TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA DA PSICOLOGIA E FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS

Por:   •  30/6/2020  •  Monografia  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 2

Unisc – Universidade de Santa Cruz do Sul – Polo Montenegro

História da Psicologia e Fundamentos Epistemológicos

A primeira e a segunda teoria sobre a estrutura do aparelho psíquico, descritas por Freud

Pedro Henrique Pereira Saucedo

Na primeira abordagem topográfica de Freud, três regiões mentais foram distinguidas, o Consciente que é o local de ideias que tem acesso direto a consciência ; o Pré – consciente onde se localiza o material suscetível de se tornar consciente facilmente ; e o Inconsciente como a localização de tudo o que havia sido reprimido da consciência e se tornou assim , inacessível a ela.

Essa organização espancial inicial da mente conhecida como a primeira tópica do aparelho psíquico na teoria psicanalítica mais tarde revelou se inadequada para lidar com o ponto de vista clinico de narcisismo patológico pois não conseguiu localizar o Ego ou a internalização de valores e princípios adquiridos no curso do desenvolvimento do indivíduo.

A segunda tópica do aparelho psíquico começando com além do princípio do prazer especialmente o Ego e o Id Freud propôs uma nova topografia do aparelho mental em termos de Id, Ego e Super ego.

 O Inconsciente por si só não poderia mais ser tratado como o único local na psique pois havia de fato vários reinos inconscientes e de diferentes tipos. A partir de então o termo inconsciente foi usado apenas como um qualificador aplicável a processos mentais independentemente de sua localização topográfica. Uma porção do Ego e uma porção do Superego foram então ditas inconscientes enquanto que os componentes do Id não podem tornar se conscientes sem serem transformados em representações então as suas formas originais ficam inconscientes.

A segunda teoria não substituem a primeira teoria, invés disso detém com ela uma relação dialética deixando o modelo como um todo mais complexo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (26.8 Kb)   docx (212 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com