TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GUARNIÇÃO DE REMO DO EXÉRCITO

Por:   •  13/7/2020  •  Resenha  •  603 Palavras (3 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 3

O estudo de caso aborda a gestão do treinador Coronel Stas Preczewski ou P. como também era conhecido, à frente de duas equipes de remo da guarnição da Academia Militar de West Point do exército dos Estados Unidos. Essa guarnição era dividida em duas equipes e o treinador estava vivenciando naquele momento uma situação bastante curiosa, onde a guarnição do barco Varsity Junior (VJ) ganhava com frequência do barco Varsity (V). Faltava apenas uma semana para o Campeonato Nacional de Remada e esse impasse precisava ser resolvido.

Habilidades pessoais e coordenação em equipe, dois fatores fundamentais para o sucesso nesse tipo de esporte. Na intenção de entender mais sobre esses fatores, o Comitê Olímpico norte-americano patrocinou um projeto de pesquisa de desempenho. O remo é um esporte em equipe, fatores como força, condicionamento físico, técnica de remar, o psicológico dos atletas, organização de um programa e nível de experiência dos treinadores são fundamentais para o seu sucesso. Os remadores precisam trabalhar em perfeita sincronia, para que o barco possa assim atingir altos picos de velocidade e assim, a equipe alcançar a vitória. Cada atleta precisa ter a plena consciência dos seus atos. A confiança entre os membros da equipe é fundamental, por exemplo, se durante a competição um membro perde o ritmo das remadas ele é o responsável por corrigir o mais rápido possível, pois ambos podem perder a sincronia e o remador para não prejudicar o desempenho da equipe.

O treinador P. fez testes para avaliar rigorosamente os desempenhos das suas equipes e dividiu os oito melhores remadores para o barco Varsity, e os remadores com menores resultados eram selecionados para o barco Varsity Junior. Ele estava preocupado pois a cada treino, o Varsity cruzava a linha de chegada após o Varsity Junior, o desemprenho estava diminuindo e P. que acumulava uma experiência de nove anos nesse esporte, buscava os fatores responsáveis pelos últimos acontecimentos. P. incentivou um canal de informações (e-mails) para que houvesse uma interação entre os membros das equipes e também com o treinador, percebeu que a motivação da equipe V contra a desmotivação da equipe VJ, recebeu diversos tipos de reclamações, mas sem estratégias em resolver o problema. O treinador decidiu trocar alguns membros da equipe VJ para a equipe V, a tentativa não obteve sucesso, pois a equipe V era derrotada com mais diferença para a equipe VJ, descartando assim a possibilidade de troca.

O treinador era conhecedor da pesquisa que e sabia que o Comitê Olímpico dava importância dos fatores psicológicos, então trouxe um especialista do Centro de Excelência de Desempenho (CEP) para potencializar desempenho individual e de equipes, melhorar o desempenho humano e técnicas para o desenvolvimento da confiança, concentração e motivação. A equipe VJ parecia aceitar, porém alguns membros da equipe Varsity viram aquilo como desnecessário.

Quatro dias antes do Campeonato Nacional, depois de mais um treino, P. viu o VJ derrotando mais uma vez o Varsity. Convocou os remadores para lima reunião, expressou sua confiança neles e que também estava frustado com aquela situação. Todos os remadores estavam literalmente remando no mesmo barco, em prol do mesmo objetivo. Não obteve êxito naquela reunião, P. estava cansado daquela situação e não via a hora daquela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (35 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com