TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão do Conhecimento e da Inovação Empresarial

Por:   •  4/11/2018  •  Resenha  •  1.103 Palavras (5 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO DA SAÚDE COM ÊNFASE EM ADMINISTRAÇÃO ESTRTÉGICA

Fichamento de Estudo de Caso

AMANDA CAROLINA DIAS DA SILVA

Trabalho da disciplina Gestão do Conhecimento e da Inovação Empresarial,

                                                 Tutor: Andrea Quintella Bezerra

Rio de Janeiro

2018

Estudo de Caso de Harvard: Ascensão e Queda da Nokia

Referência: Harvard Business School, 716 - P06, (21 de Fevereiro de 2014).

Texto do Fichamento:

O Estudo aborta a consagração da empresa no ramo de celulares e seus desdobramentos sofridos onde quase foi à falência em vários momentos, esta empresa finlandesa de tecnologia e telecomunicações que foi líder de mercado por mais de 15 anos, chamada Nokia, desde 1998. Atuava em vários segmentos, tornou-se a maior fabricante de telefones móveis do mundo, mas que infelizmente não conseguiu acompanhar o ritmo das evoluções tecnológicas e acabou perdendo espaço para outros concorrentes.

Antes de aprofundar nestes fatores, julgo interessante embasar o contexto histórico da Nokia, pois é possível perceber que praticas anteriormente aplicadas não foram continuadas e estas poderiam ter evitado o desgaste empresarial.

A história iniciou em 1871, com atividades no segmento de madeiras e onde tornou-se uma grande empresa não apenas fabricante de papel, mas também pneus, calçados de borracha, cabos e materiais elétricos. A partir daí encaixou-se na produção de telefones sem fios para serviços de governo, radiofones para carros, computadores e infraestrutura de redes de telefonia. Em 1992, a Nokia concentrou-se nas telecomunicações e lança o primeiro celular com tecnologia GSM, o Nokia 1011. Logo em 1994 é lançada a série 2100, que se revela um grande sucesso.

A empresa previa vender 400 mil unidades, mas as vendas atingem 20 milhões. Imediatamente a empresa finlandesa se torna líder mundial. O primeiro celular com acesso à Internet (o Nokia 7110, na foto) é lançado em 1999, o primeiro aparelho com câmara fotográfica (o Nokia 7650) em 2001 e no ano seguinte o primeiro celular que permite captar vídeo (o Nokia 3650). Também em 2002 é lançado o primeiro celular 3G (Nokia 6650).

A fabricação de celular e outros produtos eletrônicos possuem grande impulso ambiental. Além de extrair recursos naturais, a produção de celulares também gera substancias prejudiciais para o meio ambiente. O descarte juntamente com a reciclagem de celulares pode diminuir a poluição do meio ambiente, a probabilidade de redução dos resíduos gerados nos diferentes processos produtivos. Toda esta melhoria inicial se deu por alianças estratégicas, a partir da fusão com várias empresas finlandesas e ocupantes dos cargos de gestão com competência para fazê-la crescer.

Como foi à era do desenvolvimento da Nokia sob a liderança do engenheiro Kari Kairamo que ao tempo trabalhou para a expansão, manteve investimentos em pesquisa e desenvolvimento. Possuía uma postura ousada, evoluindo processos tradicionais. Líder mundial e quase incontestada por parte da Nokia, mas que infelizmente não acompanhou o ritmo das evoluções tecnológicas e acabou perdendo espaço para outros concorrentes.

Neste mesmo século começaram a surgir os primeiros sinais de alarme para a empresa finlandesa. Em 2004 começa a perder quota de mercado para os concorrentes, com uma declinada para 35%, mas é em 2007 que acontece o verdadeiro evento que viria a marcar o princípio do fim do domínio da Nokia. A Apple lançou o primeiro iPhone e a partir daí a tendência para a Nokia é quase sempre de queda, já que a empresa nunca conseguiu lançar “smartphones” apelativos para os utilizadores. Dentre os motivos que ocasionaram essa queda acelerada, estava à conduta das pessoas que ocupavam cargos estratégicos que não se atentaram para as evoluções ou agiram com excesso de confiança, sem considerar o que estava acontecendo no mundo externo à empresa ou cometeram erros nas decisões estratégicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (157.2 Kb)   docx (47.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com