TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecimento empresarial

Por:   •  4/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.106 Palavras (5 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO

LÁILA SILVA DE LIMA

MAGNO AUGUSTO DE SOUZA MATA

THIAGO GRAMACHO DA SILVA

CONHECENDO A EMPRESA AGRORURAL PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

[pic 2]

Côcos

2013

LÁILA SILVA DE LIMA

MAGNO AUGUSTO DE SOUZA MATA

THIAGO GRAMACHO DA SILVA

CONHECENDO A EMPRESA AGRORURAL PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Microeconomia e Macroeconomia,Metodos Quantitativos, Etica, Politica e Sociedade, Seminario.

 Prof. Regina Malassise, Marcelo Viegas, Wilson Sanches, Marcia Bastos, Henry Nonaka,

Côcos

2013

CONHECENDO A EMPRESA AGRORURAL PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

Neste trabalho de campo estão dados de uma microempresa de produtos agropecuários a Agrorural Produtos Agropecuários, que tem grande influencia na economia local, a referida Empresa esta situada no município de Cocos, Estado da Bahia, uma cidade, que segundo o censo do IBGE possui 20.000 habitantes, localizada no oeste baiano, fronteira com minas gerais. Empresa que se localiza no centro da cidade.

Ficam especificados neste trabalho os produtos que estão comercializados e para quais clientes. Demonstrando a preferência do cliente seja pela marca, melhor preço, ou simplesmente qualidade.

Está especificado de quais métodos o empresário utiliza para controlar o fluxo de caixa e ter noção do lucro, de suas vendas e metas para os lucros futuros. Este trabalho também mostra as políticas utilizadas e seguidas pela empresa.

Microeconomia e macroeconomia

A microempresa Agrorural Produtos Agropecuários, situada em Cocos - BA que é voltada a venda de produtos agrícolas e pecuários, ou na sua maioria de uso no campo, há na sua equipe de venda um funcionário em tempo integral e o proprietário vendendo vermífugos, antibióticos, antiinflamatório, rações, suplementos de calcário (apenas para uso animal) e ferramentas de uso no campo, em lavouras, roçado e etc. Sendo que são vendidos apenas produtos de marcas confiáveis, tanto para o empresário quanto para o consumidor. Por se tratar de uma empresa voltada a vender produtos agrícolas, seus clientes na sua maioria residem da zona rural, são pequenos agricultores familiares, que tem suas raízes no campo, onde construíram sua família, geralmente são do sexo masculino, casados e com filhos, possuem renda aproximada a um salario mínimo mensal variando de um para outro, e por serem do campo, tem baixo nível de escolaridade em media cada pessoa é apenas alfabetizada.

A procura pelos produtos depende da necessidade, pois quando procura, o consumidor tem preferência por marcas já conhecidas no mercado. Os produtos mais procurados são: os Vermífugos, antibióticos, anti-inflamatórios, rações, suplementos de cálcio, (entre outros produtos de uso restrito a animais); ferramentas agrícolas.

Também temos como exemplo de produtos vendidos: terramicina, sal para gado, ração para gato, cão e aves, cálcio, enxada, ceras elétricas, roçadeiras, plantadeiras e equipamento ate mesmo de vestuário apropriado para manuseio de produtos que oferecem risco a vida do trabalhador.

Quando estes produtos sofrem reajuste de preço os clientes tentam economizar na sua utilização, mas mantem a preferencia pelo produto que ele confia não havendo o produto da marca desejada pelo cliente o próprio compra um produto semelhante que tenha mesma serventia, claro isso dependera do próprio vendedor, saber lidar contornar a situação e convencer o cliente que o produto é de boa qualidade.

Os gastos variam conforme a quantidade que cada um precisa para o consumo em sua propriedade, principalmente se for uma necessidade imediata. O pagamento é feito a vista ou parcelado.

A Agrorural faz um Blanco de seus preços periodicamente analisando as vendas e o valor dos produtos, avaliando se é necessário manter os preços ou reavalia-los, levando em conta a inflação para realizar alguma mudança, sendo que quando a inflação sobe, os preços tendem a subir junto, interferindo no fluxo de caixa, mas, além disso, há um aumento nos preços quando? A pouca concorrência no mercado, escassez do produto, fornecedor subir valor do produto comercializado, entre outras coisas.

O empresário paga seu fornecedor em cheques e boletos bancários, negociado sempre o pagamento a prazo, cotando com vários fornecedores e comparando preços, buscando sempre a qualidade e o melhor preço. Na cidade a outras microempresas do mesmo ramo (concorrentes), entre elas estão a Agro Verde, Agro Moura, Agro Center, À Ruralista, Agro Fértil, JM Pecuária, sendo que algumas está há mais tempo no mercado, e utilizam táticas de vendas para chamar a atenção do cliente como; expor os produtos na faixada ou na frente da Loja, havendo um bom espaço, anunciam em rádios, ou em praças, descontos para compras acima de um determinado valor, entre outras estratégias, sempre tentando ser a numero um em vendas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (94.8 Kb)   docx (28.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com