TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Guarnição de Remo do Exército

Por:   •  20/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  786 Palavras (4 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Fichamento de Estudo de Caso

Raphael Ferreira Pereira

Gestão de Pessoas e Competências                                                 Tutor: Prof. Norma Cristina Cardoso Brandão

Biblioteca virtual

2017

Estudo de Caso:

Gestão de Pessoas e Competências  

A Guarnição de Remo do Exército

REFERÊNCIA: Scott Snook, Jeffrey t. Polzer (406-P01, Rev: March 30, 2004)

Em Maio de 2002, próximo ao final da temporada de remo, uma situação inusitada afligia o Coronel Stas Preczewski, que era o treinador da guarnição de remo da Academia Militar de West Point do exército dos Estados Unidos. Ao qual o barco Varsity estava perdendo para o Varsity Junior nos treinos de algumas regatas, sendo que o Varsity continha a equipe com os melhores jogadores, todos esses escolhidos em uma longa série de testes que avaliaram a força, velocidade e coordenação de equipe, tornando assim uma equipe de ponta como mostrava o gráfico.

Contudo, algo não estava certo, visto que a equipe possuía uma fraqueza no seu desenvolvimento, o que deixou o treinador Stas Preczewski com poucas possibilidades para acertar esse problema antes do campeonato.

Em seu histórico o remo obteve a distinção de ser o primeiro esporte interuniversitário dos EUA, ao qual em 1852 teve seu começo com uma regata entre Harvard e Yale. Nessa estrutura as guarnições competiam em grupos de dois, quatro e oito remadores, sendo este último frequentemente conhecido como a melhor guarnição.

Entre vários teste e métodos de trabalho com o remo, alguns pontos foram abordados como pontos chave para o sucesso. Nessa combinação foram apontadas as habilidades pessoais e coordenação de equipe, dentre esses, fatores como força e condicionamento, técnica de remar, organização de um programa e principalmente fatores psicológicos. Esse último defendido entre os técnicos mais experientes.

Apesar de ser um trabalho com grande esforço entre as habilidades individuais, o fator primordial estava agregado no trabalho em equipe, no sincronismo entre os atletas, onde o esforço deve ser distribuído por igual, mantendo um equilíbrio e um processo contínuo, buscando o aprimoramento da equipe.

Outro ponto a ser observado estava relacionado com a confiança entre os atletas, que era fundamental, pois possíveis erros individuais poderiam desestruturar toda a equipe, sendo esses erros minimizados pelo próprio membro que cometeu. Esse era o objetivo do trabalho em equipe, confiar que cada membro era capaz de consertar seus próprios erros, permanecendo assim o equilíbrio dentro da equipe.

Na busca para montar uma equipe ideal, o treinador Stas Preczewski avaliava a participação, aptidão no desempenho físico e habilidades individuais de cada atleta, sendo que ainda entre as fases do treinamento, cada atleta dava o seu máximo, o que permitiu o treinador selecionar os melhores atletas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (106 Kb)   docx (29.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com