TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Guarnição de Remo do Exército

Por:   •  30/1/2018  •  Resenha  •  1.203 Palavras (5 Páginas)  •  817 Visualizações

Página 1 de 5

      UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO DE OPERAÇÕES, PRODUÇÃO E SERVIÇOS

Fichamento de Estudo de Caso

Trabalho da disciplina Gestão de Pessoas e Competências

                                                 Tutor: Prof. Norma Cristina Cardoso Brandão

Porto Alegre

2017

Estudo de Caso: A Guarnição de Remo do Exército

TÍTULO: Gestão de Pessoas e Competências

Subtítulo: A Guarnição de Remo do Exército

REFERÊNCIA:  Scott Snook, Jeffrey T. Polzer

O estudo de caso apresenta a situação na temporada em 2002, do treinador Coronel Stas Preczewski, com suas equipes de remo da guarnição da Academia Militar de West Point do exército dos Estados Unidos.

História das guarnições: As guarnições remavam barcos leves (tipo shell) com cerca de 18 metros e barcos “de remo simples”, Além dos remadores, havia um timoneiro “empoleirado” na parte de trás do barco para comandar o leme, dirigir, motivar e estabelecer a estratégia da regata para a guarnição. O Remo foi o primeiro esporte interuniversitário dos EUA em 1852. Nos grandes eventos era utilizado um sistema de “eliminatórias” no qual o melhor barco ou os dois melhores de cada rodada eliminatória avançavam para a próxima rodada da competição.

Fatos de sucesso: Para o sucesso das guarnições o remo tinha uma combinação de habilidades e coordenação em equipe. O comitê olímpico Americano patrocinou pesquisas de fatores que levavam ao máximo desempenho das equipes como: força, condicionamento, técnica de remar, fatores psicológicos, organização de um programa e nível de experiência dos treinadores. O remo é um esporte de equipe, o objetivo é remar em sincronia pelo máximo de tempo possível com força e resistência levando a vitória.  Se um membro da equipe perde o ritmo das remadas cabe a ele encontra-lo o mais rápido, poderia desencadear um movimento progressivo de remadas dessincronizadas e instáveis, desgastando todo o percurso e assim diminuindo a velocidade do barco.  Podemos dizer que a confiança entre os membros é necessária eles devem aprender a “sentir” a coordenação, chamada de “swing”. O swing é algo assim como o êxtase de um corredor ou estar “em alfa”.

A guarnição de remo do exército: O Coronel Stas Preczewski, após trabalho duro realizado em outono e inverno havia selecionado duas equipes, no barco Varsity (V) com seus melhores remadores após vários testes que comprovaram melhores desempenhos, e no barco Varsity Junior (VJ) com teste de rendimento abaixo comparando o ranking.

Os testes para avaliar cada remador foram feitos no início da temporada, o treinador P. começou uma série de exercícios para determinar tarefas aos dois barcos, foram conjuntos de exercícios avaliou a habilidade individual de remar, testes resistência individual utilizando uma máquina ergométrica (equipamento que media o trabalho realizado em uma determinada distância ou período para cada remador). Após os dados o time foi para Atlanta para iniciar os treinos onde escolheria os membros de cada barco. Iniciou com as “disputas por carrinho” forneciam dados sistemáticos, onde cada remador utilizava suas habilidades individuais e o trabalho em equipe, ele considerou uma decisão fácil após os resultados obtidos. Após a tomada de decisão iniciaram os treinos comas equipes V e VJ, e conforme esperado, o barco V derrotou o barco VJ facilmente.

Local da Competição: Voltando para o rio Hudson onde continuariam os treinos o que se escutava que o treinador P. tinha os oitos melhores remadores. Porém durante os treinos a equipe VJ sempre vencia a equipe V, uma situação que deixa o treinador intrigado com a situação, como os melhores não conseguiam ganhar. O treinador P. fez alguns testes com 04 remadores de cada vez, assim equipe V vencia a equipe VJ, mas para sua surpresa quando colocava os 08 da equipe V, a equipe VJ remava mais rapidamente, com esses testes analisou que o motivo era que ele tinha os melhores remadores individuais na equipe V.

O treinador P. decidiu com coletar dados e montar uma matriz dos 16 remadores onde contava pontuações do ergômetro, os limites de levantamento de peso, técnica de remo, se a pessoa era um líder ou liderado, otimista ou pessimista, formador ou desagregador de equipe. A matriz mostrou que os membros da equipe VJ tinham a melhor habilidade técnica e condicionamento físico, mas nenhum líder e vários desagregadores e a equipe VJ não havia praticamente nenhum desagregador. O treinador P. sabia que o Comitê Olímpico dava importância dos fatores psicológicos, então trouxe uma pessoa do CEP (Centro de Excelência de Desempenho), pessoa especializada em maximizar o desempenho individual e de equipes, melhorar o desempenho humano e técnicas para o desenvolvimento da confiança, concentração e motivação, porém alguns membros da equipe viram isso como frescura. Em uma das sessões com CEP, membros do V acusaram o treinador de criar atrito entre eles, promovendo com frequências competir entre si e outro membro já argumentos que competir com outra equipe era melhor do competir com o relógio, várias opiniões diferentes. O treinador P. também incentiva e-mails entre o grupo, recebemos vários tipos reclamações e situações, mas sem foco no problema. Uma observação feita, que a equipe V após os treinos tendiam a criticar uns aos outros em relação a detalhes do treino. Muitas vezes sem limites e a equipe do VJ não criticavam fazia alguma correção referente ao treino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (123.1 Kb)   docx (29.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com