TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Documentos e Técnicas de Redação Oficial

Por:   •  23/7/2021  •  Dissertação  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

TEMA: ÉTICA - PRINCÍPIOS E VALORES [pic 2]

A ética está relacionada aos valores morais e  princípios que norteiam as ações humanas dentro  de uma sociedade. Ser ético significa respeitar  seus semelhantes em relação a sua vida,  patrimônio e bem-estar. É desenvolver a justiça  social onde ninguém seja prejudicado.  Resumindo: Possuir ética é ser honesto, solidário  e justo com as pessoas.

PRINCÍPIOS E VALORES ÉTICOS

O ser humano necessita possuir princípios básicos  que regulamentam a conduta e o modo de agir em  uma sociedade. A ética analisa os costumes das  pessoas em grupos, fortalecendo princípios e

valores para norteá-las a terem atitudes corretas  dentro da legalidade, que não interfiram no direito  dos demais.

VALORES HUMANOS

Vamos conhecer agora alguns valores humanos [pic 3] que fazem parte de uma vida em sociedade em  harmonia tão necessários para a paz e o bem estar das pessoas.

Igualdade:

Está relacionada à capacidade de entender que  todas as pessoas são iguais e que devem ser  tratadas sem preferências sobre as outras. Todos  

os seres humanos devem ter as mesmas  oportunidades, direitos e deveres. Na prática, a igualdade ocorre quando todas as partes estão  nas mesmas condições e possuem o mesmo  valor.

Liberdade:

A liberdade está relacionada ao direito de agir  segundo a própria vontade, capacidade de atuar por si mesmo, possuindo autodeterminação e independência. Entretanto, esse valor deve ser  usado com responsabilidade para não prejudicar  outras pessoas ou ferir princípios éticos e legais.  Temos, por exemplo, a liberdade de expressão em  que podermos falar sobre nossas opiniões sem  ser censurados. Mas esta liberdade tem limites  quando esta opinião discrimina pessoas, ou  grupos com declarações mentirosas e  difamatórias. É um valor que qualquer um pode  usar, porém, nos limites da lei.

Honestidade:

O Brasil necessita muito de pessoas honestas,  principalmente para conduzir a nossa cidade,  nosso estado ou o nosso país. Ser honesto é ser  verdadeiro, ou seja, não mentir e não enganar os  outros. É um atributo de uma pessoa que possui dignidade e estimula a não levar vantagem sobre  as outras. Quem possui honestidade observa as  regras morais, é íntegro, decente e sempre  cumpre com suas obrigações.

CONCLUSÃO

Portanto, os princípios e valores éticos estão  relacionados aos valores morais que orientam o  comportamento humano dentro de uma  sociedade, preservando a paz e os bons costumes  que geram alegria e deleite social.  

Texto: Tudo Sala de Aula, Junho de 2021

ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

1. Segundo o texto, o que significa ser ético? _______________________________________ _______________________________________ _______________________________________ _______________________________________ _______________________________________

2. Qual palavra abaixo não está relacionada com  a ética?

a) Regras.

b) Comportamento.

c) Desacato.

d) Sociedade.  

3. Qual a finalidade da ética dentro de uma  sociedade?

_______________________________________ _______________________________________ _______________________________________

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (164.5 Kb)   docx (115.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com