TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPLANTAÇÃO DA NBR ISO 9001

Por:   •  4/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.384 Palavras (6 Páginas)  •  571 Visualizações

Página 1 de 6

FEMAR – FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE MARIANA[pic 1][pic 2]

FACULDADE DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

DÊNIS GONÇALVES SANTOS

IMPLANTAÇÃO DA NBR ISO 9001

NAS EMPRESAS

Mariana

 2011

FEMAR – FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE MARIANA[pic 3]

FACULDADE DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO[pic 4]

DÊNIS GONÇALVES SANTOS

IMPLANTAÇÃO DA NBR ISO 9001

NAS EMPRESAS

Trabalho apresentado à Faculdade de Engenharia de Produção.

Mariana

2011

RESUMO

Este estudo tem como objetivo divulgar as diferentes vantagens da aplicação da norma de qualidade NBR ISO 9001. Sendo esta um modelo de gestão da qualidade que define requisitos para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão. Suas aplicações vêem se consolidando nos últimos anos, pois sua utilização gera alem da possibilidade de ampliar mercados, um aumento gradativo na produtividade e na padronização de seus serviços ou produtos.

Referente à pesquisa realizada os estudos apontam que a aplicação da NBR ISO 9001 além de reduzir custos e gerar lucro trás benefícios ao bem estar do funcionário, pois o mesmo passa a acreditar em seu trabalho e tem a possibilidade de saber o porquê esta exercendo determinada função.

O estudo ira apontar algumas características de entendimento da NBR ISSO 9001 nas empresas, bem como alguns elementos sobre os desafios e possibilidades dessa norma de qualidade que se apresenta como emergentes e de grande poder de transformação empresarial e organizacional, com muitos problemas, mas repleto de possibilidades.

 

 

 

Palavras Chave: Norma; Aplicação; Qualidade; Lucro.

 

INTRODUÇÃO

O assunto Norma Brasileira (NBR) ISO 9001 e hoje um assunto abordado em todos os tipos de ambientes trabalhistas, visando a qualidade e os caminhos para se obter os melhores produtos feitos da maneira correta e padronizada.

Isso foi decorrente de sua capacidade de inovar, melhorar quanto às mudanças em larga escala. Na minha pesquisa, uma das primeiras constatações foi a vasta bibliografia sobre o assunto, não somente no Brasil como também no exterior, o que demonstra ser o tema muito desenvolvimento e muito utilizado. Já temos, inclusive, exemplos concretos que podem sinalizar um padrão específico das empresas que utilizam a ISO9001 que se distinguem das demais empresas que insistem em não evoluir e não buscam a melhoria continua.

Será abordado sobre as certificações de qualidade e sobre sua extrema importância no âmbito empresarial e comercial, visando o esclarecimento sobre a necessidade que as empresas têm de se destacar das demais concorrentes.

Logo, e considerando o espaço e objetivo deste artigo, serão demonstrados os principais conceitos mais em voga, tanto na visão internacional como na nacional sobre o significado da implantação da norma regulamentadora NBR ISO9001. Mostrarei também o que considero como extrema importância os objetivos desta implantação. E por final, serão apresentados em linhas gerais os principais benefícios e possibilidades da norma. Com isso, espero contribuir para uma introdução mais sistematizada e contextualizada sobre o tema.

DESENVOLVIMENTO

O que é a NBR ISO 9001?

A NBR ISO 9001 é a versão brasileira da norma internacional ISO 9000, que estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidаde (ou Sistema de Gerenciamento da Qualidаde – SGQ) de uma organização, não significando, necessariamente, conformidade de produto às suas respectivas especificações. Em 1987, a ISO editou a série 9000 com o objetivo de estabelecer critérios para implantação de Sistemas de Garantia da Qualidаde. A primeira versão criou uma estrutura de três normas sujeitas à certificação, a ISO 9001, a ISO 9002 e a ISO 9003, além da ISO 9000 que era uma espécie de guia para seleção da norma mais adequada ao tipo de organização. Três anos depois, a ABNT publicou a primeira versão (tradução) da série ISO 9000 no Brasil. A série brasileira foi nomeada série NBR 19000. Em 1994, a série foi revisada, porém, sem grandes modificações, apenas com uma pequena ampliação e alguns esclarecimentos em seus requisitos, mantendo a mesma estrutura, ou seja, três normas sujeitas à certificação; em paralelo, a ABNT revisou as normas brasileiras, adotando o nome "série NBR ISO 9000", alinhando-se com o resto do mundo que já adotava nomenclatura similar para suas versões nacionais. Em dezembro de 2000, a série foi totalmente revisada, restando apenas a ISO 9001 com requisitos para certificação.

As últimas estatísticas da ISO revelam que existe mais de um milhão de organizações certificadas de acordo com a norma ISO 9001 em todo o mundo. Infelizmente, muitas dessas organizações estão apenas familiarizadas com os requisitos básicos da ISO 9001 e não aprofundam o conhecimento dos princípios de gestão da quаlidаde nos quais esta norma se baseia, nem investigam as potencialidades da informação disponível, que permite implementar um sistema de gestão da quаlidаde eficiente.

Base de utilização da Norma

PDCA (Plan – Planejar; Do – Fazer; Check – Verificar; Act – Agir):[pic 5]

Objetivos da NBR ISO 9001

O objetivo da NBR ISO 9001 é construir um modelo de gerenciamento na organização para que os processos de trabalho sejam padronizados, e, com isso, ajudem a organização na realização de serviços e produção de bens que atendam aos requisitos dos clientes. O objetivo de um Sistema de Gestão da Qualidаde (SGQ), é, portanto, complementar os requisitos dos produtos e serviços realizados por uma organização, e ajudar a organização a se tornar mais competitiva nos mercados interno e externo. Segundo a especialista em liderança, palestrante e consultora empresarial Sonia Jordão (2010), “Uma norma bem implantada leva a redução de custos, porque diminui a quantidade de erros e o desperdício”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (146.5 Kb)   docx (93.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com