TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Governança Cooporativa FGV

Por:   •  19/10/2023  •  Monografia  •  1.195 Palavras (5 Páginas)  •  30 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

MATRIZ DE ATIVIDADE INDIVIDUAL

Estudante: Celso Cerqueira Dias Junior

Disciplina: Governança Coorporativa

Turma: Mba Executiva: Gestão com Ênfase em Gestão Financeira

  1. Contexto        

    BRF empresa brasileira do ramo de alimentos, que foi criada apos a fusão de duas maiores marcas do ramos de alimenticio do Brasil ( Perdigão e Sadia ) com inicio de suas atividades em 2009 e ano de conclusão 2013, porém com uma vasta experiencia no mercado do segmento.

Hoje a BRF conta com a governança cooporativa ativa na empresa, tendo como foco etica, transparencia e equidade onde fortalecem uma imagem positiva e eficaz da empresa, que:

  • Mantém exclusivamente ações ordinárias;
  • Preza por direitos iguais a todos os colaboradores;
  • Estabelece prêmio nas ofertas públicas e mecanismos de proteção aos investidores;
  • Proíbe acionistas e executivos de auferirem vantagens pelo acesso a informações privilegiadas;
  • Possui política de negociação de valores mobiliários e de divulgação de fatos relevantes;
  • Adota a arbitragem como forma mais ágil e especializada de solução de conflitos de interesses.

Trimestralmente o conselho da governaça demonstra resultados de exercicios a todos os acionistas, com o obejtivo de ter a melhor e mais clara transparecia possivel e adotar procedimentos e complaice para os novos acionistas tornando padrão todos os processos.

  1. Boas práticas        

Nos ultimos anos o valor de uma empresa passou por diversas mudanças, pricipalmente na ultima decada que tornou cada vez mais importante a padronização e aplicação de regras e procedimentos que apenas aplicando a governança conseguriremos obter bons resutados, porém não se conclui por aqui pois a tendencia do mercado é se tornar cada vez mais necessaria, onde os proximos anos teremos exigencias para boas praticas de governança coorporativa, assim atendenderemos todas as expectativas e a valorização do ESG Franework.

Para isto precisamos de uma estrutura hierárquica, verificamos que isto já esta ativo na empresa BRF com a seguinte estrutura cooporativa

  • Conselho Administrativo

O presidente do Conselho de administração não exerce funções executivas. Definidas no Estatuto Social da empresa, as qualificações para integrar o Conselho de administração incluem aspectos como: ter reputação ilibada, não ocupar cargos em concorrentes ou representar interesses conflitantes. Tanto os membros do Conselho como dos Comitês e da Diretoria-executiva possuem uma ferramenta de avaliação formal do desempenho individual, incluindo avaliação 360º e abordagem de questões ligadas à sustentabilidade.

  • Comites

São mantidos comitês de assessoramento do Conselho de Administração desde 2006, que são constituídos por integrantes do próprio conselho. Em reunião realizada a 28 de abril de 2015, aprovou a indicação dos membros regulares dos Comitês de Assessoramento ao Conselho de Administração, quais sejam: Estratégia, M&As e Mercados; Finanças, Governança e Sustentabilidade; Pessoas, Organização e Cultura.

  • Conselho Fiscal

Constituído por três membros, sendo um deles especialista financeiro. Reúne-se mensalmente e, quando necessário, participa de reuniões com o Conselho de Administração.

  • Diretoria Executiva

Responsável pela gestão dos negócios em total acordo com as diretrizes estratégicas definidas pelos executivos e aprovadas pelo Conselho de Administração.

Com a estrutura hierárquica atribuída cria como cultura o fortalecimento de liderança, trazendo o papel a todos os diretos, gestores a estimular e fiscalizar a cultura da governança, onde os líderes precisam estar aptos e capacitados para difundir essa proposta nas áreas

Além de se obter a hierarquia estruturada a empresa BRF conta com a aplicação de termo de codigo de conduto e etica, onde reune os seus valores adotados para toda a organização servindo como regimento interno para postura e regras a todos os colaboradores.  

 

Verificamos tambem que a adoção de praticas transparentes são adotadas, pois a BRF fornece a todos os seus investidores uma pagina em seu site descrevendo  todas as praticas que são adotatas na empresa, como toda sua estrutura de governança coorporativa, fornecendo tambem seus resultados trimestrais.

[pic 6]

A BRF traz uma gestão etica e transparente, que esta cada vez mais buscando a eficiencia em seus processos operacionais e com isto acaba reduzindo riscos e maximizando resultandos ao longo prazo, que com sua estrutura de governança criada esta consolidado cada vez mais sua imagem no mercado que atrai investidores, clientes e talentos.

A empresa transmite confiança e credibilidade, pois mostra que tem seus riscos reduzidos a fraude e corrupções gerando uma maior segurança para todos os investidores, com isto esta cada vez mais aumentando sua liquidez das ações que consequentemente gera um melhor valor do mercado.

Considerando as analises os colaboradores e clientes tambem são impactados por esta organização, pois com os processos adotados trazem transparecia na gestão, meritocracia e etica, tendem a atrair e reter talentos, motivando – os a contrubuir para o crescimento da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (108.2 Kb)   docx (941.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com