TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Geografia Econômica

Por:   •  26/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  744 Palavras (3 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 3

Contabilidade Financeira – Semana 1

Elaborado por: Antonia de Sousa Linhares

Disciplina: Contabilidade Financeira

Turma: 072001

Introdução

A semana inicial retrata os fundamentos da contabilidade, traçando pontos entre a importância e o papel principal desta entre os gestores das organizações, evidenciando a ênfase no decorrer das tomadas de decisões através dos relatórios contábeis.

O objetivo da contabilidade é gerar informações sobre a situação patrimonial e financeira de uma organização, sendo uma das atividades mais importantes ao que tange os fluxos de processos de gestão de qualquer entidade. Estas informações são utilizadas principalmente nos processos decisórios, sendo geradas por meio de relatórios e demonstrações contábeis.

Ao longo dos anos, a necessidade da criação de relatórios relacionados a situação financeira aumentou cada vez mais, tendo em vista a evolução da contabilidade e o desenvolvimento das grandes entidades. As informações foram cada vez mais aperfeiçoadas e aprofundadas, sempre demonstrando o principal objetivo que é a situação econômica e patrimonial do órgão, criados os principais relatórios conhecidos como balanço patrimonial e a demonstração de resultado.

Desenvolvimento

As demonstrações contábeis são base para as decisões organizacionais, atualmente uma organização audita suas informações financeiras devido diversos fatores entre eles a necessidade de controle interno, exigências do contrato social, aquisição e incorporações, imposição de bancos para concessão de crédito, contato com fornecedores e além de obrigação legal.

Vale ressaltar que ao longo dos anos a contabilidade era vista pelos grandes empresários como um mal necessário, sendo o contador apenas uma figura calculista e não interagindo como as outras camadas decisórias. Com a evolução tecnológica e a ampliação dos quesitos sociais, criou-se a necessidade de a empresa evidenciar suas realizações e posicionamentos com a sociedade. Observa-se a grande importância deste fluxo de informações e troca de conexões entre gestores e controladoria e contadores, evidenciando a grande fase para qual a contabilidade evoluiu.

Com base nas informações contábeis disponíveis ficam evidentes suas finalidades de controle e planejamento, sendo complementares proporcionalmente, já que estão interligadas no fluxo de planejamento futuro. Ao que tange o fluxo de recursos de uma organização, é necessário observar quem são os usuários das informações contábeis, podendo ser internos (proprietários, diretores, gerentes da empresa) e externos (acionistas, governo, fornecedores e clientes), podendo-se traçar uma matriz entre estes usuários e a credibilidade que uma organização transparece ao mercado.  Vale ressaltar que a contabilidade é um método de criar informações validas para seus usuários, além de sustentar algumas analises internas e externas da empresa, como benchmarking de demonstrações contábeis de empresas concorrentes para identificar oportunidades de mudanças e mercado.  

Existem fundamentalmente duas vertentes da contabilidade, a financeira e a gerencial. A contabilidade gerencial é basicamente a vertente que interage com as tomadas de decisões, dependendo fortemente da previsão de mercados e tendências, é através desta modalidade que os profissionais são capazes de interpretar indicadores e relatórios, além de propor direcionamentos para o futuro da organização. Já a contabilidade financeira apresenta informações para os agentes externos, preocupando-se principalmente com a elaboração das demonstrações financeiras para estes usuários. Nota-se a divergência entre as duas modalidades quando a gerencial possui ênfase no futuro, já a financeira apresenta um período de tempo especifico no passado sendo condicionada a requisitos fiscais e legais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (110.1 Kb)   docx (725.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com