TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTORIA DA APPLE

Por:   •  29/5/2015  •  Bibliografia  •  984 Palavras (4 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 4

História da Apple

A Apple é uma multinacional norte-americana fundada em 01 de abri de 1976, em Cupertino na Califórnia por Steve Jobs e Steve Wozniak, dois jovens universitários apaixonados por inovação que criavam seus próprios computadores.

O primeiro computador da Apple Computer Inc, foi desenvolvido no dormitória da faculdade nas horas vagas de Wozniak, após ver um folheto sobre microprocessador,durante uma reunião do Homebrew Computer Club em 05 de março de 1975, Wozniak teve a ideia de projetar o Apple I e assim junto com Jobs iniciaram o que hoje é uma das maiores empresas do mundo no seguimento de eletrônicos. Após meses trabalhando, em 29 de junho de 1975 surgiram os primeiros caracteres na tela ao digitar no teclado.

“Digitei algumas teclas no teclado e fiquei chocado! As letras apareceram na tela. Foi a primeira vez na história que alguém digitou uma letra em teclado e viu aparecer na tela de seu computador, bem na sua frente”. Afirmou Wozniak.

O Apple I era apenas uma placa de circuito numa caixa de madeira, mas o projeto era bem avançado para a época, o que deixou os garotos esperançosos, tentaram vendê-lo para as empresas já consolidadas, mas estas não aceitaram, pois diziam que computadores pessoais não teriam futuro no mercado. Assim decidiram produzir os computadores e vendê-los por conta própria, mas o Apple I não fez sucesso foram vendidas apenas 200 unidades e hoje é peça de coleção e vale cerca de 50 mil dólares.

Com o aperfeiçoamento do Apple I, surgiu a primeira linha de computadores pessoais, o Apple II lançado em 1977, este sim foi bem sucedido, pois carregava o BASIC (programa para programação da época), com características semelhantes às presentes em computadores de hoje, o Apple II vinha em gabinete de plástico e com teclado incorporado, perdurando assim até i início dos anos 90.

A partir de então a Apple resolveu apostar em computadores co designer gráficos e mouse, esta ideia Jobs ‘emprestou’ da Xerox, pois no seu visar, a Xerox tinha uma ideia brilhante em mãos, mas não sabia como usá-la.

Em 1983 foi lançado o Lisa, nessa época a Microsoft trabalhava pra Apple, e Bill Gates conseguiu uns exemplares do Lisa e antes que fosse lançado o Lisa no mercado ele lançou o Windows, utilizando a mesma interface do Lisa só que com algumas modificações.

O Lisa foi um ponto negativo nas vendas, porém dois pontos para a experiência da empresa qe utilizou o Lisa como base para o Macintosh em 1984, vindo este com configurações semelhante a de PCs, trazia consigo o sistema operacional Mac OS 1.0, responsável por popularizar a interface gráfica dos computadores Apple.

Foi em 1985 que o Macintosh desestabilizou a empresa que demitiiu Jobs e, por conseguinte também ficou sem Wozniak que resolveu voltar pra faculdade. A Apple perdeu o brilho e sua interface era desatualizada para a época, o que desagradava bastante os consumidores. Foi o declínio da Apple, já não apresentavam ameaças para os concorrentes como a Microsoft. Somente em 1991, quando lançou o PowerBook, computador portátil que reconquistou seu público que a Apple começou a acordar de seu pesadelo, alcançando um grande sucesso nas vendas, mas não era suficiente, a Apple buscava novas tecnologias para poder bater de frente com os PCs seu maior inimigo, escolheu então os processadores PowerPC, rápido e co-produzido pela IBM, e em 1994 a primeira leva de computadores PowerPC entrou no mercado, mas mesmo com tantas expectativas, não foram bem aceitos, pois era incompatível com os Macs, o que gerou transtorno tanto para usuários como pra desenvolvedores que tiveram de reescrever todos os programas. Foi criado um programa para emulação dos softwares, mas causava lentidão e vários problemas no sistema. Até hoje se discute se a decisão da Apple pelo PowerPC foi correta ou não.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (50.8 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com