TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Guarnição de Remo do Exército

Por:   •  18/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Fichamento de Estudo de Caso

Ronaldo dos Santos Braga

Trabalho da disciplina: Gestão de pessoas

Tutor: Professora Norma Cristina Cardoso Brandão

Fortaleza

2017

FICHAMENTO

TÍTULO: Gestão de Pessoas

CASO: A Guarnição de Remo do Exército

REFERÊNCIA: Harvard Business School

Caso relacionado a uma equipe de remo da Academia Militar de West Point do exército dos Estados Unidos no ano de 2002.

O treinador por uma situação impar em sua vida como treinador: a equipe considerada reserva ganhava constantemente da equipe titular, apesar de ter selecionado a equipe titular por meio de testes que apontavam ser eles os melhores.

Ele passou toda temporada tentando encontrar indicadores que apontassem os motivos para o tal fenômeno, porém sem êxito, chegou até a cogitar que a equipe reserva era realmente melhor que a titular.

Pequeno histórico é feito em seguida, onde é citado informação bastante interessante, na qual fisiologistas afirmam que remar uma regata de 2.000 metros é comparável a disputar dois jogos de basquete consecutivos. O remo é um esporte tradicional nos Estados Unidos, sendo o primeiro esporte interuniversitário dos EUA, tendo origem em 1852 entre Harvard e Yale.

Para ser uma boa equipe de remo precisa de uma combinação de habilidades pessoais e coordenação em equipe. As habilidades individuais eram em resumo força e resistência. O processo para medir a resistência e o condicionamento é relativamente fácil. É utilizado o ergômetro de remar. Porém não adianta ter as qualidades individuais se não for bom coletivamente, pois no remo o atleta que tentar se destacar mais que os outros, acabará atrapalhando os resultados, porque os remadores devem estar perfeitamente sincronizados para ter um maior rendimento, se um  atleta remar diferente dos outros causará um desequilíbrio e provavelmente causará prejuízo, então as melhores equipes se destacam pela melhor adaptação dos atletas uns aos outros, com isso gera uma confiança mutua entre os atletas.

Após o essa introdução, entramos no caso propriamente dito da Equipe de Remo. Era início da temporada 2001-2002, e treinador tinha que selecionar os oito titulares. Logo o treinador o treinador começou a identificar os melhores remadores após os resultados ergométricos, sendo que com uma melhora de 10 segundos em relação aos resultados do ano anterior.

A equipe passou um período em Atlanta para aperfeiçoamento, onde se confirmaram os resultados anteriores e apontaram para os oito titulares.

Porém, quando retornaram foi observado um clima de descontentamento de alguns titulares, mas o técnico achou natural. Mas já no primeiro treino o Varsity Junior venceu o Varsity, resultado que foi ignorando, porém aconteceram mais duas outras vezes foi ligado o sinal de alerta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (132.7 Kb)   docx (43.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com