TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Miranda - O Diabo Veste Prada

Por:   •  3/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  610 Visualizações

Página 1 de 3

O presente trabalho tem como principal objetivo analisar criticamente o filme “O Diabo Veste Prada” na perspectiva do gestor de pessoas, Miranda Priestly.

No filme Andrea Sachs está em busca de um emprego e consegue um trabalho na revista de moda Runway como assistente de uma das mais renomadas chefes de redação Miranda Priestly.

Miranda Priestly, por sua vez, é uma profissional externamente competente e reconhecida no mercado, porém, nada disso ocorre em sua vida pessoal. Dentro do ambiente de trabalho Miranda é autoritária, exigente, tem fome do poder e é completamente detalhista, enlouquecendo os profissionais ao seu redor. Conhecida como “rainha de gelo” e “dama de ferro”.

Ao decorrer do filme podemos analisar que a gestão de Miranda é extremamente autoritária. Sua comunicação com os profissionais, principalmente com Andrea, não é uma das melhores. A comunicação é ausente e a cada deslize de Andrea, Miranda a pune com alguma tarefa que considera impossível, porém, mesmo ao utilizar métodos questionáveis Miranda sempre consegue chegar aos seus objetivos.

Mesmo com todo esse autoritarismo, Andrea continua em busca de seu sonho, motivando-se para conquistá-lo.

Quanto a liderança, Miranda não possui humildade e é muito vaidosa, seu propósito é sempre ser a melhor, mesmo que isso a torne a pior das pessoas no mundo da moda.

Analisando o filme podemos verificar que o clima, no contexto organizacional da revista, não é bom, pois vemos que todos querem estar no topo e para isso entendem ser necessário ultrapassar os limites e “passar” em cima das pessoas ao seu redor. Como exemplo podemos analisar o momento em que Miranda anuncia a nova sócia de James Holt, Jacqueline Follet, quando na realidade deveria ser seu “amigo”, Nigel. Tal situação acontece, quando Miranda descobre que seria substituída por Jacqueline. Miranda se sente ameaçada e acredita que a Runway não seria a mesma sem ela, oferecendo o cargo à Jacqueline, deixando Nigel de lado, tudo pela cede de poder.

É de suma importância que, aos nos depararmos em uma situação de liderança ou que tenhamos que auxiliar os profissionais que estão ao nosso lado, sejamos humildes e estejamos prontos para auxiliar todos a nossa volta. Ser líder é saber que podemos ajudar o próximo e ter consciência de que isso não atrapalhará em nada nossa carreira. A liderança traz consigo humildade, é poder ensinar e ser ensinado, é saber que não há necessidade de se sentir ameaçado e sim estender a mão e ajudar o profissional que está próximo a você.

Por fim, podemos concluir que a gestão de Miranda é insuficiente, quando analisamos os profissionais ao seu redor. Andrea passa a ter em mente que sua vida está se tornando a mesma de Miranda; trabalhando 24 horas por dia, sem o amor de sua vida e sendo infeliz. Neste momento Andrea analisa o seu passado e tem consciência de que é possível ter uma carreira de sucesso sem abrir mão de sua vida pessoal. O sucesso está ligado a saúde física e mental de uma pessoa. Desta forma, é importante que sejamos humildes e estejamos prontos para ajudar todos que estão a nossa volta, sem esperar retorno, sem esperar um elogio, um reconhecimento. O sucesso traz consigo o reconhecimento pessoal, que é o mais importante para que sempre estejamos motivados a desenvolver nosso papel na sociedade e em meio ao ambiente laborar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (35.9 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com