TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Custos Industriais

Por:   •  24/9/2018  •  Artigo  •  4.084 Palavras (17 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 17

MÉTODO DE CUSTEIO

CENTRO UNIVERSITARIO ANHANGUERA DE NITEROI

UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Flavia Sirqueira

Larissa Caetano Futia,

Patrícia Magalhaes Silva Santiago

Stefany Pena Jesus

Thaina Costa dos Santos

Thamires da Silva Cubas Ferreira

 

RESUMO

Os métodos de custeio são essenciais ferramentas para que possa gerar informações decisivas numa corporação. Esse fato mostra como são ferramentas importantes e imprescindíveis, por isso, neste trabalho vamos identificar alguns métodos de custeio mais ativos no meio empresarial. Por meio de artigos, livros, revistas e outras diversas fontes, percebe-se que os métodos de custeio são os mais diversos, dentro deles (Custeio Variável/ Custeio de absorção/ Custeio ABC/ Custeio departamental/ Custeio UEP/Custeio Padrão) são utilizados em diversas organizações, seja em vários ramos diferentes. Cada autor vai defender seu método como o método mais coerente para sua organização ou para conseguir informações decisivas. Ressalta que nenhum método é perfeito e resolve todos os problemas de uma empresa, mas a escolha de um método é sempre importante e varia com o tipo de produto ou de acordo com os gestores. Seja tradicional, convencional, mas que escolha a decisão mais sábia a ser tomada.

Palavras-chave: Método Custeio

ABSTRACT

The costing methods are essential tools so you can generate decisive information in a Corporation. This fact show are important and indispensable tools, so, in this paper we will identify some costing methods more active in the business community. Through articles, books, magazines and other sources, perceived that the costing methods are the most diverse, with in them Variable Costing/ Absorption/ ABC/ Departmental/UEP/ Standard) are used in various organizations in several different branches. Each author will defend your method as the most consistent for your organization or to achieve decisive information. Stands out that any method is perfect and solves all the problems of a company, but the choice of a method is always important and varies with the type or according to product managers. Is traditional, conventional, but what choice do the wisest decision to be taken.

Keywords: Costing Methods.

1. INTRODUÇÃO

De acordo com pesquisas, artigos e buscas a referenciais teóricos sobre métodos de custeio analisou-se que, tais métodos são maneiras de atribuir custos a determinados produtos e serviços, entrelaçando seu preço total de vendas aos custos relacionados a fabricação. Tem como objetivo a separação dos custos variáveis e custos fixos.

Há diferentes métodos de custeio, como: custeio de absorção, custeio ABC, custeio variável, custeio departamental, custeio de esforço de produção, custeio padrão cada um com seu diferencial, objetivando o melhor método para cada processo produtivo.

Cada método tem sua vantagem e desvantagem, e mediante ao detalhamento das características de cada um deles, analisando cada caso, situação ou problema diferente, escolhe-se o método mais eficaz, para melhor tomada de decisão em um objetivo final.

2. METODOLOGIA

Metodologia se refere a uma abordagem, normalmente estruturada numa seqüência lógica de passos, empregada por um grupo de pessoas para resolver um determinado problema, desde a sua identificação até a implantação de uma solução e acompanhamento dos resultados obtidos.” (TOLEDO, 2007).  Este artigo teve como base o tema métodos de custeio, através de pesquisas realizadas no Google Scholar, Scielo, BDTI e Spell foi possível obter informações sobre diversos tipos de métodos de custeio. O levantamento teórico irá abordar o método de custeio padrão, ABC, departamental, variável, absorção e UEP baseado em pesquisas realizadas em artigos, dissertações e livros publicados nas últimas décadas. Palavras chaves: métodos de custeio, custeio padrão, custeio ABC, custeio departamental, custeio variável, custeio de absorção e custeio UEP


3. REFERENCIAL TEÓRICO


3.1 CUSTEIO POR ABSORÇÃO

Método de custeio é caracterizado pela maneira como as empresas entrelaçam seus custos de fabricação e custos ao preço de venda, tendo como objetivo diferenciar custos fixos de custos variáveis, definindo o seu peso dentro do preço final de uma venda de um determinado produto.

Custos fixos, sendo eles diretos ou indiretos numa operação, são divididos de acordo com o que cada empresa estabelece para os mesmos. O objetivo principal na utilização do custeio por absorção é a distinção entre custos e despesas, onde é necessária uma separação árdua entre cada um deles, pois as despesas são direcionadas imediatamente contra o resultado do período, e já os custos tem relação com a venda de produtos.

Para que se tenham resultados fidedignos na coleta de dados Sá (2009) declara que:

O sistema de custeio por absorção consiste na verificação de todos os custos envolvidos da produção dos bens ou serviços prestados, sejam eles fixos ou variáveis. Portando além dos custos de produção como matéria prima, mão de obra e outros, os custos indiretos como manutenção, planejamento, controle de qualidade entre outros, também são rateados dentro do custo do produto seguindo o critério estabelecido pela empresa.

De acordo com Moura (2005) as divisões dos custos no custeio de absorção são divididas pelo estoque, sendo assim, cada produto absorve o que está determinado para a sua fabricação, deixando de lado se o custo é fixo, variável, direito ou indireto.

Para Sato (2008) “o sistema de custeio por absorção atende aos Princípios Fundamentais de Contabilidade aceitos no Brasil. ” Então, se a empresa não incluir tal método em sua área contábil, terá necessidade de ao fim do ano, fazer reajustes para um enquadramento de fiscalização.

Há vantagens e desvantagens na implementação do custeio por absorção. Dentre as vantagens estão: Atender a legislação fiscal permitido pela legislação brasileira; Absorver custos de produção; Permite apurar o custos total de cada produto; Permite a apuração do custo por centro de custos, tendo em vista a exigência de aplicação contábil e etc.

Do outro lado, há desvantagens como: A utilização dos rateios para distribuição de custos entre departamento e produtos, que, segundo Werneke (2004, p. 21) é a principal desvantagem do custeio por absorção; Falha na gerencia de tomada decisão que tem como princípios básicos os rateios de custos indiretos, que pode levar a alocações enganosas. Martins (2003, p. 24); Distorção que, se caso um custo for lançado como despesa, tal despesas sairá como custo. Martins (2003, p. 25).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.5 Kb)   pdf (228 Kb)   docx (39.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com