TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplinas - Fundamentos Filosoficos E Psicologia Da Educação

Exames: Disciplinas - Fundamentos Filosoficos E Psicologia Da Educação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  1.355 Palavras (6 Páginas)  •  588 Visualizações

Página 1 de 6

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS: FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

São Paulo

2014

Justificativa

O presente trabalho foi desenvolvido para auxiliar a escola de educação infantil “GIZ DE CERA”, que solicitou uma estratégia de projeto para minimizar os problemas comportamentais e de aprendizagem identificados pelas professoras na sala de aula. E propôs como instrumento de intervenção pedagógica adotando a terapia assistida por animais na educação.

À partir do projeto, buscamos também a proximidade afetiva das crianças com o ser humano, e que tenham mais disciplina, calma, concentração e interesse pela escola. O projeto foi elaborado em 5 passos, deste modo, no passo 1 foi realizado o mapeamento do perfil da sala, nos passos 2 e 3, o mapeamento dos principais problemas comportamentais e de aprendizagem de cada criança. No passo 4 o objetivo do projeto, no caso o animal adotado e no passo 5, estão os resultados alcançados e a conclusão do projeto.

1- Desenvolvimento

Mapeamento do perfil da turma

Escola: GIZ DE CERA

Série: jardim I

A sala é composta por 22 alunos, sendo 10 meninos e 12 meninas, com faixa etária dos 3 a 4 anos. Algumas são tímidas e preferem ficar sozinhas, dificultando suas expressões, e já outras são extrovertidas: Gritam, brincam, pulam, correm, possuem noção de espaço, são observadores e sociáveis.

A maior parte das crianças entendem e obedecem as regras, já tendo noção do certo e o errado, porém algumas as desrespeitam. Observa-se a definição de grupos por gênero, brinquedo, brincadeira e empatia. Na sala temos casos de crianças agressivas e outras dispersas e também crianças que tem interesse por massinhas, histórias, músicas, assistir desenhos, pintar ,desenhar e dançar. Entre elas destacam-se 2 alunos com problemas comportamentais: Nickolas e Matheus, ambos com 4 anos e 1 criança com déficit de aprendizagem: Enzo com 4 anos também.

2-Mapeamento dos problemas comportamentais individuais

Nickolas

Observando o Nickolas, percebemos que é uma criança bastante agressiva com qualquer pessoa, e os amiguinhos da sala chegam a ter medo do comportamento dele. Embora com 4 anos já sabe definir o que é certo e o errado, mas bate, morde, grita, joga objetos no chão , puxa o cabelo. Porém logo em seguida se arrepende e pede desculpas.

Nickolas não respeita as regras da escola, é uma criança nervosa e grita por qualquer coisa, suas brincadeiras são um tanto agressivas, bate os brinquedos na mesa e depois os quebram.

Apesar da agressividade de Nickolas, ele é carinhoso e inteligente, gosta de abraçar e beijar

Mapeamento dos problemas comportamentais individuais

Matheus

Matheus é uma criança de 4 anos inquieta, corre daqui pra lá, sem que nada o detenha, nem mesmo os riscos. Nos dias que são exclusivos para os brinquedos, ele os esparrama pelo chão sem ao menos usá-los, pega brinquedos dos outros e responde impulsivamente aqueles que o aborrecem de forma assertiva e exagerada.

Seus amigos da sala o evitam, porém Matheus pede ajuda aos amigos para terminar suas lições.

3-Mapeamento dos problemas de aprendizagem individuais

Enzo

Enzo é uma criança de 4 anos, bastante distraído, com dificuldade de concentração e não gosta de ficar sentado, recusa-se em fazer as atividades ministradas em sala de aula, não presta atenção nas explicações e fica olhando para os lados e é preguiçoso. É uma criança com dificuldade de socialização.

Os sintomas acima mostra a vida de uma criança que apresenta TDA (déficit de atenção). Os sintomas citados interferem na vida escolar, familiar e social do Enzo, são comportamentos involuntários e não propositais. É importante ressaltar que Enzo entende as regras e sabe o que é o certo e o errado.

4-Implementação do Projeto

Projeto Pedagógico: “Dona tartaruga vem nos ensinar: A cada jeito devo respeitar!”

O desenvolvimento das atividades pedagógicas está pautado no projeto sugerido pela Coordenadora, com a utilização de animais, dentro do espaço escolar, como estratégia pedagógica, com o objetivo de auxiliar, em especial, os alunos com dificuldades de aprendizado e com sintomas comportamentais, além de dinamizar o processo de ensino-aprendizado de toda turma, de modo geral.

Desta forma, o planejamento de algumas aulas, ao longo do bimestre, como os diferentes conteúdos programáticos a serem trabalhados com os alunos estarão integrados dentro do projeto denominado. “Dona tartaruga vem nos ensinar. A cada jeito devo respeitar!“. Este tema central escolhida pela educadora responsável pela turma jardim I, busca perpassar as diferentes experiências de ensino-aprendizado dos alunos de modo vivencial, experimental, acionando os esquemas sensórios-motores e cognitivos dos alunos. No entanto, o projeto busca a integração dos alunos com dificuldade, buscando formas de ensino mais significativas e motivadoras que auxiliem tais alunos, na compreensão dos conteúdos, em especial a compreensão de si próprios. A ideia central do projeto, é trabalhar com a concentração, calma, disciplina, diferenças de aprendizado, características próprias de cada aluno, o respeito pelo outro, ritmos individuais de aprendizado, características próprias de cada aluno, e o respeito pelo outro, através de atividades socializadoras, que viabilizam a cooperação e a aceitação de cada um, no intuito de auxiliar as crianças com dificuldades de comportamento e aprendizado.

Conteúdo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com