formam a seu respeito.

Diversas estratégias e táticas de gerenciamento de impressões são apresentadas, tais como autopromoção, exemplificação, comportamentos não verbais, persuasão etc., que ajudam a alcançar objetivos, sejam eles de curto ou longo prazo. Como consequência, o poder pessoal (impacto da nossa apresentação sobre as outras pessoas) e o networking (rede de relacionamento) passam a ser bastante valorizados como habilidades que contribuem para a efetividade social e se destacam em um mundo onde as relações virtuais (mantidas com pessoas que não se conhecem fisicamente) e as redes sociais (Facebook, Twitter) se tornaram formas de compartilhamento de informações e interesses.

Por fim, é feita a definição do conceito de competência, que resulta da combinação de conhecimentos, habilidades e atitudes que conduzem uma pessoa aos resultados esperados. No trabalho, diversas competências individuais são requeridas, dentre elas: autocontrole emocional, capacidade de aprender e capacidade de comunicação. É importante assinalar que as competências sociais devem ser constantemente desenvolvidas por promoverem experiências de conhecimento, crescimento e aprendizagem.

Conceitos Fundamentais

Altruísmo – é o comportamento de ajudar as outras pessoas, mesmo ser sem exigido (Spector, 2005).

Assertividade – quando você manifesta seus desejos de forma sincera, sem ofensas e críticas negativas, que destroem o outro.

Automonitoria – relaciona-se ao autocontrole de pensamentos, sentimentos e ações para manutenção do equilíbrio nos relacionamentos interpessoais.

Cidadania – diz respeito aos direitos inerentes a cada cidadão e envolve a noção de limites que ajudam a resguardar os direitos das outras pessoas.

Civilidade – relativo à expressão de cortesia, educação, boas maneiras e etiqueta social.

Competência – envolve um conjunto de características, especialmente os conhecimentos, as habilidades e a atitudes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com