TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Financeira de Uma Empresa é Fundamental Para Sua Sobrevivência e Crescimento

Por:   •  6/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.782 Palavras (8 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

        

1 INTRODUÇÃO        4

2 DESENVOLVIMENTO        5

3 CONCLUSÃO        9

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        10

Introdução

A gestão financeira de uma empresa é fundamental para sua sobrevivência e crescimento.

Para melhor entender isso na prática, este trabalho irá apresentar o estudo feito em uma rede de pizzaria, Os Muzzarellas.

  Abordaremos temas como a Administração Financeira e Orçamentária, Análise de Custo e Mercado Financeiro e de Capitais, como a empresa lida com essas questões e de quais recursos ela lança mão para favorecer seu crescimento.


DESENVOLVIMENTO

Identificação da Empresa

Nome: Os Muzzarellas

Setor: Alimentação

Porte: Pequeno Porte

Cidade: Montes Claros-MG

No mercado desde 2004, idealizada por dois amigos que assumiram um simples delivery e a partir dele transformaram e inovaram o conceito e a maneira de fazer pizza. Assim nasceram Os Muzzarellas, com verdadeira obsessão por inovar. Começaram pelo formato da pizza transformando a tradicional pizza redonda em quadrada. Engenheiros já fizeram os cálculos e concluíram que a Pizza Quadrada dos Muzza é, pelo menos, 25% maior que a redonda tradicional.

A rede de pizzarias além de se preocupar com a qualidade e sabor das suas pizzas ela se importa com a parte de administração financeira e orçamentária, em entrevista com a gerente da rede, ela nos informou que a empresa tem seu controle orçamentário semanal e mensal e utiliza as previsões de flutuações para fazer as campanhas promocionais. O orçamento de caixa é feito através de método direto que consiste basicamente em acompanhar a liquidez, ou seja, em projetar as entradas e saídas de caixa, sejam elas advindas de atividades operacionais (como por exemplo, o recebimento de receita de vendas e de prestação de serviços) ou não operacionais (que são os ingressos de recursos advindos da venda de um ativo imobilizado), e o fluxo de caixa tem um controle semanal e com o fechamento mensal para identificar e prever futuras oscilações de mercado.

 A gerente revela que elabora orçamentos regularmente em datas específicas e periódicas as quais não podem ser reveladas, mas afirma que considera eficaz.

O orçamento é a ferramenta mais utilizada para o planejamento e controle. Ele força os administradores a olharem para frente, e transformar estratégias em planos, a coordenarem e comunicarem dentro da organização e a proporcionarem uma referência para avaliação do desempenho da empresa. Calculando os gastos com o objetivo de apurar a necessidade de recursos e também os lucros.

Segundo Horngren, Datar e Foster (2004, p. 165), “o orçamento hoje é a ferramenta contábil comum que as empresas usam para planejar e controlar o que elas precisam fazer para satisfazer seus clientes e ter sucesso no mercado”.

A gestão orçamentária dos Muzzarelas é dividida em operacional e financeira. Onde o orçamento operacional demonstra a funcionalidade da cadeia de valores, no desenvolvimento dos produtos, vendas, custos e despesas, e atendimento ao cliente. Por sua vez, o orçamento financeiro demonstra o dispêndio de capital, do orçamento do fluxo de caixa, do balanço patrimonial e da demonstração do resultado do exercício.

Para garantir a eficiência do orçamento da empresa, Os Muzzarellas faz a revisão periodicamente, fluxo de caixa, investimentos e suas metas. O orçamento é elaborado com base nos orçamentos anteriores.

Os custos, receitas e resultados da qualidade dos produtos são contemplados. Ao elaborar o orçamento da empresa, o administrador financeiro segue uma regra: o cliente é o fator determinante da própria existência da empresa e a qualidade dos produtos é o fator chave.

Para que a empresa permaneça viva no mercado há um investimento grande da marca em marketing, pois acredita que a marca deve estar sempre em evidência.

Eles fazem a análise de custo de oportunidade, toda vez que houver mudança de cardápio, ou algum tipo de evento em que influencie diretamente a produção de pizzas para definir o preço de venda, pois o valor de custo do produto, não pode ser divulgado.

Os Muzzarellas não possui nenhum tipo de empréstimo, mas já utilizou dois recursos para a expansão de seus negócios o BB capital de giro e cartão BNDES, o primeiro foi escolhido por ser uma linha de crédito que se ajusta ao fluxo financeiro da empresa e às sazonalidades do seu produto e o cartão BNDES complementou a ajuda para a nova empreitada da empresa, ela pôde utilizar deste recurso uma vez que estava em dia com INSS, FGTS, RAIS seus tributos federais assim ela conseguiu investir em uma rede de franquias. Além desses recursos para investir na franquia, a rede também já utilizou outros empréstimos para outras situações, todas junto ao banco, o BB Giro Empresa Flex é uma linha de crédito para apoiar a gestão do fluxo de caixa da sua Empresa atendendo as necessidades de capital de giro da empresa e financiamento para bens e serviços, e BB Capital de Giro é uma linha de crédito ajustável ao fluxo financeiro e às sazonalidades dos negócios da empresa, ambos possuem facilidade de pagamento que se ajustam as necessidades da empresa, por isso foi a melhor opção.

Os custos da empresa são os fixos, insumos e folha de pagamentos e eles utilizam o método de custo variável que tem uma relação direta com a quantidade produzida, e esses custos variam de acordo com a produção, se ela aumenta os custos variáveis aumentam e se diminui os custos variáveis também diminuem.

Manter uma boa gestão de custos faz com que a empresa continue competitiva no mercado. A partir do momento em que a empresa realiza operações e atividades, gasta os recursos, seja matéria-prima, mercadorias, dinheiro ou pessoas, identificando todos os gastos, é necessário que haja controle dos seus custos. Como o mercado anda muito competitivo e os consumidores além de boa qualidade buscam preços baixos, é imprescindível que a empresa tenha uma boa gestão dos custos para que a empresa continue ganhando dinheiro e não tenha prejuízo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (171.8 Kb)   docx (32.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com